O governador Rui Costa assinou na manhã desta sexta-feira (24), a autorização para a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a lançar o edital de licitação das obras de pavimentação, drenagem e sinalização da BA-120, no trecho de 42 quilômetros entre Queimadas/BA e Santaluz/BA. As obras estão orçadas em R$ 17 milhões e tem início previsto para o mês de maio deste ano, após a licitação que vai definir a empresa executora.
Quem trafega diariamente pelo trecho, como o motorista Paulo Roberto, fala com propriedade da importância da intervenção. “Realmente a estrada está péssima e precisando dessa obra. Do jeito que está a gente corre o risco de estourar um pneu, quebrar o amortecedor e tentando desviar dos buracos até pode causar um acidente. Tomara que essa melhora chegue logo”, torce o morador de Queimadas.
A cerimônia de assinatura ocorreu durante visita do govenador ao município de Queimadas e contou com a participação do prefeito local André Andrade e da prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro. “Para nós, é uma satisfação enorme participar de um momento como esse, pois a recuperação da BA-120 tem sido uma das preocupações que tínhamos desde o início da nossa gestão, devido ao péssimo estado de conservação em que se encontra a rodovia. Por isso, agradeci ao governador Rui Costa pela liberação da obra, que vai levar mais segurança e qualidade de vida para os luzenses que trafegam diariamente pela estrada e para o povo da nossa região”, disse Quitéria ao conversar com a imprensa.
Antes da assinatura da liberação da recuperação da BA-120, a prefeita de Santaluz acompanhou Rui Costa durante a vistoria as obras emergenciais que o governo baiano realiza na região para reduzir o impacto da estiagem que comprometeu, nos últimos meses, o abastecimento regular de água das duas cidades, que estão na lista dos 77 municípios baianos que se encontram em situação de emergência decretados pelo Estado por conta da seca.
Mais de 50 mil moradores dos municípios de Queimadas e Santaluz serão beneficiados com as obras emergenciais iniciadas pela Embasa na segunda semana de fevereiro, com o intuito de implantar uma estrutura de captação na barragem de Camandaroba, em Itiúba, e de uma nova adutora para levar água até a estação de tratamento de Queimadas.
“Estamos felizes com a intervenção do governo do estado, que reconheceu a situação de emergência decretada por nós devido à estiagem e está empenhado em nos ajudar. Nosso teve que aprender a conviver com a escassez de água ao longo do tempo, mas ultimamente tem sofrido muito por causa da crise hídrica que atinge nossa região, por isso, ficamos felizes pela realização desta importante obra”, afirma Quitéria, que aproveitou o encontro com o governador para apresentar algumas demandas de seu município.
A prefeita de Santaluz foi a Queimadas acompanhada de comitiva formada pelos vereadores Louro do Rio Verde, Danda, Miraldo Sena, Milson do Pereira, Branco e Peu, dos secretários Júnior do Max, da Administração, José Haílton, de Obras, e José Roberto, de Finanças, além do diretor-comandante da Guarda Municipal Jacson Araújo e do ex-vereador Manoel de Léa.
Fonte: Notícias de Santaluz
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 24/02/2017