Nem todos os amantes de aves são fascinados pelas espécies mais comuns. Mesmo as diferentes, como é o caso da cacatua, não chega a ser tão atraente para algumas pessoas quanto as aves exóticas. Pensando nisso, saiba que existem alguns tipos que é possível ter em casa ou fazenda.
As aves exóticas chamam atenção pela sua beleza exuberante e originalidade, por isso criam um fascínio nas pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, ter um animal diferente nem sempre exige muito trabalho. A maioria precisa de cuidados básicos, como dar ração, aplicar vermífugos e oferecer um abrigo confortável.
Se você se interessou pelas aves exóticas, saiba que é preciso morar em um local que seja adequado para criação. Por serem espécies selvagens, dificilmente você conseguirá mantê-los em casas urbanas. O mais recomendando é para quem tem moradia no interior ou uma fazenda.
Antes de adquirir um exemplar, verifique quais são as etapas necessárias para adotar uma ave exótica. É possível que precise da autorização do IBAMA para isso. É importante seguir as regras para não acabar adotando um animal de forma ilegal. Então, se mesmo assim você deseja ter um animal diferente, confira a lista dos que são possíveis criar em casa.
FALCÃO
O falcão é uma ave de rapina que pode ser treinada devido a suas habilidades. Ele é usado em aeroportos, por exemplo, o da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) como medita de segurança. Essa ave, quando treinada, captura outros pássaros que podem oferecer risco de colisão com as turbinas dos aviões.
Ele também pode trabalhar no controle de pragas urbanas e rurais, por exemplo, espantando pombos em silos e armazéns sem matá-los. Para quem curte aves fortes, predadoras e habilidosas, o falcão é uma ótima opção.
PAVÃO
O pavão é uma das aves mais belas. Sua plumagem grande e colorida atrai não só as fêmeas, como os seres humanos também. Ele é fácil de lidar, pois é dócil e adapta-se bem à vida em cativeiro. Não é uma ave interativa, mas sim ornamental. O pavão precisa de um local apropriado para viver, como chácaras, sítios e parques.
FAISÃO
O faisão é uma ave de coloração exuberante, corpo robusto, pernas e asas curtas. Seu grande topete amarelado chama atenção à distância. A ave se adapta bem em áreas pequenas, como viveiros de sítios e grandes quintais de residências. A criação de um faisão se assemelha aos de uma galinha.
CISNE
Assim como o pavão, o cisne não é uma ave que você irá interagir, mas sim admirar sua beleza. Ele é elegante e imponente. Todos param para observá-lo. De modo geral, lidar com o cisne não é difícil devido sua rusticidade. No entanto, diferente das outras aves, não é dócil, sobretudo quando se sente ameaçado.
A criação de um cisne exige custos baixos. Talvez o maior empecilho seja a necessidade de um lago na propriedade. Fora isso, basta proporcionar um pequeno abrigo na margem, aplicar vermífugos uma vez por ano e oferecer alimentos adequados.
Para conseguir alguma dessas aves exóticas, entre em contato com um criador de confiança e siga todo o processo de adoção de forma legalizada. Por último, consulte um veterinário especializado para saber mais sobre como cuidar e proporcionar uma vida adequada a esses animais.
Fonte: http://canaldopet.ig.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 02/11/2017