CORNÉLIO BARBOSA DE SOUZA: Nasceu do Município de Queimadas, Estado da Bahia, mas sempre vinha a Cansanção para comercializar produtos como sal, açúcar, café, rapadura, farinha, e ai comprava mamona, milho, para revender em Queimadas. Era conhecido por todos da comunidade pois participou da organização da primeira “Igreja dos Crentes” em Cansanção, onde fixou residência. Atuou como escrivão na delegacia de polícia, tinha habilidade para conversar com as partes e resolver conflitos. Os delegados daquela época, eram escolhidos pelos prefeitos e não tinham formação acadêmica, por isso alguém como seu Cornélio, que escrevia e falava bem, fazia toda diferença. (Fonte: João Damasceno Barbosa, filho de Seo Cornélio).
MARTINIANO da MATA GUIMARÃES: Nos anos 40 e 50 do século XX, era conhecido como PAI VELHO, comerciante de miudezas e amigo de todos, tinha unhas enormes no estilo Zé do Caixão, usava suspensórios e andava com os bolsos cheios de doces, para amigos, afilhados e crianças.
Era proprietário de um caminhão cuja boleia de madeira era grande e linda, o motor era acionado quando era girada a manivela. Nos dias de feira livre transportava as pessoas das cidades vizinhas, povoados, fazendas e uma vez por semana fazia a conexão Cansanção – Ferroviária de Queimadas, onde os passageiros pegavam o trem com destino à “Bahia”.
RUA JOSÉ FERREIRA DA SILVA: Veio da Lagoa do Meio, era conhecido como DEDEZÃO. Foi delegado, sub prefeito da ainda Vila Cansanção. Foi presidente da Associação Cultural Maringá , presidente da UDN de Cansanção.
Dr. ANTÔNIO BALBINO: Nasceu em Barreiras, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1932, fez curso na Sorbonne de economia política. Voltando para Salvador, tornou-se professor de Finanças na Faculdade de Direito da Bahia, lecionou também na Faculdade de Filosofia.
Na política foi deputado constituinte estadual nos anos de 1937 e de 1947; foi deputado federal e ministro da Educação e Saúde no governo de Getúlio Vargas, foi governador do Estado da Bahia, ministro dos Negócios da Indústria e Comércio do governo João Goulart e senador até 1971.
É citado na música “Tradição” de Gilberto Gil, gravada pelo compositor em três álbuns: “Cidade do Salvador” (1973); “Realce” (1979) e “Tropicália II”, de Caetano Veloso, em 1993 – (Wikipédia).
MARECHAL LOTT: Henrique Batista Duffles Teixeira Lott nasceu em Barbacena, Minas Gerais. (16/11/1894). Militar e político brasileiro, atingiu o posto de marechal, foi Ministro da Guerra e concorreu à Presidência da República nas eleições de 1960. Ficou conhecido por preservar a ordem constitucional brasileira ao garantir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek e do vice-presidente João Goulart (Wikipédia).
Vejam todas as fotos na forma original que foram enviadas:
Fonte: Texto de Iolanda Damasceno Dreschers e Fotos: Arquivo do Cansanção – Espaço Cultural.
Blog do Florisvaldo – Informação om Imparcialidade – 05/02/2023
1 comentário
Parabéns Iolanda!
Muito gostaria de ver se multiplicar outras pessoas com a garra e a determinação da Iolanda, no sentido de resgatar e registrar e deixar viva a memoria e a historia do nosso município. Florisvaldo F dos Santos