O Brasil segue vivo na busca pelo hexacampeonato mundial. Nesta segunda-feira (2), a equipe comandada pelo técnico Tite sofreu na primeira etapa, mas conseguiu se impor diante do México e conquistou a vitória por 2 a 0 que a garantiu nas quartas de final da Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Neymar e Roberto Firmino, ambos no segundo tempo.
O próximo jogo do Brasil na Copa será disputado já nessa sexta-feira (6), às 15h, em Kazan. O adversário brasileiro nas quartas de final será conhecido na tarde desta segunda-feira, no confronto entre as seleções da Bélgica e do Japão, às 15h, na Arena Rostov.
Para a próxima fase do Mundial, a equipe treinada por Tite não terá o volante Casemiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo nessa segunda-feira e está suspenso. Fernandinho deve entrar no time em seu lugar.
Brasil teve vida difícil no primeiro tempo
A escalação do técnico Juan Carlos Osório sugeria que a seleção do México atuaria de maneira mais defensiva do que em suas partidas anteriores. O treinador colombiano optou por deixar o lateral/meio-campista Layún no banco de reservas e promover a entrada do experiente zagueiro Rafa Márquez.
Mas, na prática, a equipe manteve a postura agressiva que marcou suas atuações durante a fase de grupos. Os jogadores mexicanos ficavam bem adiantados, ocupando o campo de defesa do Brasil tanto para pressionar a saída brasileira quanto para dar mais opções de passe quando a posse de bola era do time de Osório.
Osório apostou na habilidade e rapidez de seus pontas, Carlos Vela e Lozano, para sufocar a dupla reserva de laterais brasileiros, Fagner e Filipe Luís. E a estratégia deu certo durante o primeiro tempo. Apesar de controlar o jogo, a melhor chance mexicana veio somente aos 21 minutos, quando Herrera recebeu na entrada da área, limpou o primeiro marcador e acabou bloqueado por Miranda.
A seleção brasileira começou a equilibrar o jogo a partir dos 24 minutos, quando Neymar invadiu a área pela esquerda, entortou Álvarez e saiu de frente para Ochoa, que cresceu e conseguiu uma defesa difícil. Dois minutos depois, foi a vez de Coutinho experimentar.
Aos 32, Gabriel Jesus recebeu de Coutinho na entrada da área, foi para dentro e bateu forte com a perna esquerda, mas Ochoa rebateu. O próprio Coutinho tentou o rebote, mas não conseguiu mandar para o gol.
Brasil na frente
Diante do esgotamento de seu sistema de jogo inicial, Osório decidiu reverter sua invenção já na volta do intervalo, substituindo Rafa Márquez por Layún. Mas nem deu tempo para a mudança mexicana surtir efeito. Aos 2 minutos, Coutinho recebeu cobrança curta de escanteio, invadiu a área e bateu firme para nova defesa de Ochoa.
E, aos 5 minutos, veio o gol brasileiro: Coutinho foi puxando da esquerda para o meio em busca do espaço para o chute, mas foi cercado por mexicanos e decidiu soltar atrás, para Willian. O camisa 19 invadiu a área em velocidade e bateu cruzado para o meio, encontrando Neymar, que escorou para o gol, de carrinho.
O Brasil seguiu melhor em campo, especialmente devido ao crescimento de Willian, que fez no segundo tempo seus melhores 45 minutos até aqui na Copa do Mundo. A seleção quase ampliou o marcador em duas oportunidades, com Paulinho e com o próprio Willian, mas os dois pararam em ótimas defesas do goleiro mexicano.
Aos 15 minutos da etapa final, Osório já queimava sua terceira substituição, tirando o apagado atacante Chicharito para dar lugar a Jiménez. Os mexicanos seguiram apostando na velocidade para tentar ameaçar o gol de Alisson, mas só conseguiram fazer isso em chute colocado de Vela que o goleiro brasileiro mandou a escanteio.
A seleção brasileira seguiu criando as melhores chances até os momentos finais do jogo, quando os mexicanos começaram a apelar para faltas mais duras diante da eliminação iminente. Roberto Firmino entrou no lugar de Coutinho aos 40 minutos e, dois minutos depois, conseguiu fazer o segundo brasileiro após escorar chute de Neymar que resvalou em Ochoa.
O adversário do Brasil nas quartas de final será conhecido a partir das 15h desta segunda-feira, quando se enfrentam as seleções de Bélgica e Japão em Rostov.
Fonte: http://esporte.ig.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 02/07/2018