Na manhã da ultima sexta-feira, 27/04/2018, foi realizada a abertura oficial da 10ª edição do Festival do Umbu, em Uauá-Ba. Agricultores (as), cooperados (as), estudantes, líderes comunitários, representantes estaduais, municipais e de organizações sociais estavam reunidos durante a solenidade.
A presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, ressaltou o caráter histórico da edição que comemora 10 anos de valorização da Agricultura Familiar e da sociobiodiversidade da Caatinga. “Estamos aqui hoje fazendo a abertura do 10º Festival do Umbu, uma edição histórica pra Coopercuc, no sentido de construir a convivência com o semiárido, no contexto da produção e beneficiamento de frutas nativas. Nós utilizamos esse espaço para mostrar o que nós conseguimos fazer aqui na região, um trabalho tão bonito, em nome da Coopercuc. Hoje, nós temos 271 cooperados, mas a gente trabalha com mais de 2 mil famílias. Isso significa muito pra gente”, destacou.
Para o prefeito municipal de Uauá, Lindomar Dantas, a união entre Canudos, Uauá e Curaçá, através da Coopercuc, é um entrelaçamento de forças, ideias e iniciativas. O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou sobre a diversidade gastronômica da região que valoriza os produtos da Caatinga através de movimentos e eventos como o Festival do Umbu.
Os cooperados e cooperadas foram representados por Maria Dalva Ferreira Matos, que integra o grupo de fundadores da Coopercuc. A agricultora reafirmou a luta social que desenhou a história da cooperativa e destacou a importância do engajamento político para a conquista de políticas públicas e manutenção de direitos conquistados. Aroldo Shistek, representante do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, ressaltou sobre a união de milhares de famílias em torno de uma produção sustentável, na luta pelo fundo de pasto que preserva o meio ambiente.
A abertura também contou com a presença da secretária da Sepromi, Fabya Reis, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Pró-Semiárido, da Superintendência de Assistência Técnica (Bahiater) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). Também compuseram a mesa o presidente da Câmara de Vereadores de Uauá, Rodrigo de Zé Mário, o prefeito de Canudos, Genário Rabelo, o Deputado Federal da Bahia, Afonso Florence, os Deputados Estaduais Fátima Nunes e Zó. Representantes da ASA, Sasop, Efase, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Uauá e Canudos, Sebrae, Central da Caatinga, Consea Estadual e Univasf.
Além das autoridades acima mencionadas, se fez presente o Senhor José Deusimar Loiola Gonçalves – (DEUSIMAR DAS ABELHAS) Apicultor de Monte Santo/BA – Técnico em Agropecuária – Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado – Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas – Licenciado em Biologia – Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Acadêmico da UNITAU-EAD- Polo de Tucano – Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Melipoinicultura.
A programação do Festival prosseguiu até no sábado, 28/04/2018, com exposição de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, espaços de formação, apresentações e concursos culturais e shows musicais. O 10º Festival do Umbu é realizado pela Cooperativa Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com apoio do Governo do Estado da Bahia, das prefeituras de Canudos, Uauá e Curaçá e de organizações sociais parceiras.
Fonte: http://www.coopercuc.com.br – Comunicação Coopercuc
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 30/04//2018