Nordeste vive a pior seca em mais de 50 anos. Se antes encontrava-se um pouco de água, agora ela desapareceu completamente em várias regiões que virou deserto.
A partir de dados de satélite e das fundações que monitoram a seca no Brasil, uma organização ligada ao ministério da Ciência e Tecnologia mapeou as áreas mais secas. Elas estão espalhadas por 11 estados brasileiros: todos os do Nordeste e dois do Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo.
Somadas, as áreas em vermelho, chegam a 70 mil km². Isso é praticamente três vezes o estado de Sergipe.
Algumas cidades estão tão secas e já foram tão degradadas pelo homem que já não têm mais vida. Em quase 20 anos, a população que vivia no interior do Nordeste caiu 12%. Isso porque muitas terras da zona rural ficaram bem parecidas com desertos depois de décadas de exploração.
Quase 5% do Nordeste já têm características de deserto e essa área pode aumentar ainda mais.
No link a seguir, você pode acompanhar o estudo que foi realizado e as consequências que estamos vivenciando: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/11/estudo-faz-mapeamento-das-areas-mais-secas-do-brasil.html
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade – 12/11/2015
1 comentário
Boa noite a todos! É verdade que o desmatamento proporcionado pelo homem sem nenhum controle e/ou fiscalização agride e muito o meio ambiente. Porém, quando leio um texto como este, onde o nordeste é mais uma vez citado de forma lamentável, aí eu fico com RAIVA. Muita RAIVA e perco até a minha compostura. Por isto mesmo peço-lhes as minhas antecipadas desculpas. Acontece que o Brasil sempre foi governado por incompetentes e verdadeiros aproveitadores das benevolências que somente o nosso erário é capaz de proporcionar. A transposição do São Francisco, por exemplo, foi e é uma verdadeira cagada do PT. Digo isto sem medo de errar porque qualquer leigo sabe, perfeitamente, que nenhum político gosta de enterrar tubos para levar água para quem precisa dela ou para onde quiser. Nenhum eleitor consegue ver tubos enterrados. Por isto mesmo que os malandros do PT preferiram abrir as ridículas VALAS a céu aberto para transportar, de forma inadequada, as águas do quase morto São Francisco. Trata-se das chamadas “OBRAS DE FACHADA” para que assim todos vejam e digam: “Olha lá a obra que Lula fez! Em 2018 vou votar nele!” Ora, com o dinheiro gasto nesta obra não seria melhor encher o território brasileiro de ADUTORAS ou TUBULAÇÕES numa rede capaz de interligar as águas de todos os estados brasileiros idêntico a nossa rede elétrica? Assim, quando existisse escassez de água em algum local bastaria bombear a mesma de um ponto para outro, pois água é o que não falta no nosso país. Consultem o mapa das bacias hidrográficas Brasileira na rede e tirem suas próprias conclusões. A titulo de exemplo é graças a sua rede de adutora (tubulações) que a Petrobras manda gasolina, óleo e outros derivados para qualquer ponto do país sem nenhum problema e faz isto através de satélite. Ou seja, liga as bombas via satélite e o produto chega no seu destino sem nenhum problema. O que se ver neste país de malandros são pesquisas inúteis, Ministério disto e daquilo, mas solucionar o problema da água no nordeste e até mesmo no sudeste,como é o caso de São Paulo, isto aí estes vagabundos incompetentes não fazem! Na verdade, estes vagabundos só sabem mesmo é desviar dinheiro publico através das incontáveis armações e das inúteis obras faraônicas e superfaturadas! Sai governo, entra governo, e no nordeste a água continua sendo moeda de troca (votos) através dos famosos carros pipas!