O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que farão a prova só em dezembro, subiu de 240 mil para 270 mil. Na manhã deste sábado (05), uma nova lista foi divulgada pelo Ministério da Educação (Mec) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde mostra que o número de escolas ocupadas passou de 364 para 404, de um total de 16.476.
Confira a lista divulgada pelo Inep, com a relação completa, aqui:
Com as ocupações, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro para 269.657 dos inscritos – cera de 3%. De acordo com a Inep, o local para o novo exame do Enem ainda não foi definido e eles receberão as futuras informações do adiamente através SMS e email. Segundo o MEC, as provas serão diferentes das realizadas em novembro, mas o grau de dificuldade será o mesmo para ambas as datas.
Em dezembro, as provas do Enem irão coincidir com outros vestibulares do país, mas a presidente do Inep, Maria Inês Fini, descarta a possibilidade de um novo adiamento.
Para os demais inscritos, o teste ocorre normalmente neste sábado (05) e domingo (06).
Ocupação
As ocupações ocorrem em diversos estados do País. Onde estudantes do ensino médio, superior e educação profissional pressionam o governo por meio de ocupações de locais de ensino.
Eles são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto, onde estudos mostram que a medida pode reduzir os repasses para a área de educação, que, limitados por um teto geral, resultarão na necessidade de retirada de recursos de outras áreas para investimento no ensino.
O governo defende a medida como um ajuste necessário em meio à crise que o País enfrenta e diz que educação e saúde não serão prejudicadas.
Os estudantes também são contrários à reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada pelo Executivo ao Congresso. Para o governo, a proposta vai acelerar a reformulação da etapa de ensino que concentra mais reprovações e abandono de estudantes. Os alunos argumentam que a reforma deve ser debatida amplamente e não implementada por MP.
Os estudantes protestam contra a PEC 241 que estabelece um teto para os gastos públicos, incluindo saúde e educação, e a proposta de reforma do Ensino Médio.
Prova
Para quem vai fazer a prova neste final de semana, o local de prova pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2016. Os cadidatos deverão chegar ate às 13h, horário de fechamento dos portões do exame.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br – Com informações da Folha de São Paulo e Agência Brasil
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 05/11/2016
2 Comentários
Por mais que eu queira, não consigo entender uma situação como esta.
Natanael Ferreira de Souza
Inep erra e escolas tidas como ocupadas aplicam o Enem – Alunos que foram ao local da prova conseguiram fazer o Enem. Inep fala em falha de comunicação entre o órgão e os consórcios aplicadores da prova.
A confusão sobre o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não terá fim. Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar uma lista atualizada com os locais de prova ocupados e que não poderiam ser sede para realização do Enem e enviar mensagem de texto aos alunos afetados com as ocupações, escolas listadas pelo Inep aplicaram o Enem.