A bela e as belezas de São Luiz – MA.
Uma experiência sem precedentes no Brasil e, quem sabe, em qualquer parte do mundo, foi o projeto implantado e desenvolvido com grande eficiência pela FENABB-Federação Nacional das AABB, entidade nacional fundada há 46 anos, que reúne as Associações de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil, em todo o país, com o objetivo de fomentar qualidade de vida, prática esportiva e integração em nível nacional.
Durante o período de 17 a 23/11/2023 desfrutamos de jubilosos dias de grande alegria, pelo fato de termos participado do JINFAABB-2023 na cidade de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, evento realizado nas excelentes instalações da AABB da cidade, e que reuniu 750 presentes, entre aposentados, atletas ou não, e seus familiares. Além das ótimas instalações do Clube, todos nós ficamos empolgados e encantados com a estrutura da Capital maranhense, instalada numa belíssima ilha.
Nada como reencontrar colegas e amigos especiais, com os quais convivemos durante um bom tempo da vida ativa profissional, quando as lembranças dos variados momentos ressurgem de maneira enfática e cheias de sorrisos. É evidente que a vida profissional de milhares de funcionários do Banco do Brasil, ao longo da empolgante trajetória de muitos anos de atividade, até a aposentadoria, é revestida de acontecimentos múltiplos e com matizes os mais diversificados.
Claro que repletos de momentos de alegrias e comemorações, e outros marcados por inevitáveis instantes de tristezas e conflitos.
Tempos que são recordados com muito carinho pelas histórias as mais complexas. Naquele tempo o Banco nomeava o funcionário para cidades do interior de todo o Brasil, às vezes as mais inóspitas e carentes possíveis, ainda com a obrigação de permanência mínima de três anos, em cujo período ficava sem direito a requerer a transferência para outra cidade. Obviamente, que a maioria criava laços de amizade e afeição na cidade onde foi empossado, isso quando esse apego não adquiriu vínculos mais profundos, como, por exemplo, a conquista de um novo amor, que abria novos e felizes horizontes para a vida de muitos, entres os quais coloco-me como um grande felizardo pela base familiar que construí na cidade de Irecê, nos idos de 1967, hoje com 56 anos de feliz união!
É bom testemunhar nesses “Encontros e Reencontros” a alegria quase juvenil e empolgante dos valorosos senhores e senhoras de hoje, alguns belos avós, o que contagia e rejuvenesce o nosso espírito. Na verdade, o tempo passa e a história ganha novos personagens, mas há os atores do passado que não devem ser jamais esquecidos! Foram colegas que fortaleceram essa ideia, mas já não estão entre nós.
Parabéns aos guerreiros aposentados que preservam essa história e mantém viva, no presente, a chama da amizade acesa no passado! Um evento dessa natureza ganha ainda maior relevância ao lembrar que se trata de ex-funcionários hoje residentes em lugares os mais longínquos possíveis, e que se dispõem a buscar nessa viagem o conforto exigido pelo íntimo de cada um.
Interessante é observar que nas rodas de bate-papo do reencontro, os assuntos são sempre os mais variados possíveis, principalmente a curiosidade em saber o que cada um está fazendo atualmente. O interessante é que alguns não fazem nada, mas tem outros que fazem tudo!
Somente vínculos muito fortes, consolidados por uma soma de regras e lições que se sucederam ao longo de uma convivência de médio e longo prazo, sobretudo resultantes de uma estrutura basilar construída de notórios princípios pela empresa empregadora ao longo da sua história, puderam inspirar tão intensa amizade, afeto e cumplicidade! E essa empresa fundada em 12/10/1808, que este ano completou 215 anos, tem uma história escrita com as penas da solidez e da dignidade: o BANCO DO BRASIL!
