Nos dias 28 e 29 de julho de 2022 será realizado a Feira de Economia Solidária no município de Cansanção estado da Bahia, espacialmente para mostrar a “LICURITEIRA” – EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS ORIGINÁRIOS DO LICURI, OFICINAS E ATRAÇOES CULTURAIS.
Além da exposição, os expositores tem a oportunidade de comercializar os inúmeros produtos que são produzidos artesanalmente pelas comunidades dos municípios adjacentes.
Entre tantos dos produtos que estão expostos, as novidades da feira é a Cerveja, o Chopp, o Panetone, as Tortas (doces e salgadas) e a Trufa, tudo produzido na cidade de Monte Santo/Ba, há 40 quilômetros da cidade de Cansanção.
O Licuri é considerando no cenário nacional como a “Palmeira Sertaneja”, por ser uma representante legitima da nobre família das palmáceas, mas de origem simples, da região semiáridas Brasileira.
Com 5 fileiras de folhas, lembrando uma coroa, a palmeira Sertaneja tem nome e sobrenome de pompa: Syagrus Coronata (ou seja, coroada). Muito comum no Norte de Minas Gerais Sergipe e Alagoas, o Licuri também é conhecido como: Alicuri, Aricuí, Adicuri, Cabeçudo, Coqueiro Arucuri, Coqueiro do Dicuri, Iricuro, Oricuri, Uricuri, Uricuriba e outros mais. Segundo pesquisadores, as Palmeiras existem em todos os continentes há mais de 130 milhões de anos e nesse período, as diversas espécies muito se adaptaram a diferentes tipos de solos e condições climáticas.
Vejam algumas fotos e registos do evento:
Fonte: Cartilha da AREFASE – [email protected] – Fone: 75 32751318
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 28/07/2022