Após sete horas de apuração, o presidente do diretório municipal Mario Covas Neto anunciou que haverá segundo turno entre os candidatos e vai ocorrer no dia 20 de março de 2016.
O empresário João Doria e o vereador Andrea Matarazzo vão disputar o segundo turno para candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB. Após sete horas de apuração, o representante do diretório tucano em São Paulo, o vereador Mario Covas Neto, anunciou que ambos tiveram maior quantidade de votos nas prévias realizadas neste domingo (28) na capital paulista. O deputado federal Ricardo Trípoli ficou em terceiro lugar.
Dos 58 diretórios zonais, 55 contabilizaram 6.216 votos. Os três diretórios restantes foram os do Tatuapé, Jaçanã e Pirituba que, por terem apresentado problemas, não apareceram na conta. Mas isso não interfere no resultado final porque somados eles têm apenas 260 votos.
No diretório zonal de Vila Matilde com 260 filiados em condições de votar nas previas deste domingo, compareceram e votaram 80 eleitores, cuja votação transcorreu sem nenhum intercorrência e em clima de harmonia entre o presidente da mesa, os mesários, os seis fiscais indicados pelos pré-candidatos e o técnico responsável pelo equipamento de votação.
A única ocorrência registrada no local de votação foi o comparecimento de um eleitor, que não constava da relação oficial de votação fornecida pelo Diretório Municipal. Como o mesmo apresentou todos os documentos comprovatórios e exigidos de sua filiação, o presidente da mesa autorizou que ele exercesse o seu direito de voto, o qual se fez através do voto manual e em separado.
Entre as diversas visitas ao local de votação, compareceu o Vereador Gilson Barreto (politico atuante em toda Zona Leste) para prestigiar o trabalho dos mesários e prestigiar a forma em que o diretório se comportou durante todo o período de campanha para as previas.
João Doria recebeu 2.681 votos (43,13%), enquanto Andrea Matarazzo teve 2.045 (32,89%). Já Trípoli obteve 1.387 votos (22,31%). Segundo Covas Neto, foram 102 votos em branco e apenas 1 nulo.
O número de militantes que participou da votação diminuiu em relação a 2012, que teve 6.229 votos e foi decidida no primeiro turno. Na previsão de Mario Covas Neto, haveria 10 mil votos neste ano.
O último tucano a comandar a capital paulista foi o atual senador José Serra, que abandonou o cargo em março de 2006 para concorrer ao governo do Estado de São Paulo e deixou a cadeira para seu vice na época, Gilberto Kassab.
Nas eleições de 2008 e 2012, o partido tentou voltar à Prefeitura com Alckmin e Serra como candidatos, respectivamente, mas fracassou nas duas vezes.
O segundo turno para decidir o candidato do partido à Prefeitura vai ocorrer no dia 20 de março.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 29/02/2016