Imagem de Gaza após ataque de Israel neste sábado (8) – MAHMUD HAMS / AFP – Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, iniciou operação ‘Espadas de Ferro’ após ataque do grupo islâmico.
Um bombardeio israelense realizado neste sábado (7) contra a Palestina deixou pelo menos 198 pessoas mortas. O ataque aconteceu horas depois de uma ofensiva do Hamas contra o país judeu, que teria deixado 40 mortos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizou um pronunciamento afirmando que o país está “em guerra”.
As bombas israelenses atingiram um hospital na região norte da Faixa de Gaza, causando a morte de um enfermeiro e ferindo diversos pacientes.
Imagens que circulam na internet mostram edifícios destruídos na Palestina após ataque de Israel.
Segundo um alto comandante militar do Hamas, 5 mil foguetes foram lançados contra Israel. Esta vem sendo considerada a maior ofensiva do grupo contra Israel em décadas.
Soldados israelenses teriam sido feitos prisioneiros em meio aos combates.
O Hamas ainda divulgou imagens mostrando o que seria um tanque israelense destruído.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmou na manhã deste sábado que o povo tem o direito de se defender contra o “terror dos colonos e das tropas de ocupação”.
Logo após o início dos ataques, o Ministério das Relações Internacionais do Brasil emitiu uma nota se manifestando sobre a situação.
“O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, diz o texto.
O Brasil, membro rotativo, preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas até o fim de outubro. O governo informou que convocará reunião de emergência do órgão.
Líderes mundiais emitiram notas de repúdio aos ataques.
Fonte: https://www.brasildefato.com.br – Edição: Rodrigo Gomes
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 07/10/2023
6 Comentários
Brasileiro em Israel foi a rave e está desaparecido após ataques do Hamas
O brasileiro Ranani Glazer está desaparecido. Segundo o canal de TV a cabo GloboNews, ele estava em uma rave que foi bombardeada em Gaza, quando começaram os ataques do grupo radical Hamas contra Israel.
O que aconteceu
Glazer publicou story a partir de Gaza em festa de música eletrônica. Publicação no Instagram continha localização e foi feita por volta de 19h de ontem, pelo horário de Brasília.
Fonte:https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/10/07/brasileiro-militar-em-israel-foi-a-rave-e-esta-desaparecido-apos-ataques.htm?cmpid=copiaecola
Bom dia!
Israel diz que seguirá com bloqueio de água e comida até que o Hamas devolva os reféns; ACOMPANHE
Número de mortos no confronto chega a 2,554 mil. Uma brasileira está desaparecida.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 12/10/2023
O ministro da Energia de Israel, Israel Katz, advertiu, esta quinta-feira, que o seu país não permitirá a entrada de bens essenciais ou ajuda humanitária em Gaza até que o Hamas liberte as pessoas sequestradas no sábado em Israel.
“Ajuda humanitária a Gaza? Nenhum interruptor elétrico será ligado, nenhuma torneira de água será aberta e nenhum camião de combustível entrará até que os israelitas raptados regressem a casa”, afirmou Israel Katz num comunicado de imprensa.
Cerca de 150 israelitas, estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade foram feitos reféns pelo movimento islâmico Hamas, segundo o Governo de Israel.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
Palestinos que vivem no norte da Faixa de Gaza terão 24 horas para deixar a região
A informação foi divulgada no fim da noite de ontem, em uma recomendação emitida pelo governo de Israel. Segundo a Agência Reuters, a orientação é que todos os civis se dirijam ao sul de Gaza imediatamente. Cerca de um milhão de pessoas moram na área indicada, de acordo com a ONU. A organização avalia que o deslocamento total dos cidadãos é ‘impossível’ neste intervalo de tempo, sem prejuízos humanitários.
Com veto dos EUA, Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução brasileira sobre conflito entre Israel e Hamas.
Antes do início das negociações, o Brasil amenizou o texto na esperança de obter o apoio dos EUA. No entanto, a Casa Branca já havia informado ao Itamaraty que os americanos não desejavam qualquer ação do Conselho de Segurança sobre o assunto.
A crise se agravou quando o Conselho de Segurança não conseguiu chegar a um acordo sobre uma emenda apresentada pela Rússia, que pedia uma condenação aos ataques ao hospital de Al Ahli e um apelo explícito por um cessar-fogo. O governo dos EUA vetou os termos dessa emenda. Portanto, quando a resolução brasileira foi considerada, o clima já estava tenso. Inicialmente, os russos apresentaram um projeto de resolução, interpretado como uma oportunidade diplomática de Vladimir Putin para se posicionar como defensor da paz no cenário internacional. No entanto, o texto foi rejeitado pelo Ocidente, uma vez que não mencionava o Hamas.
Guerra entre Israel e Hamas já deixou ao menos 10 mil mortos, mostra levantamento
O departamento de saúde palestino, controlado pelo Hamas na Faixa de Gaza, relatou, ainda, mais de 22 mil feridos e mais de 2 mil pessoas desaparecidas
Pelo menos 10.328 vidas foram perdidas na guerra entre Israel e palestinos, que entrou no seu 26º dia na quarta-feira (1º), de acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde de ambos os lados.
Desde o início dos combates entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, no dia 7 de outubro, os ataques israelenses na Faixa de Gaza ceifaram a vida de 8.796 palestinos, deixando 22.219 feridos e 2.030 dados como desaparecidos.
Os números são do departamento de saúde palestino, controlado pelo Hamas na Faixa de Gaza, na quarta-feira.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/guerra-entre-israel-e-palestinos-ja-deixou-ao-menos-10-mil-mortos-mostra-levantamento/