A Paróquia Santo Antônio das Queimadas, da cidade de Queimadas estado da Bahia, iniciou na noite desta terça-feira (31), a preparação da festa de seu padroeiro que tradicionalmente é celebrada em 13 de junho de cada ano.
Com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O início da festa de Santo Antônio, foi marcado por uma carreata que saiu no final da tarde desta terça-feira, da Pça da Matriz e teve cortejo pelos principais pontos da cidade. De suas motos e carros, fiéis e devotos do santo casamenteiro faziam barulhos pelas ruas da cidade e anunciavam o início das festividades. Foi um momento de muito louvor e agradecimentos por tudo a cidade enfrentou no período da pandemia, era nítida a alegria e os sorrisos de todos quem acompanhava a carreata.
A missa de abertura da Festa foi presidida pelo ex-administrador paroquial Pe Marconi Ramos, sob a responsabilidade do Grupo do Terço dos Homens e concelebrada pelos padres Júnio Ferreira e Francisco Pereira, repleta de devoção, louvor e um Evangelhos exaltando a Mãe de Deus. “Ela viveu com profundidade a intimidade com nosso Senhor. Foi sua serva e se entregou por inteiro. Que façamos o mesmo”, colocou o religioso.
Durante a homilia, o Pe Marconi Ramos discorreu sobre aspectos importantes do processo sinodal, que deve envolver a todos os batizados. O processo sinodal deve ser expressão de uma “Igreja em saída”, que vai ao encontro de todos, com abertura e disposição de acolher e ouvir o que as pessoas dizem. É preciso superar as fronteiras do individualismo ou da autossuficiência, ou também dos preconceitos, que impedem o apreço pelo bem que nos há outros.
Até o dia 13 de junho, uma vasta programação religiosa e social acontecerá na Igreja de Santo Antônio sempre a partir das 19h .
“Um padroeiro é um santo que é conhecido por defender determinado grupo de pessoas ou uma situação específica. Santo Antônio não é apenas padroeiro da paróquia, mas de toda a cidade. Foi em torno desta devoção que o município se estabeleceu. Celebrar esta festa é preservar a história e homenagear aquele que contribuiu com grandes exemplos para o mundo. Por isso, convidamos a todos para participarem da trezena em louvor ao nosso padroeiro, pedindo que o seu exemplo e intercessão nos ajudem a construir uma cidade e uma vida melhores”, disse o padre Francisco Pereira Administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio.
Fonte e Texto: Professor Sérgio de Mainar
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 31/05/2022