A DPCO (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma enfermidade diretamente ligada ao tabagismo que, segundo dados do DataSUS, mata em média 100 pessoas por dia no Brasil. Além de ser extremamente perigosa, ainda não há cura para ela, de acordo com a Associação Brasileira de Portadores de DPCO.
Em São Paulo, estima-se que 1 milhão de pessoas tenham a doença, que, apesar da grande incidência, ainda não é muito conhecida pela população. Outro dado alarmante é que, segundo um estudo, aproximadamente 70% dos pacientes permanecem não diagnosticados.
A doença atinge o sistema respiratório e causa diminuição da capacidade respiratória por conta da obstrução das vias aéreas e perda de função pulmonar. Aproximadamente 11 milhões de pessoas no Brasil têm DPCO, de acordo com os dados do DataSUS.
“Apesar de não conhecermos a cura da DPOC, o tratamento melhora muito os sintomas e a qualidade de vida do paciente”, informa a associação em seu site.
Segundo a entidade, este tratamento deve começar com uma mudança do estilo de vida, principalmente deixando de fumar e passando a fazer uso de medicamentos para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Fonte: Yahoo Notícias
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 01/09/2016