Nos próximos dias, São Paulo, um dos estamos mais importantes estados da federação, poderá ser governado por três vices, e eu explico:
1 – Na esfera Federal, temos a figura do Presidente Temer, o qual foi vice de Dilma Rousseff;
2- Na área Estadual, teremos o Marcio França, atual vice do Governador do Estado Gerado Alckmin, que deixará o cargo para disputar a Presidência da Republica.
3 – No munícipio, vamos ter o Bruno Covas, atual vice Prefeito de João Doria, que vais se desincompatibilizar do cardo para disputar a cadeira de Governador do Estado.
Por tudo isto fica algumas perguntas para sua avaliação e reflexão:
Você sabe em quais candidatos votou na última eleição presidencial? Ainda mais, lembra quem eram os seus vices? Ao votar, você levou em consideração a chapa como um todo? Apesar de básico, é recorrente deixarmos o aspecto do vice (seja ele presidente, governador ou prefeito) em segundo plano.
No ultimo ano, assistimos ao afastamento de Dilma Rousseff pelo Congresso. Em seu lugar, o então vice-presidente Michel Temer assumiu e comandará o País pelo resto do mandato. Definitivamente, é um fato marcante para a história brasileira, mas não é tão incomum como se imagina, pois o esperado é que o presidente, o governador ou o prefeito concluam seu mandato para o qual foi eleito.
É, é preciso lembrar que o vice, de acordo com a Constituição, tem um cargo e assume o poder em caso de vacância do titular, até o fido mandato que lhe é conferido.
Não podemos esquecer que eles têm um gabinete, rotina, além da mais fundamental destas responsabilidades é estar à disposição do presidente, do governador ou do prefeito para assumirem o poder sempre que forem chamados.
Não podemos esquecer na passagem de bastão, os políticos abandonam os postos para os quais foram eleitos simplesmente porque querem dar sequência às suas carreiras políticas.
Em São Paulo os mais recentes foram os casos de José Serra e Geraldo Alckmin. Ambos deixaram seus postos para pleitearem o cargo de chefe de Estado. Alckmin renunciou ao governo paulista para ser candidato à Presidência em 2006. Quatro anos mais tarde, José Serra também deixou seu cargo de governador do Estado de São Paulo em 2010 para disputar a Presidência, sem contar o numero de casos que se sucederam em nosso país.
Portanto, nas próximas eleições, tenha o cuidado e a curiosidade de saber e memorizar em qual candidato você votou e, especialmente quem são os seus vices.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 14/03/2018