O rico universo das redes sociais tem permitido tanto a proliferação de verdades e informações úteis, como Fakes News com todo tipo de maldades que desconstroem a uns ou favorecem aos interesses malévolos de outros. Nas últimas eleições, por exemplo, já foram utilizados todos os recursos nos dois sentidos, beneficiando ou prejudicando conforme a direção aplicada. Daí é que já existe uma CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito constituída na Câmara de Deputados, justamente para investigar o mau uso dessa tecnologia. Não tenho dúvidas de que será um eficiente instrumento a ser utilizado por todos os Partidos nas futuras eleições. E nesse sentido, quanto mais frouxa estiver a legislação, mais e mais essa guerra de baixarias será utilizada.
Foi exatamente nas redes sociais que circulou a foto da ilustração acima, usada numa das manifestações, a qual achei bastante sugestiva pela analogia que inspira diante de duas situações que merecem fazer parte do debate público, urgentemente. Na maioria dos hospitais pelo Brasil à fora, a classe médica e demais servidores da saúde são duramente sacrificados, diante da indisponibilidade de profissionais para atender a enorme demanda de pacientes com necessidade de urgência médica, ou seja 1 x 20, 30 ou 40! Inversamente, os nossos prezados parlamentares podem contratar até 25 Assessores cada um, com salários variados até R$15.698,00, o que representa para a Câmara um custo mensal de R$ 54,0 milhões! E a Saúde? Ao deus dará…
Há um quadro de dicotomia entre a intensidade da tragédia viral que se alastra no país e o limitado grau de preocupação e envolvimento de certas autoridades no esforço de combater o vírus. A indiferença tem sido gritante, e no noticiário já virou rotina aquele breve espaço reservado à estatística dos números de infectados e mortos no país pelo COVID-19! No resto do tempo, as televisões valorizam os amplos conflitos entre os três Poderes da República, o processo de desconstrução da Lava Jato, o debate na Câmara sobre o Fake News, a discussão sobre possíveis candidatos para a Presidência em 2022, etc. Pelo tipo de debate se conhece quais são as prioridades nacionais! Impressionante, mas é a nossa mais pura realidade.
Em paralelo a tudo isso o Presidente da República após superar a infecção sofrida pelo Coronavírus, logo na primeira agenda oficial para uma inauguração em Campo Alegre de Lourdes-BA, ao descer do avião em S. Raimundo Nonato-PI, montou num cavalo, retirou a sua máscara e foi para o meio da multidão, sorridente e empolgado, vibrando no ar o seu chapéu de couro, num evidente clima de campanha eleitoral antecipada e permanente, e sem qualquer prudência perante o povo. Não é à atoa que a primeira Dama e mais oito Ministros do seu Governo já testaram positivo, também.
Diante de todo o contexto de uma crise sanitária dessa dimensão, com impactos perturbadores sobre todos os demais segmentos econômicos garantidores da vida do cidadão, e do sustento institucional do Estado brasileiro, causa profundo desalento ver a indiferença e a falta de solidariedade com o sentimento de dor de quantos brasileiros estão sendo afetados. Chega a ser inacreditável ver o Presidente, numa coletiva, olhar na direção dos seus Assessores e perguntar com ar de indiferença: “Não tem ninguém morrendo por falta de atendimento médico, tem?”. Certamente os bajuladores dão o sinal de concordância…
Os agravantes são desafiadores e repercutem de forma dramática na vida de cada família, de cada empresário e de cada trabalhador – desempregado ou não -, induzindo-os a se reinventarem no processo de recuperação.
A realidade brutal é que ao lado do Vírus Invisível (COVID-19) existem outros Vírus Visíveis e velhos conhecidos de todos nós, para os quais não há a necessidade da vacina, mas, sim, a eficaz arma do VOTO CONSCIENTE. E, assim, vamos acreditar que pelo menos um desses dois vírus será debelado das nossas vidas, pelo próprio povo!
Autor: Adm. Agenor Santos, Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade – 09/08/2020
11 Comentários
Caro Agenor, os especialistas na área da saúde ou da política, ainda não tem a resposta para essa pergunta. Não obstante, ainda sem a eficácia comprovada, a vacina para o covid-19 (CoronaVac), está em fase de teste. Enquanto isto, para combater o outro vírus, a vacina já foi testada e aprovada com 100% de assertividade, cujo nome é: O TÍTULO ELEITORAL!.
Excelente colocação amigo e irmão Agenor, vamos votar com consciência nessa próxima eleição, quem sabe começando a mudar as peças nos municípios agora não mudaremos no congresso em 2022. (Maracás-BA).
Mais uma bem idealizada crônica semanal de sua autoria, com enfoques equilibrados da situação vivida no país pela pandemia, que já supera cem mil mortes infelicitando igual número de famílias. Mas quero elogiar, particularmente, mais um fecho irretocável de seu trabalho semanal, quando você alerta para a capacidade de cada cidadão brasileiro para, pacificamente, por meio do VOTO CONSCIENTE, colocar um ponto final nessa “zona” em que se tornou o Brasil. (Salvador-BA).
Agenor Santos, sempre coerente. Parabéns pela excelente postagem, como sempre. (Salvador-BA).
Quais são as nossas prioridades? Lamentavelmente não são as que nos levará a mundo melhor. Conviver com o vírus da ignorância é muito mais difícil que com Covid19.
Parabéns mais uma vez pelo belo texto. (Irecê-BA).
Infelizmente, não sou tão otimista quanto a debelar o vírus da velha e execrável política. Temos, como exemplo, o prometido pelo Presidente da República, quando em campanha eleitoral, que iria acabar com a ignóbil política do “toma lá dá cá”. Parabéns por mais esta crônica, a qual seria um remédio eficaz para a elisão deste segundo vírus, se os leitores a lessem e aplicassem. (Maceió-AL).
Parabéns, Agenor! Muito boa a sua crônica! (Salvador-BA).
A vacina para imunizar a humanidade contra o Covid 19 está próxima de ser realidade. Não se sabe quanto custará a dose, quantas doses deverão ser aplicadas para obter-se a imunização. “A eficaz arma do VOTO CONSCIENTE” não passa de utopia. Quem tem o menor conhecimento de como funciona a política no interior desse Brasil imenso, sabe o que estou falando. Serão necessárias muitas gerações para alcançarmos essa “arma”. (Salvador-BA).
Sempre coerente. (Irecê-BA).
Disse tudo! (Salvador-BA).
Caro Poeta, bom dia.
Os argumentos constantes de sua crônica sob comento são, de fato e indubitavelmente, aderentes, pertinentes e oportunos. Acrescentaria apenas que a viralidade detectada nos é endêmica e pandêmica, desde sempre.
Muito me chamou a atenção o cartaz inicial de sua crônica – “1 para 20 X 20 para 1” – uma desproporção vergonhosa com a qual a sociedade, leia-se nós, convive, modo geral, pacífica e harmoniosamente há tempos, pra nossa tristeza e infelicidade. Aqui e acolá se ouve uma voz destoante, mas incapaz de modificar a realidade atroz.
Peço vênia para contraditar seu último parágrafo, apenas. Não como crítica. Talvez como desabafo. Afinal, para que de fato pudéssemos exercer VOTO CONSCIENTE com vistas a debelar a crise moral que norteia a classe política em atividade Brasil afora (e também adentro), é IMPRESCINDÍVEL que tivéssemos quadros desse jaez. Sem embargo e ao que parece, esse requisito não integra, no geral, o perfil dos que se aventuram nesse seara …