22Bandeiras dos Países que integram as Nações Unidas, em Nova York
Sempre valorizei a iniciativa de alguns Presidentes, de inserirem no seu projeto de governo, esse importante item de realizar visitas oficiais a outras nações, e com isso estreitar os laços das relações diplomáticas, abrindo portas para novos mercados no campo da exportação dos nossos produtos, ou consolidando aqueles já existentes.
Essa área, contudo, não pode sofrer a interferência dos conceitos ideológicos do Presidente, de forma a intensificar as relações comerciais com os parceiros com quem se identifica politicamente, e abandonar os vínculos e o companheirismo históricos com outras Nações.
Esse enfoque recomenda um desempenho marcado pela imparcialidade dos Presidentes. Assim, não se admite a vocação radical de Extrema Direita do Bolsonaro, que priorizou o Ocidente durante o seu governo e foi “o presidente brasileiro que menos viajou ao exterior – proporcional ao tempo no cargo – desde a redemocratização. Ele evitou destinos tradicionais de seus antecessores, como a América Latina, por exemplo, e viajou mais a países do Oriente Médio e ao próprio Estados Unidos (8 visitas)”.
Um detalhe que chama a atenção é que “Luiz Inácio Lula da Silva foi o mandatário brasileiro que mais realizou viagens diplomáticas durante a presidência (2003-2010), sendo um dos Chefes de Estado que mais viajou na história. Foram 139 viagens internacionais para 80 países, além de Antártida, Guiana Francesa e Palestina., nos dois primeiros mandatos”. (Fonte: Wikipédia).
Na última semana, porém, após a viagem à China, o Presidente Lula emitiu uma infeliz declaração de que a decisão da guerra entre Rússia x Ucrânia teria sido tomada “por dois países, buscando minimizar a responsabilidade da Rússia como país agressor e que iniciou o bombardeio em 24 de fevereiro de 2022. Essas palavras soaram como um triste desrespeito a mais de 300 mil ucranianos mortos, até agora, e um número superior a 8 milhões de refugiados que estão em outros países da Europa.
Como se não bastasse a imprudência dessa avaliação para defender a Rússia como um país de esquerda e comunista, o Presidente foi inoportuno ao condenar os países da União Europeia e os Estados Unidos da América, como responsáveis pela continuidade da guerra, quando esses países têm dado toda ajuda possível à Ucrânia, lado fraco dessa guerra estúpida e insana, visando proteger a população de um massacre nunca visto na história mundial!
Obviamente que a declaração pouco reflexiva do Presidente brasileiro, causou um impacto negativo e um certo desconforto no Ocidente, face à inesperada postura assumida pelo Chefe de Estado do Brasil, País que tradicionalmente se identifica com os bons ritos da diplomacia entre as Nações. Podemos classificar essa atitude, no mínimo de precipitada, certamente por não ouvir os Diplomatas que, normalmente, entendem mais do assunto e de uma forma mais elevada. Acredito que a tamanha ingenuidade cometida fez os Diplomatas Osvaldo Aranha e Visconde do Rio Branco tremerem no túmulo!
É notória a pressa do seu governo em marcar presença nas questões internacionais, fato que se revela positivo para o conceito externo do País. Todavia, é preciso mais prudência no que fala, e que os Diplomatas/Assessores do Ministério das Relações Exteriores, ou eventualmente o seu próprio Ministro, estejam atentos no processo de orientar o Presidente da República quanto ao que dizer, como dizer e onde dizer, visando evitar declarações inadequadas e que passam a exigir posteriores justificativas.
A fidelidade das boas relações diplomáticas, comerciais e políticas com Países amigos de longas datas, precisa ser respeitosamente preservada. Isso não impede que novas conquistas e acordos sejam feitos, ou negócios ampliados, na medida dos interesses nacionais. Nesse particular, o palanque tem que ser deixado de lado e as relações internacionais devem ser tratadas num alto nível, lembrando que é no primeiro mundo onde estão nossos grandes parceiros comerciais, tanto nas exportações como importações.
O perfil diplomático da Nação tem de ser algo bem claro e definido dentro de um padrão ético e irreversível. Jamais poderá evidenciar insegurança ou passar para o mundo a imagem de UMA DIPLOMACIA CONFUSA!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 23/04/2023
10 Comentários
Caro Agenor, bom dia! Sobre o título eu diria: UMA DIPLOMACIA CONFUSA E COMPLICADA! Se você analisar o que vem acontecendo com os nossos representantes nos últimos seis mandatos, vai notar que o “linguajar” adotado vem se deteriorando a cada dia. Nos encontros ou discursos que são feitos em outros países, a impressão é que nossos representantes estão falando para seus eleitores regionais, que por serem “seguidores”, aplaudem seja qual for a bravata pronunciada. Esquecem que estão falando para o mundo, onde cada palavra (dita ou insinuada), é interpretada dentro do conceito diplomático e globalizado. Quanto aos Diplomatas e Assessores, a impressão que passa é de não querer contrariar os seus chefes.
