E de repente os 19 anos chegou… Chegou, chegando pra celebrar uma data muito especial no território de São Mateus, no Pro Morar Rio Claro. No dia 14 de abril festejamos. Nesses 19 anos já se viveu muita coisa, eu particularmente cheguei em julho de 2017 e não imaginava a grandiosidade desse espaço, da potência desse equipamento. Em 2019 o CEU São Rafael debutou, 15 anos que remexeu e marcou a memórias de muitos. O evento foi fato histórico, pra ser registrado em Projeto de Livro e em arquivo de faculdade.
Foi uma festa pra tirar o chapéu pra toda a equipe da Gestão e colaboradores. Depois os outros aniversários tiveram suas marcas. Devido a pandemia, tivemos formato inédito online, com distanciamento, máscara e muito álcool em gel. Em 2022 fizemos os 18 anos, a maioridade chegou…
Junto a maioridade as responsabilidades, e pra tantas responsabilidades a equipe da Gestão do CEU São Rafael mais uma vez esteve presente e não foi pouco… Dá-lhe cursos, aulas, mutirão, atendimentos, parcerias, projetos, aquele cuidado que só quem recebe sabe.
Aí quando você pensa que não pode melhorar, que não pode surpreender, que não pode ser surpreendida, eis que a equipe da Gestão do CEU São Rafael se supera e realiza um evento não só pra guardar na memória, mas no coração de tão lindo e acolhedor. Foi uma festa que uniu os 19 anos de trabalho, que mostrou um pouquinho do nosso trabalho, que contou com convidados ilustres, dentre eles, VOCÊ ! Você que veio, que participou, que dançou, que assistiu, que se formou, que trouxe o filho pra dançar… Você que está lendo, vendo e assistindo um pouquinho desse trabalho. O post hoje é em homenagem à um equipamento de Educação Integral, mas principalmente para as pessoas que lá convivem, trabalham, frequentam ou que simplesmente acompanham o meu trabalho e o de tantos outros que acreditam que a educação, a cultura, o esporte e o lazer transformam vidas.
Os 19 anos do CEU São Rafael começou a ser planejado meses antes, cada um pensou em um detalhe e compartilhou com a equipe para ver o que era mais viável.
Como toda festa, a nossa não foi diferente das que acontece em nossa família, pois também somos como uma família; teve uma correria pra tudo ficar pronto. Teve compra de última hora, bolo que só ficou pronto no meio da madrugada, ensaio de banda, prévia de decoração, atraso pra começar, mas quando começou foi um espetáculo, um show mais atraente que o outro.
Nosso aniversário contou com a presença ilustre de nossos munícipes, moradores aqui do bairro e com representantes da DRE São Mateus, DICEU, Supervisão Escolar, ETEC, Centro Paula Souza, Instituto Izaias Luzia, Rotary Club, Vereadora Sandra Tadeu e Gilson Barreto, formandos do curso de Assistente administrativo, além das atrações artísticas que merecem toda atenção a parte.
E que emoção ao ouvir tantos relatos sobre a função social do CEU. Mais emocionante ainda foi ver os olhos do professor brilharem a cada entrega de certificado. Pra nós então, chega arrepiar a pele, é a certeza de que fizemos um pouquinho da diferença no território em que estamos. Dentre os formandos era possível encontrar alunos que já foram de nossas Unidades, mães de alunos, enfim, pessoas que reconhecem o CEU São Rafael como local de transformação de realidades.
Ah, as atrações artísticas… foi uma mistura de show, com homenagem, com presente…Estou maravilhada até agora.
Primeiro o show de Gustavo Simões e Felipe com o hit “Santo dos Solteiros” e o sertanejo que a plateia aplaudiu de pé. Foi a segunda vez que a dupla que emplacou o sucesso nas plataformas de música digitais participa conosco e nos deixa na torcida para a próxima.
Nossa segunda atração foi uma revelação meio que descoberta ao acaso pelas redes sociais e que embalou a galera, Angela Rocha e Fabiano com os sucessos que tocam em todas as festas de família. A Angela é nossa companheira de trabalho aqui do CEI São Rafael, uma baita profissional da educação e que pela primeira vez pisou em um palco. Com certeza, memorável pra ela e pra nós. Pra mim então, nem se fala. Como já diz a letra ” Meu coração é festeiro…” e vê-la cantar, agora é motivo pra festa.
Depois, a apresentação de ballet das alunas da Professora Alessandra e do Projeto Extensão de Jornada foi um mimo, sem palavras pra descrever tanta doçura e energia.
Enquanto acabávamos de assistir a energia das crianças na apresentação de ballet, fomos surpreendidos com a vitalidade da dança de roda do Grupo Melhor Idade sob coordenação do Núcleo de Esportes, que mais uma vez o público dançou junto. O público e os funcionários, porque quem não estava no grupo dançando no palco, estava nos bastidores…
Aí você pensa, acho que chega, vamos pro final…Final??? Ainda está cedo pra acabar o que está tão bom e bonito.
A atração Samba Certeiro acertou o coração dos presentes. O que falar de um show no qual um dos cantores é seu amigo pessoal e amigo de trabalho? Júlio Carvalho Sobrinho juntamente com Everson Pessoa e banda fizeram um show envolvente, carismático e que mais uma vez abalou memórias com as letras dos sambas.
Agora sim, você deve pensar, fim. Não, não foi o fim!
Que apresentação lúdica do Projeto PIAPI, e que talento grandioso dos artistas do Projeto GURI. Cada toque, cada acorde, cada nota…
Por falar em nota, em toque, o que era aquela bateria da Escola de Samba Cabeções da Vila Prudente? Foi um presente para nós!!! Cada TUM,TUM era um pulsar, uma alegria contagiante. Cada passo do Mestre sala, da Porta Bandeira e da Passista entusiasmava ainda mais a plateia.
Modéstia a parte, de uma coisa eu tenho certeza, os melhores artistas estiveram no palco do CEU São Rafael, cada qual com seu talento, com seu show!!!
Outro show foi a participação de nossos leitores em mais uma feira de troca de livros promovida pela nossa Biblioteca Mario Palmério. Foi lindo presenciar as famílias escolhendo os exemplares, alguns realizando a leitura ali mesmo, por prazer, por lazer, por simplesmente gostar…
Agora sim, chegamos ao fim. Pra finalizar, tivemos o momento de confraternização com a comunidade, com direito a bolo e refrigerante e o desejo de que o aniversário de 20 anos venha fazer história.
Abaixo um pouquinho do trabalho da equipe da Gestão do CEU São Rafael, dos colaboradores e dos voluntários, (sim, sem eles as coisas não acontecem…). Agradecida por todo empenho e dedicação. #aidemimsenaofossemvoces
Veja todas as fotos e vídeos da festa:
https://www.facebook.com/search/top?q=ceu%20s%C3%A3o%20rafael
Fonte e Texto: Hilda de Jesus dos Reis Neres
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 26/04/2023