Ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior deverá ser a nova presidente da Caixa Econômica Federal, no lugar de Jorge Hereda. A escolha da petista para comandar o banco público tem a ver com a importância que Dilma Rousseff dará em seu segundo mandato aos financiamentos com juros subsidiados, principalmente para o programa Minha Casa, Minha Vida.
Dilma também deverá trocar o comando do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os nomes analisados pela presidente estão o de Alexandre Abreu, atual vice- presidente de Crédito do BB, e o de Paulo Rogério Caffarelli, secretário executivo do Ministério da Fazenda, que foi o principal interlocutor da equipe econômica na transição do comando do ex-ministro Guido Mantega, para o novo ministro da pasta Joaquim Levy.
A decisão sobre o comando dos três bancos deverá ser confirmada na próxima semana, antes da viagem da presidente Dilma Rousseff para a Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos. A viagem está marcada para o próximo dia 21.
As substituições foram conversadas na última sexta-feira em reunião de Dilma com o chamado núcleo político de seu segundo mandato, integrado pelos ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Secretaria Geral, Miguel Rossetto; de Relações Institucionais, Pepe Vargas; da Justiça, José Eduardo Cardozo; das Comunicações, Ricardo Berzoini, e da Defesa, Jaques Wagner (Defesa).
A decisão de troca já foi comunicada inclusive ao atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na mesma sexta-feira, quando ele teve uma audiência com Dilma.
Fonte: http://economia.ig.com.br/2015-01-11/belchior-deve-ser-nova-presidente-da-caixa.html
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 11/01/2015
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios