Ufa, vencemos o ano de 2024! Foram muitos os percalços, opressões de todos os tipos e experiências tristes e indesejáveis vividas. Mas, melhor esquecê-lo, porque há um provérbio popular que diz que “recordar o passado é sofrer duas vezes”. Enquanto outro provérbio recomenda que: “faça as pazes com o seu passado, para que não estrague o seu presente”!
Em complemento dessa linha de pensamento, vale recordar a frase do 35º Presidente dos Estados Unidos da América (1961-1963), considerado uma das personalidades do Século XX, John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), brutalmente assassinado em Dallas, no Estado do Texas, em 22/11/1963, o qual nos deixou uma frase emblemática que oferece uma clara definição sobre as nossas atitudes diante do passado e do futuro, e que me inspirou ao título dessa primeira crônica do ano: “Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar NOSSA RESPONSABILIDADE PELO FUTURO”.
Isso significa, muito claramente, que questionar os erros do passado, nada trás de útil na perspectiva de um futuro melhor. Todos os acontecimentos positivos ocorridos devem ser componentes inspiradores de uma vida de novas realizações e a consciência de que nos cabe uma grande responsabilidade na construção do futuro.
Mesmo pretendendo deixar o Papai Noel em paz, uma vez que ele já pegou o seu trenó e partiu, sou induzido a relembrar um pequeno trecho de uma crônica passada, no qual fiz um importante apelo ao “Velhinho” para que socorresse o Brasil: Papai Noel, dê um presente ao Brasil…! Traga no seu saco alguns homens de vergonha, caráter e patriotismo, e leve no seu retorno ao Pólo Norte o saco cheio desses indignos da Pátria e que vêm destruindo os valores mais nobres desta Nação! Aliás, um lembrete: Troque o pequeno trenó por uma carreta, mas, cuidado, eles escapam com muita facilidade!!!
Como o apelo anterior não produziu o resultado desejado, visto que Papai Noel não trouxe homens decentes e nem levou os que aí ainda continuam livres e atuantes, o desencanto permanece no Brasil!
Pode até gerar o pressuposto de que se trata de ilações provocativas, mas a realidade é que são constantes as Operações Investigativas da Polícia Federal, ou mesmo com caráter já prisionais determinadas pelo Ministério Público, e que recolhem aos Presídios autoridades que deveriam se envergonhar pelos cargos públicos que desempenham e o mau exemplo que passam à nossa juventude.
O que leva o povo brasileiro a repudiar com veemência são as decisões Monocráticas ou mesmo de Plenários dos Tribunais Superiores que soltam esses bandidos dois ou três dias após a prisão, mesmo que existam documentos comprobatórios dos crimes praticados! É preciso reformar esse Código Penal Brasileiro, com urgência…
Bem que essa seria uma “responsabilidade pelo futuro”, da maior relevância, ao se pensar juntamente com aqueles responsáveis na elaboração das Leis, para endurecer certas circunstâncias que hoje são banalizadas, inclusive pelos próprios infratores que cometem os crimes e, a maioria, já tem em mente dia e hora de serem libertados. Grave erro? Mais que isso: uma discrepância a ser corrigida com rapidez e prioridade.
Não obstante a grande massa de problemas herdados de 2024 é preciso que toda a sociedade brasileira deixe de lado a pressão gerada pelas dúvidas e incertezas, e que renove com mais determinação a sua bateria de otimismo e confiança. Isso porque, como disse o Presidente John Kennedy, em mais uma importante assertiva: “[…] aqueles que APENAS olham para o passado ou para o presente, irão com certeza perder o futuro”! E se perdermos o bonde do futuro, aí não tem 2025 nem 2026, que dê jeito!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
6 Comentários
Dura realidade com poucas esperanças de uma necessária mudança. Afinal, o povo não muda nunca. Infelizmente. Mas….. feliz ano novo amigo Agenor. (São João do Meriti-RJ).
Bela crônica, colega e amigo!! Vamos ajudar o Brasil!! Quem sabe ainda dá tempo!! Um grande abraço!!