Caro Agenor. O Lula tem sido infeliz e desastrado em pronunciamentos que tem feito. Disse que o suposto ataque ao Moro teria sido armação do Senador, quando a própria Polícia Federal foi quem divulgou o fato. Fala demais sem comedimento. Fez declarações sem sentido na Europa. Um país é invadido por um agressor e para alcançar a paz deve ceder um pedaço do território. Se a moda pega vai haver um monte de invasões. Vamos invadir a Argentina e pegar um pedaço, depois o Uruguai. Com base nesse raciocínio o MST sente-se estimulado a invadir propriedades privadas, sejam ou não produtivas. Há uma divergência entre o Celso Amorim (Assessor de Lula para assuntos internacionais que esteve na Rússia) e o Ministro Mauro(Itamaraty). O Celso Amorim teria recebido um telefonema dos Estados Unidos e logo depois o Lula mudou de idéia e agora prega outra coisa. Celso AMORIM RECOMENDA QUE O BRASIL FAÇA SUA ADESÃO FORMAL Á ROTA DA SEDA(CHINA), ENQUANTO O ITAMARATY CONSIDERA ESSA MEDIDA INADEQUADA, O BRASIL JÁ PARTICIPA SEM ADERIR E A ADESÃO ABRE FRENTE DE ATRITO COM OS ESTADOS UNIDOS E DIPLOMACIA É CONSTRUIR PONTES E NÃO OBSTÁCULOS ENTRE OS PAISES. FEZ TUDO PARA IMPEDIR A INSTALAÇÃO DA CPMI NO SENADO E AGORA, COMO É FATO, DISSE EM PORTUGAL QUE NUNCA FOI CONTRA (COMPROU VÁRIOS PARLAMENTARES PARA RETIRAREM A ASSINATURA NO PEDIDO DE INSTALAÇÃO DA CPMI, INCLUSIVE DANDO CARGOS NO SEGUNDO ESCALÃO E VERBAS NO ORÇAMENTO) E QUE ISTO É PROBLEMA DA ECONOMIA INTERNA DO SENADO. JÁ OFENDEU OS DEFICIENTES E AGORA ESTÁ PEDINDO DESCULPAS. PARECE QUE A IDADE ESTÁ AFETANDO O RACIOCÍNIO DO BARBUDO. EU ENTENDO QUE UM PRESIDENTE DEVE SER COMEDIDO, SÉRIO, POIS O QUE DIZ TEM UM PESO MAIOR. QUANDO AFIRMAR ALGUMA COISA DEVE SER SEGURO E FIRME E SÓ SE MANIFESTAR QUANDO TIVER A CERTEZA DE QUE O QUE ESTÁ AFIRMANDO É A VERDADE. E TUDO ISTO ACONTECEU E ESTAMOS HÁ APENAS 100 DIAS DA POSSE. O QUE VIRÁ POR AÍ ATÉ O FIM DO MANDATO ?? PARABÉNS PEÇA CRÔNICA, TRADUZ O QUE TODOS NÓS PENSAMOS. (BRASÍLIA-DF).
Realmente, Chefe
Acho que Lula, infelizmente, aprendeu com seu antecessor a falar demais e de forma equivocada.
Também tem sido infeliz, na minha opinião, neste bate-boca com o Presidente do BACEN, a exemplo do que fez o antecessor na questão da briga com o STF. (Salvador-BA).
Obrigado! Belo artigo. (Salvador-BA).
Mais um artigo relevante. Parabéns amigo (Salvador-BA).
Texto perfeito. Parabéns.
É professor, foi realmente um momento de precipitação, ele vai ter que justificar e pedir desculpas pelo deslize, isto pode prejudicar o pais. (Uibaí-BA).
Pegando carona nos bem dissertados comentários a crônica de nosso enciclopéfico cronista Agenor Francisco ds Santos, gostaria de deixar com complemento o que diz o velho e sábio dito popular coummente usado em nosso cotidiano: ” PASSARINHO QUE MUITO CANTA ACABA CAGANDO EM SEU PROPRIO NINHO”; SRSRSRSRS
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária (Funcionário Publico Aposentado- Extensionista do Governo do Estado de nossa linda e extennsa Bahia); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar
REALMENTE, para o chefe de uma nação como o Brasil, se faz preciso uma melhor colocação das palavras utilizadas, inclusive, precisa tirar o tom raivoso como tem falado. Afinal, o cargo tem dias de sol e de chuva.
Parabéns, companheiro. Vi uma reflexão, sem viés ideológico, com postura de verdade.
Sabendo-se da responsabilidade e liturgia do cargo.
Sem contar o número de besteiras nesses 100 dias. Sem projeto e olhando pelo retrovisor.
Lamentável, aproveite e comente sobre o 8 de janeiro, pois temos irmãos presos em detrimento de poder.
Pacheco foi prometido cadeira no STF, bem qualificado, pares dos demais. (Salvador-BA).