É tão natural e estimulante a influência exercida pelo clima festivo do Natal e Final de Ano, que nas relações entre as pessoas viceja o espírito permanente de confraternização, inspirando um forte sentimento de paz, compreensão e até de tolerância por certas imperfeições. Obviamente que quem escreve e tem como foco os fatos do cotidiano, é levado a sofrer essas influências favoráveis, de forma a amenizar o sentido crítico dos textos, e exibindo mais leveza em relação à linguagem habitual. Afinal, tudo é festa!
Empolga ver o entusiasmo pela expectativa da festa do Ano Novo, desde os mais jovens aos de idade relativamente avançada, porque motiva a todos uma sensação de renovação, de novos tempos e de esperança de que coisas boas venham a acontecer em suas vidas. São sonhos que inspiram novas energias e a vontade de ir à luta em cada minuto desse novo tempo.
Enquanto normalmente se costuma dizer que o Natal é uma festa em família, comemorar a passagem de ano tem uma amplitude bastante significativa, porque além da união familiar, aglomeram-se outras pessoas, com ênfase para o encontro com os amigos tradicionais. É um congraçamento especial, onde está presente uma noite de alegria e de grande intensidade.
Não obstante, todas essas vibrações positivas que alimentam a vida do cidadão nesse tão auspicioso período do ano, é impossível não estar solidário diante do sofrimento de tantas famílias vítimas da intensidade das chuvas e o transbordamento de rios e barragens. É doloroso ver as residências submersas e todos os pertences dentro d’agua, além de inúmeras rodovias destruídas, numa tragédia previsível e que anualmente se repete. E aqueles que deveriam cuidar para evitar tais reincidências, ficam, como sempre, só de conversas e promessas inúteis.
Naturalmente que há cidades que já convivem com o risco permanente de enchentes por terem sido edificadas às margens de rios, caso do Rio Jequiezinho e Rio de Contas, em Jequié, entre outras cidades por onde passa, na Bahia, e pelo Rio Doce, ao longo do seu curso por cidades do Espírito Santo e Minas Gerais.
Muitas das tragédias urbanas são estimuladas pela falta de infraestrutura pública de escoamento das águas, bem como por culpa do próprio cidadão brasileiro que tem o triste hábito de jogar nas ruas todo tipo de lixo, sem imaginar que ele próprio poderá ser a vítima dessa prática irresponsável. De outra parte é urgente que a educação pública priorize ensinamentos direcionados à formação dos nossos jovens no melhor trato com as coisas do meio ambiente, não no sentido do fanatismo exacerbado, mas na compreensão de que uma mudança de atitudes e comportamentos será fundamental na proteção da própria vida em geral, tanto no presente como, principalmente, no futuro.
O mais lamentável é que, na intenção de dar celeridade à liberação das verbas públicas, a Lei, através do Decreto de Emergência, teve a boa intenção de ser um meio para favorecer o rápido atendimento das necessidades das áreas atingidas e, no entanto, transformou-se num instrumento nas mãos dos corruptos, para os quais a verba pública chega com mais rapidez e sem a necessidade de respeitar teto de gastos.
Mas, não é o momento de pensar nos covardes corruptos desse País. É hora de abrirmos os nossos corações e desejarmos que a Graça Divina esteja presente na proteção do povo brasileiro, especialmente nessa delicada fase da transição governamental.
O importante é que é chegada a hora de levantarmos as taças para celebrar com os amigos e familiares, esse gostoso e singular momento, com o SABOR DE CONFRATERNIZAÇÃO.
— FELIZ ANO NOVO PARA TODOS, CHEIO DE LUZ E ALEGRIAS —
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – (Salvador-BA).
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 01/01/2023
6 Comentários
Amigo, mais um artigo muito bom. Em destaque penúltimo parágrafo sobre os corruptos e a GRAÇA DIVINA que nosso País muito precisa. Salvador-BA).
Ao prezado amigo e família desejo de coração que o próximo Ano seja repleto de alegria, saúde e paz com o Nosso Amado Mestre Jesus e o Pai Misericordioso procurando nos transformar interiormente para a Nova Era. (Rio de Janeiro-RJ).
Parabéns!
Que tenhamos um 2023, de muita paz e alegrias. (Rio de Janeiro-RJ).
Obrigado! Feliz ano novo para você e sua família também. (Salvador-BA)
Excelente!
Sinceramente, gostei do Artigo. Está realmente saboroso de se ler, entender, e principalmente pelo conteúdo informativo que nos oferece. Feliz 2023 para todos!