Na ultima semana, nos dias 23, 24 e 25 de Julho 2015, a cidade de Cansanção sediou a XI Feira Regional de Economia Popular e Solidária e a III Feira de Agricultura Familiar de Cansanção.
As experiências e os produtos dos grupos econômicos e solidários do município de Cansanção e de toda a região foram expostos e comercializados.
A feira reuniu em seus três dias cerca de 150 produtores dos mais diversos segmentos, principalmente do artesanato, além de 18 Grupos Produtivos que fornecem os produtos da Agricultura Familiar via PNAE para alimentação das escolas de todo o município de Cansanção.
Na avaliação dos participantes, o evento contribuiu para a troca de experiências entre os grupos, que buscam comércio de partilha, cooperação, geração de renda e bem-estar dos trabalhadores, além de ter sido um importante meio de divulgação e comercialização dos produtos agroecológicos da região.
O Evento foi promovido pelo Grupo Regional de Economia Popular e Solidária (Greps), Comissão Municipal da Agricultura Familiar de Cansanção, composta do o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cansanção, HUMANA, UAPAC, (EBDA- BAHIA ATE), CMDS, Secretaria Municipal de Agricultura, ASCOOB, ARESOL E AREFASE e o apoio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), da Secretária do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Prefeitura de Cansanção e dos Centros Públicos Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, cuja finalidade básica era proporcionar o fortalecimento das práticas de economia solidária.
Contou com a participação de Oficinas Temáticas, Feira de Trocas, Exposição e vendas de Produtos da região, Artesanatos, Cinema Popular e Momentos Culturais (Teatro, Pífano, Sanfoneiro e Samba de Roda).
No ultimo dia, durante o café da manha, houve um momento especial em comemoração ao Dia do Agricultor.
Fotos: Gabriel Araújo
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade 28/07/2015
Florisvaldo Ferreira dos santos
Consultor de Seguros e Benefícios