Mais uma vez chegamos à auspiciosa data de 8 de março, dia privilegiado do calendário pela grata oportunidade de se poder homenagear esse ser muito especial e que enche de poesia as nossas vidas: a MULHER!
A convivência inspiradora e afetuosa mexe com a sensibilidade dos homens. Embora sempre tenha algo novo para dizer sobre elas, recorri à minha coletânea de crônicas passadas, para recordar algumas frases ditas sobre o encantamento que elas produzem:
Em março de 2013, sob o título “VOCÊ, MULHER!”:
“Mulher, esposa, amante, dama ou mulher-dama, mãe, guerreira, lutadora, valente, incansável, paciente ou impaciente, brava ou mansa, doméstica, educadora, operária, executiva, empresária, servidora ou gestora pública, enfermeira, médica, parlamentar!”
“Mulher, que história linda você escreveu, vencendo obstáculos, derrotando a inflexibilidade dos algozes legisladores, que já a discriminavam desde a hora em que faziam as leis!”
Em março de 2014, sob o título “MULHER, ESSA GUERREIRA DO NOSSO TEMPO!”:
“Mas os tempos passaram e um personagem na família adquiriu personalidade própria, venceu tremendos obstáculos e com coragem e determinação conquistou o seu espaço: A MULHER!
De antiga “dona de casa”, ou melhor, dona dos problemas da casa – pois a ela era reservada a dura incumbência de cuidar de todas as tarefas domésticas -, desde cozinhar, lavar pratos, arrumar a casa, lavar e passar roupas, cuidar dos filhos e suas tarefas escolares, além de esposa presente, essa fantástica criatura conquistou o seu espaço no mercado de trabalho e deu o seu grito de independência”.
Em março de 2017, sob o título “AOS SEUS ENCANTOS, MULHER!”
“Estou convencido de que o grande erro do homem é não repetir as suas declarações de carinho e amor para encantar a mulher, optando por procurar novas formas de expressão – agora, então, com o Zap! Falta ao homem a coragem de vestir o manto da humildade e usar a coroa da grandeza para reiterar as palavras que um dia marcaram o esplendor da conquista, para reverenciar a rainha que povoa os seus sonhos ou mesmo para enaltecer o grande ser que é a mulher”.
“Basta um olhar em volta para identificar tantas guerreiras que dormem tarde e acordam cedo; que coordenam a vida escolar dos filhos, e, às vezes, dos netos! -, fazem o transporte de ida e volta, e participam dos deveres de casa; que é a eficiente gestora doméstica em todos os seus mínimos detalhes; que administram os suprimentos para o alimento doméstico, além de travarem uma batalha heroica para vencerem na vida profissional, com todos os preconceitos vigentes!
Pensam que a jornada terminou? Não…! A noite chega e essa rainha do lar ainda tem energia para reservar sorriso e amor para os seus maridos! No dia seguinte, começa tudo de novo! Ufa… que canseira”!
Em março de 2020, sob o título MULHER, ESSA POESIA DE NOSSAS VIDAS!”
Ao comentar a última crônica sobre o tema, um leitor, com um certo traço poético, escreveu: “Citações à parte, a minha percepção é que a Mulher é grandeza, é distinção, é ímpar e sedução. Tenho absoluta certeza de que o coração das mulheres é diferente de qualquer outro que habita no interior de todos os seres. Parabéns, MULHERES!”
Concordo plenamente com as suas afirmativas, e reitero com paixão: VOCÊ, MULHER, É A POESIA DE NOSSAS VIDAS!
Por tudo isso e muito mais, inclusive pelo respeito que a vida impõe para com as Mulheres, resta a nós homens, todos os dias reverenciá-las com aquele cumprimento circunflexo que se dedica a uma Rainha.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
11 Comentários
Segue como complemento à
oportuna crônica do Menestrel a este dia Internacional da Mulher. Este homens forte das abelhas complementa o título e o ultimo parágrafo desta pérola abaixo do fera da Literatura Brasileira, Fernando Veríssimo, que ainda continua conosco aqui nesta misteriosa passagem terrena temporária. https://m.facebook.com/nt/screen/?params=%7B%22note_id%22%3A366432257740780%7D&path=%2Fnotes%2Fnote%2F
Obrigada Seu Agenor e seu Flor.
Quanta generosidade, quanto carinho…
Alegria mesmo é sentir o afeto, o reconhecimento de verdadeiros H omens – cavalheiros como o Senhor e o seu Flor.
Principalmente no trato e respeito para com às mulheres que fazem parte de vossas vidas❗
Aos Dois e à altura de homens feito vocês, não há dúvidas de que tenham grandes mulheres!
Feliz dia à elas
E que texto extraordinário
O seu Agenor…nos arrepia a alma♀
♀♀♀♀
Que nobreza … me chamar de artista!
Sem palavras…
SÓ GRATIDÃO !!!
Sandrinha – São Paulo
Uma obra prima literária em homenagem às Mulheres esse Ser Especial e símbolo da vida como costumo dizer. Todos os Artigos ao longo do tempo aqui mencionados, são de uma sensibilidade impar em favor daquelas que dão sentido a vida cada uma do seu jeito! PARABÉNS MULHERES!
Parabéns pela belíssima crônica e também a essas mulheres maravilhosas de nossas vidas! (Rio de Janeiro-RJ).
Verdade pura! (Miguel Calmon-BA).
Excelente sua crônica. Mais uma vez parabéns. Verdade pura! (Miguel Calmon-BA).
Bom dia caro Agenor,
È gratificante para o Blog, bem como para seu Editor, rever publicada verdadeiras as pérolas que você fez em março de 2013, sob o título “VOCÊ, MULHER!”, em março de 2014, sob o título “MULHER, ESSA GUERREIRA DO NOSSO TEMPO!”, em março de 2017, sob o título “AOS SEUS ENCANTOS, MULHER!” e em março de 2020, sob o título “MULHER, ESSA POESIA DE NOSSAS VIDAS!”.
Só isto (e por tudo isto) lhe capacita a ter o reconhecimento dos leitores e, principalmente, pelas mulheres leitoras do Editorial.
Depois do que você escreveu, sobrou pouco para o editor dizer para as homenageadas, além de parabenizá-las pelo dia de hoje e pelos demais 364 dias, simplesmente por serem mulheres.
Parabéns para elas!
Obrigado Agenor.
Esse é meu amigo, irmão de coração. Parabéns pelo lindo texto. Tenho muito orgulho de tê-lo como amigo. (Mutuípe-BA).
Parabéns amigo lindo texto (Vitória-ES).
Muito lindo! (Uauá-BA).
Adorei!!! Obrigada!!!