A partir de agora, de acordo com um decreto do governo, os documentos digitalizados passam a produzir os mesmos efeitos legais dos documentos físicos ou originais.
A certificação digital é uma importante ferramenta para assegurar a integridade, autenticidade e segurança de documentos no universo online
O Brasil acaba de dar mais um passo em direção à modernização do uso de documentos digitais.
A partir de agora, de acordo com um decreto do governo, os documentos digitalizados passam a produzir os mesmos efeitos legais dos documentos físicos ou originais.
O decreto nº 10.278 faz parte do artigo 3º da Lei de Liberdade Econômica e foi publicado no dia 18 de março de 2020.
De acordo com Marcelo Araujo, diretor comercial da eBox Digital, além de modernizar e agilizar os processos das empresas, o decreto também contribui para evitar a disseminação do coronavírus, uma vez que a prática diminui consideravelmente o contato físico entre as pessoas e o seu deslocamento.
O diretor explica ainda que, para ter valor jurídico, os documentos digitais, além de assinados eletronicamente, devem ter o certificado digital.
“A certificação digital é uma importante ferramenta para assegurar a integridade, autenticidade e segurança de documentos no universo online”
Como funciona a certificação digital?
Na certificação digital um algoritmo é utilizado para codificar e depois decodificar as informações no ambiente virtual.
As chaves aplicadas para esse fim podem ser simétricas ou assimétricas. No primeiro caso, emissor e receptor usam a mesma chave para acessar as informações criptografadas.
Já no modelo assimétrico, são usadas duas: uma privada e outra pública. A privada é única e deve ser aplicada para decodificar os dados enviados pela chave pública.
Em que casos pode ser feita a certificação digital em documentos?
Ela pode ser usada em diferentes casos:
– Realização de operações bancárias;
– Assinatura de documentos pela Internet;
– Envio de declarações da empresa;
– Emissão de notas e de outros documentos fiscais;
– Aval da validade jurídica de arquivos eletrônicos;
– Assinatura de documentos pela Internet.
O que é necessário para digitalizar documentos com certificado digital?
A melhor opção para realizar a digitalização de documentos com certificado digital é contratar uma empresa especializada em prestar esse serviço.
Uma delas é a eBox Digital, especializada na guarda, digitalização e gestão dos documentos físicos e digitais.
A empresa escolhida será responsável pelos procedimentos de captura, organização e guarda física dos arquivos, se necessário.
Além de certificar todos os arquivos, é possível implementar um sistema de gerenciamento para otimizar processos, reduzir despesas e garantir a segurança dos arquivos contra danos e extravios.
E quais as vantagens da utilização de documentos digitais?
Além de contribuir para a saúde pública e agilizar os processos, o uso de documentação eletrônica tem ainda muitas outras vantagens:
– Maior facilidade de localização de documentos;
– Economia de tempo dos colaboradores;
– Facilidade para atualizar o conteúdo dos documentos;
– Maior proteção dos dados dos documentos;
Por que arquivos físicos são ultrapassados?
Além de ocupar muito espaço, com o tempo é preciso contratar um colaborador apenas para cuidar destes documentos.
Isso sem falar nos custos de manutenção e de aluguel de espaço para guardá-los e da preocupação com possíveis perdas, roubos e sinistros.
Por isso é importante escolher uma empresa idônea e especialista na área. Assim é possível garantir a legalidade e proteção dos documentos digitais.
Fonte: https://www.segs.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 13/05/2020