A passagem do ano é um momento mágico, pelas emoções indescritíveis que despertam em toda a população. As reflexões sobre os acontecimentos do ano que passa, confundem-se com as expectativas e esperanças suscitadas pelo ano que chega, num simples abrir e fechar de olhos.
Os eventuais erros e acertos cometidos ao longo dos 365 dias passados, oferecem os instrumentos necessários e corretivos para a nova jornada que se inicia. Obviamente que não é uma tarefa fácil, mas inspira novos desafios à inteligência estratégica de cada cidadão. A incrível velocidade exibida pelos avanços em todos os segmentos da tecnologia, impressiona e impacta em todas as dimensões antes imaginadas. O Novo Ano trás para a vida um cenário de novas esperanças, em que cada dia nos cobra mais aprendizados. Por isso que é Novo!
Mas, o Ano Velho, antes de se despedir, às vezes reserva, para alguns, certas dores que maltratam profundamente a alma, por deixar feridas que não cicatrizam, jamais! Faltando apenas quatro dias para que passasse o malhete para o Novo Ano, o velhinho “2023” feriu com intensa dor o cerne dos corações de toda uma família – pais, marido, filhas, irmão, avó, tios, genros, cunhados e centenas de carinhosos amigos -, levando para o Oriente Eterno a nossa amada e querida filha ADRIANA MARQUES SANTOS! Essa dor será eterna! [
Como popularmente se diz, “a vida continua” e o tema tem de ser concluído Interessante é a percepção de que as duas grandes festas reservadas para o final do ano, são marcantes pela forma como cada uma tem a sua configuração sentimental própria e específica. Enquanto o Natal se caracteriza como uma festa familiar e restrita ao aconchego do lar, o final do Ano traz uma magnitude impressionante, visto que busca envolver num congraçamento inusitado e especial, não somente a família, mas todo o universo de amigos. Ou melhor, os abraços, cumprimentos e votos de Feliz Ano Novo se revelam com afeição e espontaneidade para quantos se apresentem naquele momento.
Uma particularidade que acontece a cada dois anos no Brasil, é que o Novo Ano de 2024 começa sob a inspiração das Eleições Municipais para Prefeitos dos 5 568 municípios e mais dois em condições especiais, como é o caso de Brasília (como cidade coextensiva ao Distrito Federal), e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE), totalizando 5.570 cidades, ou seja, 5.568 municípios de fato e 2 municípios-equivalentes. Já passa da hora da unificação dessas eleições para uma só data… Os cofres públicos agradecem!
Assim, a partir deste domingo (31/12), faltam exatamente 281 dias para que os 156 milhões de eleitores compareçam às urnas eletrônicas para eleger os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de sua cidade, bem como vereadoras e vereadores que atuarão nas casas legislativas dos municípios do país. As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, em primeiro turno, e no dia 27 do mesmo mês, em segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores.
O novo ano é sempre portador de novas esperanças para o cenário nacional. Diante dessa perspectiva, é preciso que cada cidadão tenha a consciência do seu valor dentro do sistema e contribua de forma responsável e idônea para a concretização de um novo projeto visando, sobretudo, significantes melhorias de vida para todos os moradores das cidades.
Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 31/12/2023
11 Comentários
Nós desejamos tudo em dobro para você Agenor, extensivo a sua família nesse momento difícil, na esperança que o devido conforto venha do céu.
Caro Agenor, bom dia!
Independente das surpresas desagradáveis que 2023 nos proporcionou, rogamos ao criador e ao universo que em 2024 sejamos contemplados e compensados com muita saúde, paz, harmonia e prosperidade na existência de todos nós! Florisvaldo F dos Santos
aro Agenor e esposa Adélia: que Deus lhes dê o conforto necessário para conviver com essa dor permanente que é “passagem” da sua querida Adriana!! (Salvador-BA).
Feliz Ano Novo meu grande amigo Agenor Santos e que no ano que se iniciará seja de muita paz, saúde e alegrias para toda sua linda família. (Rio de Janeiro-RJ),
Muito bem posicionadas suas palavras professor, tenho orgulho de de ter sido seu aluno numa época em que estudar era muito dificil, para fazer o curso ginasial temos que nos deslocar da boca dagua em Uibai distante 50 km, mas valeu a pena pois aí em 1969 parti para Salvador para fazer o colegial e depois para São Paulo mais 8 anos onde não conclui o ensino superior devido muitas dificuldades, mas valeu porque adquiri muito conhecimento que serviu para dar prosseguimento a vida. Muita paz, um ano novo de muita saúde e sabedoria junto à sua familia. (Uibaí-BA).
Parabéns, Chefe!
Apesar da dor imensa, produzindo mais uma linda crônica, misturando o sentimento de dor com a visão proeficiente do cenário que se aproxima. Força e Fé. (Salvador-BA).
Verdade meu irmão, uma reflexão do que fizemos de bom e de mal, erros e acertos no ano 2023, e, o que poderemos fazer para melhorarmos em 2024.
A nossa querida Adriana, uma estrela que brilhou para todos nós, e, retornou para continuar brilhando no Universo. Ao olharmos o céu azul, iluminado por estrelas brilhantes temos a certeza que uma delas é a nossa sobrinha e cunhada Adriana. O nosso Grande Pai Celestial olhando-as com o amor paterno. (Salvador-BA).
Amigo querido, Li hoje seu texto e chorei, nem sei como teve forças p/ escrever. Mais uma vez, deixo aqui meu testemunho de admiração, reafirmo meu pesar pela sua dor.
A colega Lourdes Lino esteve em casa esse final de semana, relembramos nossa chegada em Irecê, o quanto a menina Adriana era linda com seus cabelinhos dourados e voz peculiar, também, como cuidava e era amoroso com sua família, acho que continua sendo!!! Sei que nos seus corações ela estará sempre presente e amada. (Salvador-BA).
Agenor, sem palavras. O meu abraço. (Salvador-BA).
“o Ano Velho, antes de se despedir, às vezes reserva, para alguns, certas dores que maltratam profundamente a alma, por deixar feridas que não cicatrizam, jamais!” Isto mesmo, “para alguns”! Porque toda ferida cicatriza, só não cicatrizam as que matam!
A ferida que não cicatriza o problema está no hospedeiro. Não guardemos magoas, feridas, dentro de nós. Mente sã, corpo são! (Salvador-BA).
Vc é demais, viu… já estou mais fortalecido. Gratidão viu! (Feira de Santana-BA).