É uma característica marcante das ditaduras em todo o mundo, seja de Direita ou de Esquerda, a profunda sedução pelo poder. Quando assumem o comando de uma Nação, garantem a sua sobrevivência no Poder pelo excesso de autoridade, a repressão violenta para suprimir os direitos individuais à base da força, implantar o sofrimento humilhante à população, e promover a morte daqueles que se opõem ao terror do regime.
Intrigante é a pregação enganosa ao longo do mandato, tentando convencer o resto do mundo de que pratica a democracia no Governo, forjando eleições fraudulentas e sem qualquer legitimidade. O mundo assiste extasiado ao que vem acontecendo na Venezuela, há vinte e cinco anos nas mãos de Hugo Chávez e o seu afilhado político Nicolás Maduro. A busca de refúgio pela população venezuelana em vários países das Américas, principalmente o Brasil, é uma prova contundente da rejeição e sofrimento desse povo.
O Presidente Lula, apesar dos vínculos afetivos da esquerda, manifestou-se assustado com as declarações de esquerdista Maduro, antes das Eleições, “de que se perder as eleições haverá um banho de sangue”. Disse o presidente brasileiro em entrevista coletiva em Brasília de que “quem perde as eleições toma banho de votos, não de sangue”. E acrescentou: “O Maduro tem que aprender: quando você ganha, você fica, quando você perde, você vai embora. Vai embora e se prepara para disputar outra eleição”.
A sua indignação diante das ameaças do Maduro, causou momentâneo espanto por aqui, visto o seu apego ao Ditador venezuelano, por razões ideológicas. Por incrível que pareça, o Presidente do Brasil, diga-se de passagem, tem mais bagagem diplomática do que o algoz Maduro, cujas ações beiram a tirania.
A fala de Lula surpreendeu naquele momento, mas foi uma atitude positiva e que apenas exige coerência nos passos seguintes, visto que repugna ao povo brasileiro ver o governo do Brasil de braços dados com esse Ditador incompetente, sempre assumindo posição leniente aos seus atos.
Num instante em que inúmeros países já assumiram postura de reprovação ao resultado claramente forjado em favor do Maduro, o Governo brasileiro quer ver as Atas eleitorais, evidentemente produzidas e fraudadas pelos asseclas do Ditador! Com a experiência política do Lula, essa segunda posição passou à sociedade uma chocante impressão de que todos não passam de uns ingênuos e o inteligente é ele que se equilibra em cima do muro! Com certeza irão aparecer todas as “atas” devidamente manipuladas, e esse barulho todo vai virar água. Tomara que não, mas essa é a minha sensação.
Quando da visita do Maduro ao Brasil em 2023, o Presidente Lula afirmou que “a Venezuela é vítima da narrativa antidemocrática”, pretendendo com isso disfarçar a realidade do tipo de regime vigente por lá ou “tapar o sol com a peneira”! Aliás, essa retórica das “narrativas” está se tornando cansativa e repetitiva, e já está na hora de ser mais claro e objetivo!
A resistência do governo Maduro à reação pública e dos seus opositores, que protestam contra o processo eleitoral e a falta de transparência, já registra o número de 19 mortes ao longo da semana e 1.200 prisões. Pelo andar da carruagem, o sofrimento do povo venezuelano não tem data prevista para chegar ao fim nos próximos anos!
Há prova mais evidente da violência do Ditador Maduro, do que o ato grosseiro de determinar a expulsão dos Embaixadores e Diplomatas das Embaixadas dos países latinos Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, pelo fato dos Governos desses países ter questionado a lisura e integridade do resultado eleitoral proclamado?
Enquanto isso acontece, o governante brasileiro, pelo andar da carruagem, continuará “madurando” com as suas “narrativas” que incomodam a milhões de brasileiros, e só a ele interessam.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
3 Comentários
Caro Agenor,
Parabéns pelo belo e pertinente texto. Bom final de semana. (Brasília-DF).
Oportuno Artigo mostrando uma realidade que deveria ser favorável ao povo e contra a ditadura abominável que existe naquele país…! Esperamos que a esmagadora maioria consiga quebrar as correntes e ocupe seu lugar por direito .
Pois é meu caro Agenor!
A cabeça deste pessoal da esquerda está Sempre voltada aos projetos que beneficie a eles próprios, uma vez que na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário.