Como se diz popularmente “a vida continua” e, assim, ainda que as dores estejam interiorizadas no fundo do coração, tentarei encontrar alguma inspiração para um tema que corresponda à expectativa dos leitores na semana. Naturalmente, que a classe política ainda respira os bons ares das prazerosas visitas aos redutos eleitorais nas festas do final de ano, e assim o clima ainda é de sorrisos e abraços no cara a cara com os seus eleitores, ainda que não passe de um simples faz de conta…
Como o tema da crônica de 31/12/23 deu particular ênfase ao desejo de “UM CENÁRIO DE NOVAS ESPERANÇAS” para 2024, gostaria de dar absoluta prioridade a um tipo de esperança, que em tudo supera as demais que integram o conjunto de sonhos e expectativas pessoais de cada um: que a nossa classe política incorpore uma mudança de caráter, ética e respeito pelas coisas públicas! Ou ainda que, em outras palavras, aprendam a ser verdadeiros, custe o que custar!
Na medida em que esse item for realizado de maneira efetiva, e as ações e atitudes se concretizem de forma clara e insofismável, o País será beneficiado por um novo conceito de moralidade e integridade na aplicação das verbas públicas, além de promover, pela grandeza do exemplo, uma transformação cultural e de caráter da sua população. Certamente que, a partir desse processo de reestruturação moral, novas práticas serão incorporadas ao comportamento humano do brasileiro, em geral.
É importante lembrar um episódio recente. O fato de alguém ter nascido nos Estados Unidos da América e ser filho de brasileiros, essa dupla nacionalidade deveria ser motivo de honra para esse cidadão. No entanto, as nossas raízes estão tão contaminadas que o cidadão George Santos, eleito Deputado à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, pelo Partido Republicano, maculou essa descendência e envergonhou o Brasil!
Embora já respondesse a processos no Brasil por fraudes e roubos quando aqui esteve, passou a responder nos EUA a “23 acusações criminais federais, incluindo fraude, lavagem de dinheiro, falsificação de registros e roubo de identidade agravado. Além disso, respondeu por falsificação de currículo! Foi cassado pelo Congresso americano numa votação que exigia uma maioria de dois terços, e foi aprovada com 311 votos de legisladores a favor da cassação, incluindo 105 republicanos do seu Partido, e 114 votos contra”. (ESTADÃO, 01/12/2023). Só não se entende, como tanto mau-caratismo, consegue se eleger num País tão desenvolvido, como os EUA!
A menção ao comportamento indigno desse brasilo-estadunidense serve, apenas, de um registro complementar ao tema, uma vez que o nosso ambiente político interno está reconhecidamente infestado, em todos os níveis, de figuras desprezíveis e que se utilizam das verbas públicas sem qualquer respeito ou limites! E que se lasque a Educação, a Saúde, a Segurança do cidadão e as Políticas Públicas! Pois, na verdade, a maior preocupação deles é se dar bem! E pasmem, sempre se dão…
Esse perfil extremamente voltado para os interesses pessoais, sem priorizar os coletivos, somente contribui para a desconstrução da imagem da classe política brasileira. Isso revela um desconhecimento do relevante grau de importância do seu papel dentro do Sistema Democrático nacional. Inclusive, de vez em quando, se ver aulas sobre temas como não à corrupção etc., etc… Mas, alguém acredita que vão colocar em prática?
Diante de fatos como esses, torna-se impositivo que na valorização dos nossos sonhos no Novo Ano, a grande conquista seja alcançada por um CHOQUE DE MORALIDADE E ÉTICA cujos princípios, com certeza, marcarão o início de novos tempos em nossa história! Oxalá isso aconteça no Novo Ano!
Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
11 Comentários
Caro Agenor, bom dia!
Mesmo antes dos cientistas separarem os cromossomos que identificam o DNA, a sabedoria popular já identificava as pessoas de comportamentos não compatíveis com a sociedade do bem e com raízes contaminadas da maldade humana. Este senhor George Santos, não foge à regra.
Meu pai repetia um ditado popular, mesmo sem ter muita explicação, que era mais ou menos assim: “O pau que é torto (não necessariamente precisa ter nascido torto), quando queimado, até a cinza torta”.
Também, amigo e irmão, com o devido tempo e a Mudança Comportamental do ser humano estou esperando que a classe política Brasileira se respeite moralmente. (Rio de Janeiro-RJ),
Parabéns, amigo! Excelente artigo sobre a classe politica brasileira que mais parece com samba do crioulo doido (excluído racismo). Lamentável o que estamos vendo falta de MORAL E ÉTICA na nossa população e na classe política nem se fala. (Salvador-BA).
Bom dia, nobre “Poeta das Crônicas”.
Parabéns pela iniciativa de auto-conforto em buscar distrair sua mente diante da perda infinita e imensurável a que o amigo e todos de sua família foram/estão submetidos.
Nada a questionar sobre o tema foco de sua produção semanal.
Data-vênia, acredito que mui lentamente esse tão desejado processo de renovação com as características minimamente desejáveis citadas em seu trabalho já ocorre com alguns poucos políticos jovens que vêm-se destacando, frente ao comportamento infelizmente comum, de quase todos os seus pares que corriqueiramente se reelegem, fazendo da missão política uma profissão pessoal, rentável mas abjeta.
Sem ter um mínimo de sua categoria e experiência nessa arte, eu, estivesse em seu lugar, finalizaria o texto, musicalmente, com a expressão de uma linda canção bastante conhecida:
“SONHO MEU, SONHO MEU…” (risos).
Desculpe a brincadeira. Parabéns. Por tudo.
(Salvador-BA).
Parabéns!
Vergonhoso e lastimável as falcatruas do tal George.
E continuamos acreditando, que é possível melhorar o nosso Brasil. (Rio de Janeiro-RJ).
Esse escritor é uma capacidade! Parabéns, CL! Texto excelente! (Irecê-BA).
MUITO bem ditas palavras, olhando por todas as vertentes, principalmente, pelo lado da falta de idoneidade, tendo em vista que deveriam servir de exemplo, mas qual nada, ficam demais a desejar!!!
INFELIZMENTE essa é a mais plena verdade.
No cenário da política nacional dentre atores e personagens, “A esperança é a UNICA que morre”. Que ressuscite acompanhada de valores e bons exemplos. Meu antigo amplexo! (Salvador-BA).
Bom dia meu Escritor!
Seu artigo é um bom instrumento de reflexão sobre o comportamento pessoal.
Como dizia minha vó, o Pau que nasce torto morre torto”.
Um bom comportamento moral, um bom comportamento ético, pode ser adquirido, por ser construído, mas o caráter, não!
O Caráter está no DNA do indivíduo.
O caráter é um elemento congênito definidor da personalidade do indivíduo, o que, também, podemos chamar, popularmente, de índole.
Um conjunto natural das virtudes e defeitos comportamentais do indivíduo que vão nortear suas condutas, assimilando ou distorcendo os conceitos éticos e morais ditados pela sociedade visando o bem comum, instrumentos basilares da construção do direito como instrumento modelador da sociedade. O caráter não se adquire, nasce-se com ele.
Entendo que a reeleição deveria ser limitada também para o Congresso Nacional e todo o Legislativo em nosso País. Com isto, por certo o comportamento de nossos legisladores seria mais moral e ético, pois, a substituição por novos elementos, ainda sem maus hábitos, sobretudo sem corrupção constante e ininterrupta, seria benéfica por certo. Vejo assim… (Miguel Calmon-BA).
Realmente, a vida continua e, com o perpassar do tempo, as dores vão diminuindo, pois, conforme diz a sabedora popular: “O tempo apaga as dores mais cruéis.”, mesmo ficando encravadas na memória.
Quanto a esta crônica, vejo-a assaz otimista! Permito-me, entanto, comentar que esperar: “que a nossa classe política incorpore uma mudança de caráter, ética e respeito pelas coisas públicas! Ou ainda que, em outras palavras, aprendam a ser verdadeiros, custe o que custar!” é mera utopia!
Não resta dúvida que “as nossas raízes estão tão contaminadas” e que “o cidadão George Santos, eleito Deputado à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, pelo Partido Republicano, maculou essa descendência e envergonhou o Brasil!”, porque “O pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. Entretanto, o Brasil tem muitos e muitos políticos que o envergonham no exterior… a partir do primeiro mandatário e seus asseclas.
Infelizmente, o Ano Novo não tem o condão de dar “um CHOQUE DE MORALIDADE E ÉTICA “, pois a moralidade nasce com a pessoa ou ela adquire enquanto criança. Porém, a maioria das crianças nascidos de pais políticos são carentes de instrutores e/ou de exemplos dessa moralidade.
Repito: não é pessimismo, é realismo! (Maceió=AL).