Nada mais enfático e significativo para iniciar uma crônica, do que buscar inspiração no pensamento de um Escritor e Cronista importante como o saudoso mineiro Fernando Sabino (1923-2004), que nos deixou uma vasta e rica obra literária em romances e crônicas. Com grato prazer fui um dos leitores das crônicas que ele escrevia para a Revista MANCHETE. Quem não leu, não sabe o que perdeu! Eram verdadeiras manchetes, mesmo!
Ao reler a sua emblemática frase: “Existem homens de bem, homens que se dão bem e homens que são flagrados com os bens”, enxergo um sentido quase profético do cronista, se projetado para a realidade dos dias recentes, em que somente através da Operação Lava Jato o Brasil pode tomar conhecimento para onde estava indo elevado volume de recursos da Petrobrás e dos Ministérios e Estatais em obras partilhadas, vergonhosamente, entre políticos e empreiteiros das grandes empresas nacionais.
O mais dramático de tudo isso é que Diretores de Estatais, Presidentes de grandes empreiteiras, Governadores e ex-Presidente da República, foram presos em razão dos seus depoimentos de viva voz como réus, e em muitos casos mediante documentos exibidos, os quais não somente os Juízes ouviram e viram, mas, também, o povo brasileiro pela transmissão das TVs. Não obstante todas essas evidências, de repente os Tribunais, depois de anos passados e algumas penas parcialmente cumpridas, decidiram, estranhamente, por anular os julgamentos e transformar os condenados em vítimas e os julgadores passaram a réus! Parece utopia! Utopia, magia e mágicas, tudo isso aconteceu para, abruptamente, passarem uma borracha nas “fichas sujas e manchadas” que se tornaram esses cidadãos.
Ora, se os números indicavam um desvio acima de 45,0 bilhões de reais, dos quais, cerca de 11,9 bilhões foram recuperados pelo Ministério Público Federal mediante acordos dos delatores, como entender que essa bandidagem é inocente e hoje habilitados a voltarem ao poder! A verdade é que ao longo das investigações e condenações de centenas de envolvidos, muitos “homens se deram bem” e outros tantos “foram flagrados com bens”! O que menos restou de todo esse processo criminal “foram homens de bem”, conforme profetizou Fernando Sabino! Parece até que o brilhante escritor estava antevendo o futuro, diante da situação em que o país se viu mergulhado.
O episódio jurídico gerou perplexidade em toda a Nação. É impensável o repentino e precipitado cenário de insegurança, ou aparente conveniência política gerada pela decisão dos Tribunais Superiores, ao liberar condenados e ex-prisioneiros, ou que ainda têm processos pendentes, como candidatos nas próximas eleições! Até Roberto Jefferson – em prisão domiciliar! -, é candidato a Presidente da República! Isso confirma a carência de homens de bem nesse País… Ou será que eles querem nos confundir? Nesse caso, só mesmo dando boas risadas!
Todo o escândalo financeiro descoberto e gerado pelas investigações da Lava-Jato, convenientemente abafado pelos interessados da Esquerda e da Direita, leva-nos a recordar que nos enredos policiais das novelas e filmes, sempre há cenas mostrando sepulcros ou túmulos falsos e vazios, onde supostamente teria um pretenso morto que teve direito a choros, flores e velas, além da tradicional lápide identificadora e com frases de votos eternos. Assim foi o tratamento dado à corrupção e aos corruptos, que por algum tempo receberam as lágrimas de tantos ingênuos seguidores, mas que foram colocados em “falsos sepulcros” e hoje posam de mitos perante a Nação e o mundo.
Essa falsidade de caráter que tenta preservar o disfarce e conquistar a confiança do eleitor o tempo todo, esbarra no alerta que nos deixou o grande estadista e 16º. Presidente dos EUA, Abraham Lincoln, cuja lição merece ser sempre lembrada e repetida à exaustão: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”. É nisso que nos apegamos para ver se um dia a vergonha bate na porta desses caras lisas, lavadas e enxugadas, e tenham coragem para ao menos pedir desculpas ao povo brasileiro.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 28/08/2022
16 Comentários
A propósito, na esteira das frases impagáveis sobre o tema, lembrei-me de Millôr Fernandes: “Dizem que quando o Criador fez o homem, os animais todos em volta não caíram na gargalhada apenas por uma questão de respeito para com o Artista”. (Maceió-AL).
Excelente, parabéns! (Salvador-BA).
Parabéns, nobre jornalista, pelo brilhante artigo. (Brasília-DF).
Mais uma boa crônica. Parabéns, Agenor. (Salvador-BA).
Notável texto das mãos de um grande articulista… (Nordestina-BA).
Muito bom! Parabéns Agenor.(Salador-BA).
Complemento as palavras do ex Sr. Presidente dos EUA ABRAHAM LINCOLN, com os seguintes dizeres: Quem engana é o verdadeiro enganado, pois não ENGANA A DEUS “. (Rio de Janeiro-RJ).
Parabéns! Excelente, amigo Agenor! (Brasília-DF).
Muito bom! Eles andam com o óleo de peroba no bolso. Kkk Ótimo domingo para você e família! (Rio de Janeiro-RJ).
Muito bom, amigo!
Caro Escritor!
Mesmo com tantas evidências recentes, fiquei imaginando o grau de dificuldade encontrado pelo amigo para compilar e conciliar o que escreveu Fernando Sabino “Existem homens de bem, homens que se dão bem e homens que são flagrados com os bens” e o alerta deixado por Abraham Lincoln “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”. Foram tantos os acontecimentos a partir do início do século XXI que fatalmente confunde a cabeça da maioria das pessoas.
Permita-me acrescentar que grande fatia dos “ingênuos seguidores” a que vc se refere no penúltimo parágrafo, permanece sem querer ou fingindo não enxergar o óbvio, ululante, como diria o saudoso Sérgio Porto.
Mais uma excelente e oportuna crônica. Parabéns!
O nosso famoso humorista Juca Chaves, há muito, resumiu a situação do Brasil, relativamente aos pseudo homens imaculados e honestos brasileiros, quando disse: “Um país se faz com homens e livros. Os livros nós já temos..” (Maceió-AL).
PARABÉNS Agenor Santos ! Sou seu fã! Quase dá o nome do LADRÃO chefe! (Santo Amaro-BA).
Homens de “bem” no Brasil tem muitos, mas, Políticos bons não tem e nunca teve. Eles, os políticos, só olham para o seu umbigo. Parabéns, amigo Agenor. (Maracás-BA).
Parabéns, meu amigo! Sempre nos agraciando com artigos muito bem escritos, argumentados e com abordagens sérias e isentas de qualquer parcialidade. Excelente! (Salvador-BA).