Chegou novembro, tempo das primeiras trovoadas. A região do sertão ainda está em plena estação seca.
![Caroa flor de A FLOR DO CAROÁ - CURIOSIDADES DO BIOMA DA CAATINGA Caroa flor de](https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/wp-content/uploads/2025/02/Caroa-flor-de.jpg)
Na paisagem árida e cinza chama a atenção a floração de algumas plantas típicas do bioma Caatinga. Entre essas, um destaque todo especial para as pétalas da flor do caroá (Neoglaziovia variegata) planta da família das bromeliáceas.
Sua ocorrência se dá principalmente nas caatingas do Piauí, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
O Caroá é uma planta terrestre ou saxícola, nativa do Nordeste do Brasil. Possui poucas folhas lineares e acuminadas, dispostas em roseta, e flores de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas.
Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade.
Do tupi kara wã (talo com espinho), planta de poucas folhas cuja fibra fornece material para confecção de barbantes, linhas de pesca e tecidos, de acordo com o Aurélio. também é conhecido pelos nomes de gravatá, gravá, caruá, croata, caraguatá e coroatá, dentre outros.
A principal característica do caroá é a emissão de rizomas em suas raízes. Esses rizomas são fonte de alimentos para muitos animais silvestres. Suas flores são fonte de alimentos para inúmeros pássaros e insetos da caatinga.
![Imagem1 Coroa A FLOR DO CAROÁ - CURIOSIDADES DO BIOMA DA CAATINGA Imagem1 Coroa](https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/wp-content/uploads/2025/02/Imagem1-Coroa-138x300.png)
Suas folhas podem ser utilizadas na obtenção de fibras empregadas na confecção artesanal de cordas, barbantes e outros utensílios.
Com o progresso, a fibra do caroá teve sua utilização substituída pela fibra do sisal.
Em função da sua beleza, o caroá também é muito apreciado na decoração de ambientes, quando merece cuidados especiais.
No passado, na cidade de Verdejante/PE, havia duas usinas de beneficiamento de caroá, uma na sede e outra no Povoado de Grossos, do mesmo município, que extraiam as fibras que por sua vez geravam seus subprodutos.
Com a substituição pelo sisal e outros produtos industrializados, veio a queda econômica do uso do caroá.
Os caroás são como sonhos, resistentes. Mesmo com a estiagem que nos castiga, são exuberantes.
Se a bonança financeira se foi, ficou a flor do caroá para alívio dos nossos olhos na caatinga árida. Uma flor bela que não se espanca. Visite e curta a cidade de Verdejante/PE, a terra da flor do caroá!
Fonte: https://www.alvinhopatriota.com.br – Péricles Tavares, Engenheiro Ambiental, é o Prefeito de Verdejante/PÊ.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade