O cinema brasileiro está em constante evolução, com produções consagradíssimas, envolvendo grandes nomes, um dos temas abortados que mais faz sucesso entre os telespectadores são os relatos da vida em filmes biográficos de personalidades que marcaram a história brasileira. Como, por exemplo, “Nada a perder – Contra Tudo. Por Todos”, uma das principais estreias deste fim de semana.
Edir Macedo no cinema
Com direção de Alexandre Avancini e roteiro de Stephen P. Lindsey, que tem em seu currículo filmes como “Para Sempre ao Seu Lado”, o longa é uma das apostas do cinema nacional em 2018. Retratando a história do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, e dono da emissora Rede Record, o filme promete encantar e emocionar o público.
Com cerca de quatro milhões de ingressos vendidos na pré-venda, “Nada a perder” surpreende os telespectadores e já é líder entre as bilheterias nacionais deste ano. Pensando nisso, confira outras personalidades brasileiras que viraram filme:
Chico Xavier
O filme de Chico Xavier foi lançado em 2010, com o objetivo de retratar a história dessa personalidade marcante que afirmava ouvir vozes de pessoas que já haviam falecido. Chico que foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo, conquistou milhares de fãs durante sua passagem pela vida. Com direção de Daniel Filho, o filme mostra detalhes que fizeram toda a diferença em seus mais de 400 livros psicografados, que pregavam a paz e estimulavam a caridade.
Cazuza
“Cazuza – O Tempo Não Para”, de 2004, teve a missão de retratar a vida profissional de pessoal de Cazuza. O cantor que morreu aos 32 anos, foi um ícone da música na década de 90, tendo grande reconhecimento até os dias de hoje. Além de fazer sucesso com o Barão Vermelho, o compositor e cantor também levou seu nome a milhões de corações brasileiros em sua carreira solo, com produções que marcaram a história da música brasileira.
Lula
Baseado na história de Luiz Inácio Lula da Silva, “Lula, o Filho do Brasil”, lançado em 2009, conta toda a trajetória do ex-presidente desde sua infância até chegar a política. Retratando os tempos em que passou no interior do Pernambuco, até os tempos de militância sindical em São Paulo. Dirigido por Fábio Barreto, a produção foi a mais cara do cinema brasileiro, com mais de 17 milhões em investimentos.
Zezé Di Camargo e Luciano
O filme “2 Filhos de Francisco”, dirigido por Breno Silveira, foi lançado em 2005. Baseado na vida dos cantores sertanejo Zezé Di Camargo e Luciano Di Camargo, o longa conta a trajetória da dupla desde os tempos de meninos em Goiás, até chegar ao grande sucesso nacional.
Elis Regina
Lançado em 2016, o filme “Elis”, mostra relatos da vida de Elis Regina que fez grande sucesso no Brasil por sua competência vocal, presença de palco e musicalidade. Sua carreira foi marcada por grandes letras musicais e um reinado de fãs. Dirigido por Hugo Prata, o longa retrata os momentos altos e baixos da vida de uma das maiores vozes do Brasil.
Pelé
A história do maior jogador de futebol de todos os tempos virou filme em 2016. Responsável por fazer diversos gols que marcaram a trajetória do Brasil, o filme “Pelé – O Nascimento de uma Lenda”, traz em seu enredo cenas ilustres da vida de Edson Arantes do Nascimento. Com direção de Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist teve em torno de 2,3 milhões em bilheteria.
Tim Maia
Lançado em 2014, “Tim Maia” foi baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”. Entre cenas alegres e emocionantes, o longa retrata os 55 anos da história de um dos artistas mais importantes e respeitados da música brasileira. Com direção de Mauro Lima, o filme contou com participações de grandes atores como Alinne Moraes e Cauã Reymond.
Renato Russo
Somos Tão Jovens”, lançado em 2013, conta a história de Renato Russo na era da música. Com direção de Antonio Carlos da Fontoura, o filme mostra como foi a construção da Legião Urbana, onde Renato iniciou uma trajetória como umas das maiores bandas do rock brasileiro.
Gonzaga
O filme biográfico “Gonzaga – De Pai Pra Filho”, do artista nordestino que ganhou o carinho de muitos pelo Brasil, estreou em 2012. Conhecido como o Rei do Baião, o longa dirigido por Breno Silveira, gira em torno da história do astro mostrando, inclusive, a relação com seu filho, Gonzaguinha.
Cassia Eller
Composto por imagens marcantes, o filme documentário “Cássia”, traz em suas cenas a história de uma mulher que marcou o Brasil com sua voz e sua personalidade. Dirigido, por Paulo Henrique Fontenelle, além de relatos inéditos da vida pessoal da cantora, o filme mostra os altos e baixos da carreira da Cássica Eller que morreu em 2001.
Noel Rosa
O filme “Noel – Poeta da Vila”, de 2006, é um clássico que conta a história de um dos maiores sambistas da década de 30, que faleceu aos 26 anos. Estudante de medicina, o carioca que encantava todos com o seu carisma, tocava em uma banca regional junto com seus amigos. Com direção de Ricardo van Steen, o filme apresenta a vida de Noel, compositor da Com Que Roupa? , um dos grandes sucessos da história do samba e da música popular brasileira.
Fonte: http://gente.ig.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 01/04//2018