Excelente Artigo. Oportuno em todos os sentidos. Que eles possam ter acesso a essa peça bem escrita e possam a partir de sua leitura mudarem de compostura. Tá vendo, ainda deu rima…rsrs
Caro Agenor, boa tarde!
Seu editorial está magnífico! Ele nos convida a refletir profundamente sobre o passado, abraçar o presente com consciência e vislumbrar o futuro com esperança.
A célebre frase de John Kennedy revela sua visão além do tempo, e não posso deixar de associá-lo a esse mesmo espírito visionário. Você demonstra essa qualidade em cada editorial ou crônica que escreve, sempre cativando e inspirando seus leitores.
Seus fiéis leitores dominicais são testemunhas vivas da sua habilidade única de conectar o ontem com o hoje, traduzindo memórias em mensagens atuais e impactantes. Essa sincronia é a marca de um escritor brilhante como você.
Parabéns pelo trabalho excepcional e um Feliz 2025 repleto de novas inspirações!
Muito bom dia, nobre “Poeta das Crônicas”! Bingooooo!
Tenho pra mim que sua assertividade nessa produção chegou muito próximo, quiçá “bateu” 100%.
JFK deve ter-se revirado – mas de alegria e regozijo.
Em compensação, os sabidos canalhas tupiniquins, como de hábito, devem ter-se fingido de mortos… data vênia, antes fosse!
Promissor começo de 2025… Parabéns, amigo ! (Salvador-BA)>
Caríssimo e Enciclopédico Cronista Agenor Francisco dos Santos!!
Depois de uma boa temporada afastado de meu blog, resolvi neste quinto dia do primeiro mês do ano que ora se inicia, a realimentar o blog e não poderia deixar de lançar mão do prato predileto que sempre foi, a publicação semanal de suas abalizadas crônicas. Este seu modesto editor de longas datas, mais uma vez deixa aqui registrado os mais sinceros e elevados parabéns pela brilhante dissertação desta primeira crônica do ano que traz a seus (as) seus(as) assíduos(as) leitores(as) o verdadeiro retrato falado desta nossa sofrida e ao mesmo tempo orgulhosa NAÇÃO. Complementando um de seus parágrafos da belíssima crônica gostaria apenas de dizer que todo o caos de nosso país é decorrente do vergonhoso comportamento do podre e sujo Sistema Político Nacional. Citando como dois exemplos bem evidentes seu modesto editor deixa aqui registrado as palavras de dois renomados escritores franceses que viveram em épocas bem remotas nos anos e 1700 a 1800, FRANÇOIS PIERRE GUILLAUME GUIZOT & JOSÉ MÁRCIO CASTRO ALVES, que deixaram escrito nos anais de suas declarações jornalísticas que quando a deteriorada POLÍTICA entra nos tribunais a JUSTIÇA fica tão inquieta que se sobrar só o buraco da
fechadura da porta ela casca fora. Disseram ainda os renomados escritores acima mencionadas que toda aquela nação que tem uma Carta Magna que privilegia os políticos e nossos gestores públicos com o famigerado Foro Privilegiado, que acabei conceituando de Colete à Prova de Pouca Vergonha, e para acabar de gozar com o(a) cidadão(a) desta mesma nação a mesma Carta Magna permite aos(as) políticos a colocarem os juízes nos tribunais. Como segundo exemplo do verdadeiro estrago do deteriorado Sistema Político, quando a POLÍTICA adentra na POLÍCIA de nossa fragilizada Segurança Pública a bagaceira é extrema. Como exemplo deixo aqui registrado o misterioso caso da vereadora Mariellle Franco
que culminou com a prisão dos políticos da tradicional família BRAZÃO conchavado com a maior a maior autoridade do comando da Segurança Pública do Rio de Janeiro à época do bárbaro crime. Nas considerações finais, em nome do enciclopédico cronista Agenor, desejo aos (as) nossos(as) leitores(as) um bom retorno ao blog deste modesto blogueiro Deusimar- O homem Forte das Abelhas , e um abençoado e Prospero Ano Novo.