Os produtores rurais brasileiros mostram diariamente sua competência na produção de alimentos e na preservação ambiental. Com a eficiência da agropecuária, o Brasil colhe sucessivos bons resultados na economia.
O setor é responsável por um terço do Produto Interno Bruto, um terço dos empregos gerados no país e por um terço das receitas das nossas exportações.
Entendemos que o Agricultor Rural deveria ser reconhecido ao menos três vezes ao dia: no café da manhã, no almoço e no jantar, pois se as pessoas têm em casa feijão, farinha, leite, queijo e outros complementos alimentares é por que alguém produziu, e este alguém é o Agricultor Rural.
Historia da Associação
Foi com este espirito que em 02/05/2000, um grupo de moradores encabeçados pelo senhor Cosmo de Araújo, se reuniram e fundaram a ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DO POVOADO DE PARELHA, tendo como seu primeiro presidente o Cosmo de Araújo.
Na caminhada, alguns dos seus fundadores já não estão entre nos (uns se mudaram para outras regiões e outros para um plano superior), porem vieram novos associados, com a mesma garra e objetivos ainda mais arrojados.
Inicialmente, com as dificuldades que todo empreendimento novo encontra no começo, a entidade tinha como objetivo a construção da sua Sede Social.
Em 08/06/2006, com as contribuições feitas mensalmente pelos associados e contando com ajuda dos moradores das comunidades circunvizinhas, a entidade fez a construção da sua tão sonhada sede.
Com muitos desafios, os seus associados foram acreditando na coletividade, já que passaram a se beneficiar de inúmeros projetos sociais trazidos pela associação, todos eles destinados a Agricultura de Subsistência Familiar.
Entre todas as conquistas, destacamos alguns dos projetos que vieram mudar a vida dos associados:
1 – Instalação de Energia Solar na residência de cada associado;
2 – Instalação da Energia Elétrica;
3 – Construção de Cisternas;
4 – Construção de “Barreiros” e “Canteiros para plantação de legumes”;
5 – Ligação de Agua Encanada, sendo que essas duas ultimas, além dos associados, beneficiou todos os moradores das comunidades;
6 – Garantia Safra;
7 – Convênios com os diversos órgãos do Município, entre eles: Secretaria da Agricultura, Secretaria de Administração e Secretaria da Saúde, além do Sindicado dos Produtores Rurais e União das Associações de Pequenos Agricultores de Cansanção – UAPAC e tantos outros.
Com a implantação da Energia Elétrica, os kits da Energia Solar se tornaram obsoletos e, por solicitação de representantes do município e, em comum acordo com todos os associados, foram doados para outras comunidades que não foram contempladas com a energia elétrica.
Por este gesto e, em contra partida, no ano de 2014, a Deputada Federal – Fatima Nunes -, acreditando no crescimento e desenvolvimento da entidade, se comprometeu, através de uma emenda parlamentar, trazer um trator para a comunidade.
A partir desta promessa, a entidade passou a fazer insistentes cobranças aos representantes da deputada, nunca desistindo dos objetivos.
Rodrigo Pereira De Oliveira, fez a entrega das chaves de dois Implementos Agrícolas,
Rodrigo Pereira De Oliveira, fez a entrega das chaves de dois Implementos Agrícolas
Associados e convidados participantes do evento
Na tarde desta sexta feira (16/09/2022, o Vereador do município e representando a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR – (incansável defensor e incentivador dos projetos da associação, Rodrigo Pereira De Oliveira, fez a entrega das chaves de dois Implementos Agrícolas, sendo: UM TRATOR DE MARCA YANMAR ……. MODELO SOLIS 26 e UMA FORRAGEIRA A DIESEL, equipamentos estes que serão destinados ao “uso exclusivo dos associados”.
Ao Vereador Rodrigo, os sinceros agradecimentos de todos os associados.
Na festa, além do Rodrigo, Diretores e Associados, associação contou com a presença dos Senhores: Arismario Oliveira dos Santos, 2° Secretário da Uapac – Júnior Simões, Secretário da Humana e Wilson Vasconcelos Dias, representante da CAR.
Para prestigiar o evento, comparecera também, os representantes das seguintes comunidades: Laje do José, Lagoa salgada, Lage do José, Caldeirão de Cima, Angico, Pau de Colher, Laje Comprida, Pantanal, Lagoa da Baixa, Muquém, Algodoes, Pancada e Cansanção.
O sonho terminou?
Não. Muito pelo contrario.
Aumentou!
Este ano, associação elaborou um projeto para construção de um cemitério no povoado de Parelha, que terá o nome de um dos fundadores da associação – CEMITÉRIO PROFESSOR ZACARIAS MENDES DA SILVA – que a exemplo da sede, será construído no sistema de “MUTIRÃO”, utilizando a mão de obra de todos os moradores das comunidades vizinhas e com a doação do material vindo através de qualquer pessoa que possa doar. Aceita-se doação de toda sociedade civil organizada, município e iniciativa privada.
Veja uma das fotos que compõe o Projeto:
Assista o vídeo a seguir e conheça em detalhe o desenho do Projeto:
https://www.facebook.com/florisvaldo.fdossantos/videos/455919726493742
Criamos dois lemas para a campanha de construção que são: “JUNTOS SEREMOS (MAIS) FORTES” e NINGUÉM É TÃO POBRE QUE NADA POSSA DAR e NINGUÉM É TÃO RICO QUE NÃO PRECISE RECEBER”.
Diante disto, aqui vão dois desafios:
1 – Vamos “tratorar”!
2 – Vamos participar, divulgar e contribuir (como puder) com projeto da construção do Cemitério!
Fonte: Florisvaldo (Valto do Evilazio) Com a colaboração do Raimundo e Elenilda
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 16/09/2022
1 comentário
EM 23/12/2022 FOI CONCLUIDO A CONSTRUÇÃO DE CEMITÉRIO DA PARELHA e INAUGURAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/conclusao-da-construcao-de-cemiterio-da-parelha-e-inauguracao-da-capela-de-nossa-senhora-aparecida/