Fazer com que o cliente faça uma autovistoria parece ser um processo inseguro para a seguradora, mas na verdade é um processo extremamente seguro e eficaz. Isso porque a Autovist realiza a vistoria móbile, por meio de solução web,
interligada com ferramentas de análise e IA (Inteligência Artificial). A tendência é proporcionar para a seguradora a menor intervenção humana possível na análise de risco. “Esse é o nosso desafio. As seguradoras têm que se preocupar com a sua estrutura e com o seu negócio, por isso entregamos uma solução segura, prática, que traz um ganho de tempo, reduz o custo de investimento e é confiável”, enfatiza o sócio e diretor comercial, Leandro Consolmagno (à esquerda).
Consolmagno conta que o sistema pode ser totalmente desenhado para a necessidade da seguradora. “Nossa solução tem grande facilidade de ser implementada e é absolutamente personalizável para os critérios de cada seguradora.
A ferramenta melhora a experiência do cliente no processo de contratação do seguro, proporcionando um feedback positivo nas avaliações dos segurados”.
A Autovist possui sistema com desenvolvimento próprio que ajuda o analista de riscos. “Isso quer dizer que nós desenvolvemos internamente a solução e não dependemos de fatores externos para personalizar a ferramenta para qualquer que seja o foco da companhia. Nosso objetivo é facilitar e minimizar os erros no momento da análise de riscos”.
Além de automatizar o processo de vistoria, a seguradora também terá como retorno a redução de gastos. “Reduzimos os custos em média cinco vezes em relação ao modelo tradicional, sem contar com a tecnologia e inovação desenvolvida exclusivamente pela Autovist”, conta Leandro.
O sistema possui outros benefícios para todos os envolvidos, (seguradoras, corretores e segurados), como a realização da vistoria no tempo médio de sete minutos. “Agilizamos a emissão de apólice e análise de risco, além da satisfação do segurado em relação a diminuir a espera da vistoria. E enxergamos esses benefícios não somente para os seguros de automóveis, mas também para seguros de equipamentos, residência, empresarial e até mesmo na análise de sinistros para qualquer tipo de seguro”. E, claro, para que a seguradora sinta o reflexo destes diferenciais, “o próprio sistema possui um método para que o segurado seja estimulado a fazer sua autovistoria, por isso temos altíssimos índices de conversão do processo.
O passo a passo antifraude
Todo o processo funciona de forma intuitiva, o que facilita ainda mais o processo e traz credibilidade para a seguradora diante de seu cliente. A seguradora pode personalizar a ferramenta para todo tipo de seguro. “Depois de contratar uma apólice, automaticamente as informações do segurado são encaminhadas para o nosso sistema, que envia um link para o segurado, por e-mail ou SMS”. Segundo ele, esse link pode ser acessado por celular ou tablet. “E depois o segurado é guiado a registrar as fotos do veículo em detalhes, ou de qualquer outro objeto a ser segurado, como o painel de instrumentos e documento do carro”. E o diferencial desta ferramenta está justamente no que ele é capaz de fazer para evitar a fraude. “Temos métodos antifraude, por exemplo, concedemos uma série de informações com o cruzamento de dados, geolocalização e IA”.
Para ele, as seguradoras ainda estão tímidas neste processo. “Porque estão entendendo a tecnologia e o impacto em suas operações. Porém, o resultado até agora tem sido excelente e é uma grande tendência, com redução significativa de custo para a seguradora”. Mas o mais importante para ele é que o sistema oferece segurança no processo. “Há uma série de verificações e bloqueios para evitar qualquer interferência na autovistoria. O sistema é seguro”, reforça Consolmagno.
Funções de tecnologia e inovação
Fundada pela união de sócios atuantes nas áreas de seguro e tecnologia, a Autovist nasceu com o propósito de oferecer soluções inovadoras e disruptivas para o mercado segurador. “Buscamos desenvolver uma plataforma moderna, ágil e segura para os processos de inspeção e análise de riscos das seguradoras”, conta o sócio e diretor de tecnologia, Nilson Eduardo Junior (à direita). A tecnologia utilizada agrega valor aos negócios. “Isso porque gera mais lucratividade e novas experiências na relação com o segurado, já que proporciona a ele agilidade e contato com uma inovação que traz segurança ao processo”.
Para ampliar ainda mais a segurança do processo, a Autovist está implementando mais funções de inteligência artificial. “Para que possamos entregar outras informações, como as características relacionadas ao veículo, se há batida, rebaixamento etc. Por exemplo, podemos ter a leitura dos documentos do segurado e, assim, facilitar a vida do analista”. Nilson conta que a ferramenta foi desenvolvida com algumas funções que facilitam o processo interno da seguradora. “O sistema disponibiliza informações das vistorias em tempo real para a companhia, facilita o acesso às informações dos clientes após a vistoria, envia o resultado da análise com a indicação do aceite ou não aceite”.
Além disso, oferece dashboard operacional. “Ou seja, a seguradora tem total acesso para acompanhar os principais KPI’s do processo de vistoria em tempo real e envio de notificações para o segurado de forma personalizada”.
Outro diferencial é que “as seguradoras podem contratar o licenciamento da nossa plataforma, para que sua própria equipe possa promover a análise de risco e aprovação das vistorias”. E ainda mais, é possível contratar o licenciamento e a prestação de serviços. “Além do licenciamento da plataforma, disponibilizamos o serviço de análise de risco e parecer técnico”, explica Nilson Eduardo Junior, que completa: “e também desenvolvemos sistemas, projetos customizados, integrações e ferramentas”.
Hoje trafegam no sistema da Autovist cerca de 12 mil vistorias por mês. “Para esse ano, queremos, no mínimo, dobrar esse número, já que há um mar azul diante de nós, com seguradoras que precisam de vistorias mais rápidas e seguras em todos os seus ramos de atuação”.
Fonte: http://www.revistacobertura.com.br – Conteúdo da edição de maio (209) da Revista Cobertura
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 11/06/2019