Domingas Ferreira dos Santos “Dunga” como carinhosamnte era chamada por todos, em sua memoria e recordação, queremos que este dia seja especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós, a capacidade de recomeçar a cada ano.
Como você gostava de viver o mais intensamente possível, arriscar sempre dentro de suas possibilidades e disponibilidades, sabemos que se você estivesse viva aos 100 anos para viver outros 100, ainda não teria tempo para fazer tudo o que queria fazer.
Domingas, nasceu em 06/07/1917 na Fazenda Laje do José, município de Cansanção, estado da Bahia, .filha de Justino Ferreira dos Santos e Zeferina Ferreira doa Santos, ambos já falecidos.
Em 27 de julho de 1943, casou-se com o senhor Evilazio Lunguinho de Carvalho, na cidade de Cansanção, estado da Bahia, permanecendo no mesmo local do seu nascimento.
Desta união conjugal, nasceram dez filhos (cinco morrem ainda criança e por respeito, vou declinar os seus nomes), sendo os sobreviventes: Silvia de Coelho, Argemira de Carvalho, Florisvaldo Ferreira dos Santos, Adão Ferreira dos Santos (este falecido em 06/06/2018) e Maria das Graças de Carvalho. Além destes, adotou, como se filha fosse, a Hermínia de Moraes (Mirá), a qual permaneceu como membro da família até a década de 80, ocasião em que constituiu sua propria familiafamília.
Pessoa humilde, trabalhadora, respeitada e respeitadora, dotada de uma honestidade irreparável, criou e educou todos os seus filhos com o suor do seu rosto no incansável trabalho como costureira, lavradora e dona de casa.
De terça a domingo, alem das costuras que fazia, juntamente com o seu esposo, cultivava os produtos para subsistência da família, ao mesmo tempo em que cuidava do seu pequeno criatório que era composto de caprino, ovino e suíno, além de aves de varias espécies.
Na segunda feira (dia da feira na cidade de Cansanção/BA), transportava os produtos colhidos e/ou angariados durante a semana (feijão, farinha, milho, mamona e licuri, animais e ovos) para serem comercializados na feira livre da cidade.
Era uma pessoa consiliadora e dotada de uma sensibilidade impar, capaz de tirar a roupa do corpo para servir ao semelhante que lhe procurasse.
Faleceu em 09/04/2013, cujos descendentes são compostos de 10 filhos, 14 netos, 30 bisnetos e 5 cinco trinetos.
Fonte de pesquisas: Florisvaldo Ferreira dos Santos, Leôncio de Carvalho, Nede de Carvalho, Varlene Fernandes dos Santos, Silvia Coelho, Mainar Coelho, Maria das Graças, Argemira Carvalho, Adão Ferreira dos Santos, Sergio de Mainar, Maria Auxiliadora, Antonio Cesar, Nelson de Carvalho e outros.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 06/07/2018