Masataka Ota, ex-vereador da Câmara Municipal de São Paulo e pai do menino Ives Ota, morre em São Paulo Ota era casado com a deputada federal Keiko Ota (PSB) e ficou nacionalmente conhecido depois do assassinato do filho do casal, Ives Ota, de oito anos, durante um sequestro na Zona Leste da capital, em 1997.
O ex-vereador da Câmara Municipal de São Paulo Masataka Ota (PSB), de 63 anos, morreu na noite da última quarta-feira, 24/02/2021 em São Paulo, vítima do câncer que enfrentava havia vários meses e que estava em fase de metástase no pulmão e nos ossos.
Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo, e faleceu por volta das 21h, segundo o ex-chefe de gabinete dele, Takeda.
Marido da deputada federal Keiko Ota (PSB), o ex-vereador ficou conhecido ao lutar pelo endurecimento das leis para crimes hediondos no Brasil, após o assassinato do filho, Ives Ota. O menino de oito anos foi morto durante um sequestro na Zona Leste de São Paulo, em 1997.
Na época, Ota organizou um abaixo-assinado com cerca de três milhões de assinaturas em todo o país e até no exterior. O documento foi entregue ao Congresso Nacional e era contrário à proposta de redução da pena para crimes hediondos de 30 para 15 anos.
Os três acusados de envolvimento no sequestro e morte do garoto foram condenados a penas entre 43 e 45 anos de prisão, em 1998, pelo juiz da 17ª Vara Criminal de São Paulo.
Comerciante e vereador
Masataka Ota nasceu em 1956, na província de Tomigusuku, em Okinawa, Japão. Ele era naturalizado brasileiro e chegou com a família ao país com apenas um ano, ganhando a vida como comerciante da Zona Leste da capital paulista antes de entrar na política.
O ex-vereador era casado com Keiko Ota há mais de 30 anos e teve três filhos: Vanessa, Ives e Ises. Após o assassinato do filho, o casal abriu um instituto na Zona Leste de SP com o nome do garoto, prestando auxílio aos moradores da Vila Carrão.
Ota foi vereador de São Paulo por dois mandatos, entre 2013 e 2020, e na eleição do ano passado tentou se reeleger, mas obteve apenas 9.427 votos.
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (DEM), divulgou uma nota sobre o ocorrido e lembrou o trabalho parlamentar do colega.
“Esta Presidência, em nome de todo o Legislativo paulistano, lamenta a morte do ex-vereador Masataka Ota. Neste momento de perda, lembramos de todo o trabalho desenvolvido por ele em favor da nossa sociedade. Envio também votos de pesar e estima a todos os familiares e amigos”, afirmou Leite.
Fonte: https://g1.globo.com – Por G1 SP e TV Globo – São Paulo
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 25/02/2021