Arte principal acima, criada e assinada pela design gráfica – Sandrinha/SP
Decorridos 18 dias da forte e surpreendente notícia, ainda permanece impossível pensar em outro tema, que não seja a lembrança querida e amorosa de nossa Adriana! Assim, permitam-me os meus leitores que registre o presente fato, ligado à sua memória.
Ao encaminhar ao Editor do Blog, o Florisvaldo Ferreira, “Seu Flor”, as fotos do trabalho com garrafas de vidro descartáveis, produzido por nossa saudosa filha Adriana, que eu pretendia usar como ilustração da crônica que fiz em sua homenagem, não imaginei que “Seu Flor” iria ter a feliz ideia de mostrá-las a uma colega de trabalho, Sandra Nascimento Silva, a Sandrinha, Desenhista Gráfica em Artes Visuais, em São Paulo. Essa iniciativa originou um lindo trabalho criativo de arte, inspirado nas fotos do piso de garrafas e que hoje utilizo como ilustração deste texto. A partir daí, pelos diálogos originados, percebo o surgimento de uma boa amizade:
Mensagem do Editor, Florisvaldo: “Bom dia Sandrinha! Vejo que na corrente do bem, construí mais um elo. Como isso me faz bem (de verdade)! Principalmente, quando faço uma retrospectiva e vejo que tudo começou com a minha “pouca vergonha” ao pedir para você fazer o tratamento de uma imagem.
Chego à conclusão que para se fazer o bem (ou se sentir bem), não precisamos de muita coisa (projetos mirabolantes, palanques, se sobrepor ao próximo ou até mesmo amarrar uma melancia no pescoço), precisamos apenas de ação e semear em terreno fértil.
Sandrinha, posso lhe afirmar que o Agenor e família, são pessoas do bem, daquelas que nem sempre cruzamos entre as milhares que convivemos no dia/dia.
Posso lhe afirmar, que você acaba de conquistar uma amizade verdadeira e sem quaisquer outras intenções. Já que falei tudo isso, tenho que te contar um segredo EU NÃO CONHEÇO O AGENOR PESSOALMENTE. Há 11 anos, criamos uma relação de amizade, respeito e comprometimento, em que semanalmente (sem falhar nenhum dia), ele escreve uma crônica para o Blog do Florisvaldo, que hoje tem o status de EDITORIAL, publicado todos os domingos. Você não vai se arrepender deste elo do bem que foi criado. Só te lembro uma coisa: Como escreveu Milton Nascimento, “Amigo é coisa pra se guardar Debaixo de sete chaves, Dentro do coração”. Florisvaldo (Flor)”.
Mensagem da Sandrinha. para nós: “Boa noite, amigo, Seu Agenor & Adélia: Que honra é para mim, ter o prazer (ainda que a distância seja considerável), de conhecer pessoas tão incríveis de sua família.
Sua filha Adriana, um ser de luz, conectado à natureza, o cuidado e zelo que simplesmente adquiriu o *dom de unir as pessoas* em qualquer tempo e momento. E tudo isso ela tem feito do lugar – mais especial – reservado com carinho para ela: O *CÉU!* O *paraíso* pertence a ela… nada e ninguém mais a tira de lá. Não é um lugar para todos… mas, sim, destinado aos melhores. Eu creio. Assim como Adriana, aposto que todos nós amantes da natureza, pensamos no futuro. Que trabalho magnífico com as garrafas, uma eterna salvadora do planeta! Ela?… Exemplar!
E, certamente, esse cuidado foi aprendido com o senhor e sua esposa. Uma educação, um respeito à natureza que rendeu frutos belíssimos. Tenho certeza, que o orgulho de vocês enquanto pais da Adriana e ela, enquanto filha, foi uma das melhores obras criadas pelo divino e permanecerá pela eternidade.
E vocês compartilharem as histórias da filhota trará ela sempre pertinho, coladinha ao peito de vocês. Obrigada EU, pela oportunidade de conhecer sua filha – encontrando-a nas artes, nas palavras que a descreveram. Sintam-se fortemente abraçados, com muita energia. Vocês ganharam uma amiga aqui de São Paulo. Isso, também, é um grande feito da sua extraordinária filha!
ELA ESTÁ PRESENTE, CUIDANDO DE VOCÊS, DOS CORAÇÕES QUE HOJE ENTRISTECIDOS SIM… Mas saibam que vocês voltarão a sorrir quando vocês se derem conta de que ela nunca sairá do lado de vocês. Jamais! Paz e muita luz!” Sandrinha (São Paulo-SP)”.
Rendemos os nossos agradecimentos ao Editor e a nova amiga Sandrinha pelas palavras amáveis, e a arte de qualidade por ela produzida – arte principal da ilustração acima, inspirada no trabalho de Adriana -, que será guardada por nós com muito carinho.
Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
14 Comentários
Trabalho sensacional! Muita criatividade e de uma beleza fora de série! (Rio de Janeiro-RJ).
Prezado Agenor: mais uma bela e emocionante crônica de sua autoria. Parabéns. Posso imaginar o sofrimento seu e de sua esposa, principalmente, além dos outros familiares. Deus dará conforto a vocês todos. (Salvador-BA).
Adriana sempre foi luz. Sempre criativa e muito solidária. Não esqueço quando no ano de 1983 participávamos de um grupo de jovens – JUUAC- Juventude Uauaense Unida ao Amor Cristão- e que ela fez p símbolo do grupo e pintou em nossas camisas: uma pomba da paz. E quantas coisas boas fizemos. Adriana um grande dom de Deus para muitas vidas. Gratidão Adriana, com certeza está junta ao nosso Pai maior (Salvador-BA).
Nesse momento de tristeza, encontramos essa beleza de encontros!
Mérito da minha comadre! (Salvador-BA).
Extraordinariamente merecido. Lindíssimo trabalho feito por Adriana. Belas recordações eternas. (Salvador-BA).
Muito lindo esse trabalho feito pela nossa querida e inesquecível Adriana! Luz Divina e Paz Eterna. Saudade eterna! (Salvador-BA).
Tanto o design gráfico feito por Sandrinha, como o contexto do Artigo através de Agenor, nos remete às pouquíssimas vezes que vi Adriana e ela sempre a nos transmitir energia positiva e LUZ!
Queridos, Agenor e Adélia, muito lindo e reconfortante que Adriana continua viva nas lembranças e unindo gente do bem. Impressionante, como essas pessoas, mesmo sem conhecer sua família, a descreveu, porque sentiram através dos seus relatos o quanto há de amor, cuidado nessa união, sou testemunha de tudo isso.
Meu carinho e admiração. (Salvador-BA).
Bom dia Caro Agenor!
Tenho em mente que a corrente do bem (ou até mesmo do mal) se constrói através de elos.
No caso específico, a corrente é do bem, motivo pelo qual, agradeço ao universo, por ter a oportunidade de construir um desses elos, aproximando pessoas (mesmo sem se conhecerem), em uma sintonia, não tão comum nos dias de hoje.
Agenor e Dona Adélia, gratidão pela oportunidade.
Sandrinha, o meu “Muito Obrigado e Reconhecimento”, com a reafirmação da nossa amizade.
Florisvaldo F. dos Santos
Boa tarde Agenor!
Depois de ter lido; gostado, e me emocionado mais uma vez com as sábias palavras de carinho de nosso mestre cronista Agenor Francisco dos Santos em mais uma crônica exclusiva e dedicada a prematura partida de sua filhota Adriana Marques Santos, este homem forte das abelhas, não poderia deixar de comentar algo aqui no Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade. Como sou adepto aos sábios e velhos ditos populares, como da mesma forma nosso mestre Agenor, também o é, pego agora carona no que diz: Juntar a fome com a vontade de comer, o útil ao agradável. Na minha modesta paixão pelo Meio Ambiente e seus abundantes Recursos Naturais, por ter me pós graduado em Gestão e Educação Ambiental, percebi que a saudosa Adriana que se foi para um outro plano determinado pelo Divino, enquanto esteve aqui nesta misteriosa passagem terrena temporária, coincidentemente nosso pro ativo Flori acabou descobrindo as fortes semelhanças com o magnífico trabalho da amiga verdadeira Sandrinha, lá do velho Sampa.
Parabéns e descanso eterno para a saudosa Adriana que nos deixou aqui diante desta amargurada e imensa saudade, e parabéns a Sandrinha que continuará brilhando, sempre convosco nesta passagem terrena temporária. Assim sendo, vida longa pra todos nós. Saudações Ambientais!!! Deusimar das Abelhas
Criação linda, empolgante e verdadeiramente emocionante, essa da brilhante artista Sandrinha.
Você bem merece e certamente é mais um item importante pra o consolo seu e de sua esposa, até porque ressalta não só a inteligência e criatividade, mas também e principalmente a sensibilidade singular de sua saudosa filha.
É assim, irmão, a existência de pessoas tão sensíveis como você, como foi sua filha e como é essa bela artista, é que nos consola e estimula a enfrentar as agruras da vida.
Grande abraço e parabéns pelo belíssimo texto. (Salvador-BA).
Minha comadre marcava sempre onde passava, conquistando todos ao seu redor. As marcas físicas também brilham e embelezam. (Salvador-BA).
E assim meus amigos, se confirma o grande legado de Adriana: juntar pessoas, promover a união de energias positivas. Fantástico isso! Que essa junção de pessoas seja infinita enquanto haja “Amor, Alegria, Amizade, Arte e Adriana!” Que belo quinteto de “As”. Com carinho, sua vizinha. (Salvador-BA).
Boa tarde, meu querido amigo e Escritor, naturalmente cativante!
Bem aventurados aqueles que passam pela vida e deixam os rastros da VIRTUDE, porque estes são inapagáveis! (Salvador-BA).