Na década de 40, mesmo antes da emancipação do município de Cansanção, sob a coordenação do Monsenhor Padre Francisco Cesar Berenguer, pároco da Igreja Matriz da cidade de Monte Santo/BA, foi construída uma capela na Fazenda Caetano (hoje município de Cansanção/BA), cuja padroeira foi instituída Nossa Senhora dos Remédios.
Durante muitas décadas, a capela se tornou um ponto de fé e religiosidade para os sertanejos da região e adjacências, tendo como referencia, os batizados, as crismas, os casamentos, as procissões, as novenas e as trezenas que eram realizados em datas especiais, determinadas pelo Padre Berenguer.
O mês de maio era especialmente dedicado a Maria e a oração do Santo Terço, que era realizados todos os dias, até o dia trinta e um, ocasião em que era feito o encerramento com apresentações locais, tendo como atração principal a “BANDA DE PIFAROS DO CAETANO E CALDEIRÃO DOS VAQUEIROS – BAHIA – BRASIL”, que você pode conhecer clicando no link a segui: https://www.youtube.com/watch?v=pfw1EMyVCbI.
Com a morte do Padre Berenguer e muitos dos representantes da comunidade, a tradição foi perdendo a força e o interesse por parte de alguns lidere religiosos da época.
Em 2013, sob a coordenação do Padre Nelson e representantes das comunidades religiosas da região e sociedade civil organizada, teve inicio um trabalho de recuperação da capela, o que efetivamente aconteceu em 2017.
Com a restauração e inauguração da Capela, além as atividade que são realizadas pela comunidade local, foi estabelecido um calendário para a celebração do Terço dos Homens a ser realizado todo “primeiro Domingo de cada mês”, que em abril de 2019, foi rezado em 07 d abril.
Fonte: Natanael Ferreira de Souza – Licurí da Brahma – Fotos: Denice do Licurí
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 07/04/2019