Na última sexta-feira (3), a Federação União Sertaneja realizou a conferência final do projeto União Sertaneja. O evento aconteceu na cidade de Cansanção, cidade onde fica a sede da Federação, com o intuito de apresentar os resultados do projeto, e reuniu cerca de 500 pessoas de onze municípios, entre agricultores, líderes de associações, cooperativas, secretários municipais prefeitos e de grupos da economia solidária.
No período da manhã, foi formada mesa com as centrais das associações dos 11 municípios. O presidente das Associações Comunitárias de Agricultores Familiares de Itiúba (CACAFI), Edson Santos Brito da Centro, falou sobre a chegada do projeto e também destacou os resultados alcançados. Já Raimunda da Costa, da Central das Associações de Euclides da Cunha (CAEC), agradeceu à ONG Humana Brasil e à União Europeia, pelo incentivo ao projeto.
A apresentação dos resultados gerais foi feita pela presidente da Humana Brasil, Junia Paiva, que expressou satisfação com os resultados e destacou tamanha responsabilidade da continuação dos trabalhos pela Federação. Já o Coordenador do projeto, Júnior Simões, traçou um contexto histórico e falou da importância de conhecer as realidades e construir novos cenários.
Foi apresentado ainda um minissistema de aquaponia, experiência inovadora que compõe uma das linhas de investimentos do projeto desenvolvido nas comunidades de Morro dos Lopes e Arapuá, em Santaluz.
Também foi feita a entrega de bens adquiridos pelo projeto à Federação União Sertaneja, entre eles um automóvel, que dará suporte as atividades da entidade.
No período da tarde, foi formada uma nova mesa com autoridades e entidades parceiras e alguns convidados, entre eles a secretária licenciada do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado, Olívia Santana e a presidente da Central Única dos Trabalhadores, Elisangela Araújo. A conferência foi finalizada com apresentação musical.
O próximo evento da Federação União Sertaneja será a Feira Feminista do Território do Sisal, que acontecerá na cidade de Santaluz, com o apoio da prefeitura Municipal.
Fonte: http://noticiasdesantaluz.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 06/08/2018