E que venha o próximo evento nacional, o 28º CINFAABB-2024, que reunirá as AABBs de todo o Brasil, e que se realizará em Maceió-AL, para o deleite e grande satisfação de todos, proporcionados por momentos como esses em São Luiz-MA!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 26/11/2023
9 Comentários
Diante do desfile de lembranças narradas com maestria nesta crônica, só me resta APLAUDIR!!! Porém, para não dizer que nada disse, acrescento que hoje enviei uma mensagem para os colegas de Bom Jesus da Lapa, lembrando a alguns e informando a outros, que hoje faz 52 anos que cheguei naquela Cidade-Santuário, onde consolidei minha vida profissional, iniciei minha vida conjugal e fiz muitos amigos, tanto no âmbito do Banco do Brasil, quanto fora dele – na Maçonaria, nos Colégios onde lecionei, nas boas farras, ao som do sax, na quadra de futebol de salão e no campo de futebol… Ali encontrei uma felicidade que continuou na querida Irecê, onde encontrei aconchego e apoio profissional e social.
Verdadeiramente, os encontros nos CINFAABBs me trouxeram colegas que desde há muito não os via e notícias de outros que não os vejo. Esses encontros esportivos vão muito além de competições, são muito mais confraternizações e reencontros saudáveis, que nos proporcionam a imensurável alegria do abraço fraterno. (Maceió-AL).
Realmente São Luiz e uma bela cidade. Lembro-me muito bem, professor, quando em 1964 transferimos toda a família para Irecê onde vim estudar no Ginásio da Fraternidade, onde você lecionava ciência e foi aí que iniciou o seu romance com a colega Adelinha e onde você menciona que são 56 anos de união. Parabéns, que sejam felizes até o fim. O meu abraço. (Uibaí-BA).
Parabéns e muito sucesso, é uma memória muito bonita. Para se contar aos filhos e netos. (Irecê-BA).
Parabéns Agenor, muito boa sua crônica . (Salvador-BA).
Parabéns amigo, por mais uma belíssima crônica!
Como sempre falo, questão de dizer. Só uma empresa do porte do BANCO DO BRASIL, poderia criar tantos laços de amizade ao longo dos anos. (Rio de Janeiro-RJ)
Bacana D+ meu velho. Parabéns para todos vocês, especialmente àqueles que se dedicam para proporcionar esses resultados e transformá-los em momentos de alegria e felicidade. (Salvador-BA).
Caro Agenor, bom dia!
Visionários!
É como defino alguém da alta cúpula da entidade que, 46 anos atrás, teve a brilhante ideia de criar a “FENABB-Federação Nacional das AABB”.
Compartilho e compreendo a alegria de vocês, pois sou oriundo e um dos organizadores de um mesmo compromisso, reunir ex-colegas de trabalho da extinta Companhia Internacional de Seguros CIS, tradicional seguradora no mercado nacional e internacional.
Como é um seleto grupo, onde os mais novos têm mais de 60 anos, a cada ano, notamos a falta de alguns dos companheiros de caminhadas, porém, posso afirmar que a alegria de todos, supera (com o devido respeito) a tristeza pela falta notada.
Acredito que este mesmo sentimento se aplica ao grupo de vocês.
Como você mesmo disse, que venha o 28º CINFAABB-2024!
Florisvaldo F dos Santos
OS COMENTÁRIOS são cada um mais entusiasmado e emotivo do que o outro. Me resta aplaudir a todos que como Agenor fazem parte dessa importante Instituição chamada BANCO DO BRASIL!
Como de costume leio suas crônicas com maior prazer. A dessa semana merece uma atenção especial por acrescentar um componente a mais: o calor humano absorvido no JINFABB. Calcule a minha emoção. Participei de quase todos os eventos desde os primórdios dos jogos sem nunca ter participado de nenhuma competição esportiva. Nem cuspe à distância. Apenas apoio moral e etílico. Muito obrigado por registrar tão lindos momentos, para mim uma das melhores Jornadas de todas já realizadas. A cidade, a AABB, o Grupo. (Salvador-BA).