Esta matéria foi publicada na Revista do CVG/SP – junho de 2013 Ano IV – Edição 177.
Atendendo um pedido do Fernando Gobbo Filho, estou reeditando e publicando na sua integra:
Para reverenciar a memória de um dos seus mais importantes colaboradores, o CVG-SP abriu espaço para a manifestação de uma parcela dos muitos amigos que Fernando Gobbo conquistou em longa carreira no setor de seguros e, principalmente, como sócio-fundador do CVG-SP.
A coletânea de depoimentos revela uma figura simpática e amiga.
A notícia do falecimento de Fernando Antonio Gobbo, no dia 31 de maio, comoveu toda a diretoria do CVG-SP, membros do Conselho Consultivo e fundadores da entidade. Gobbo foi um dos fundadores do CVG-SP e participante ativo nas diretorias de quase todas as gestões, de 1981 até 1997. Em 2003, na gestão de Paulo Meinberg na presidência do CVG-SP, Gobbo foi homenageado pela diretoria, durante jantar de final de ano no Clube Sírio, com uma placa, cujos dizeres refletem a gratidão e o reconhecimento da entidade. “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las! O CVG-SP não poderia deixar de lembrar-se de um colega que muito contribuiu pelo desenvolvimento desta entidade, ora como sócio fundador, ora como dirigente e, na maioria das vezes, como AMIGO!”.
Mais recentemente, em 2011, por ocasião da comemoração de 30 anos do CVG-SP, durante almoço com a presença de ex-presidentes e fundadores, Fernando Gobbo fez questão de prestigiar o evento. Ele não apenas compôs a mesa de autoridades, como fez comentários pertinentes aos temas discutidos, foi aplaudido, e ainda posou para fotos, feliz ao lado de companheiros de trajetória profissional.
Em grande parte de sua carreira, Gobbo trabalhou na Companhia Internacional de Seguros, na qual fez muitos amigos, entre os quais Osmar Bertacini, João Moreira da Silva, Paulo Meinberg, Florisvaldo Ferreira dos Santos, Bemvindo Augusto Dias e muitos outros. Do período em que Gobbo atuou na Vera Cruz, seu amigo Homero Minhoto se recorda com saudade. Na Siena Corretora de Seguros, na qual ele trabalhou nos últimos anos, a lembrança de sua memória foi descrita em um sensível poema assinado pela equipe.
Em nota, o presidente Dilmo Bantim Moreira divulgou: “Com imenso pesar informamos o falecimento de nosso sócio fundador, Fernando Antônio Gobbo, no último dia 31 de maio. Gobbo, como era carinhosamente chamado, foi sempre um dedicado batalhador em prol dos seguros de riscos pessoais. Sua contribuição profissional e amizade marcarão para sempre a nossa história. O CVG-SP se solidariza com a família, amigos e o mercado de seguros, neste momento de grande tristeza”.
Estas manifestações e outras à memória de Fernando Gobbo foram coletadas pelo CVG-SP e expostas a seguir, como meio de homenagear esta importante figura inesquecível, que ajudou a construir o Clube Vida em Grupo São Paulo.
Depoimentos
“Falar sobre quem foi o Fernando e fácil. Conhecemo-nos, por telefone, no decorrer das décadas de 60 e 70, quando começamos na Cia. Internacional de Seguros, a saudosa CIS. Naquela época, a maior seguradora do país, na qual aprendemos os primeiros passos, não só do seguro de vida, como da ética etc. Ele em São Paulo e eu no Rio de Janeiro.
Separamo-nos em 1977, quando troquei de seguradora, continuando, porém, a encontrá-lo na Federação das Seguradoras, no Rio de Janeiro, nas reuniões das Comissões de Vida.
Em 1980, já na Bandeirante Seguros, vim para São Paulo e os nossos contatos se tornaram mais frequentes. Foi quando, em conjunto com mais de 80 colegas, refundamos o CVG-SP. No segundo ano, já como presidente, fui seu colega de diretoria, na qual ele assumiu a responsabilidade pela área social.
Foram anos difíceis, principalmente na busca de adesão das seguradoras ao pagamento de mensalidade para manutenção do CVG-SP. Foi nessa época que vendemos a ideia do Clube também aos órgãos reguladores, como Susep, IRB, Federação das Seguradoras, além de Sindicatos dos Corretores, Seguradores e Empregados e outros órgãos representativos. Era como desbravarmos a partir de uma ideia. Fernando foi um dos grandes agregadores desses representantes em minha gestão, pois a todos conhecia e cativava.
Conheço poucas pessoas que sabiam com chegar a lugares, a bons restaurantes, com bom preço, aos locais para encontros junto com nossas famílias, nas festas de fim de ano etc., em que ele muito participou na organização.
O CVG-SP tem muito da alegria do bonachão Fernando, que todos os colegas admiravam e respeitavam. Ele deixa, para mim, principalmente, uma enorme saudade e uma lição de vida, de Honradez, Honestidade, Confiabilidade e Companheirismo incomum. Deixa também grande contribuição na regulamentação do seguro de vida, pelas ideias e discussões de que participou, durante o lançamento de circulares normativas dos órgãos reguladores.
Há muito a dizer, porém faltaria espaço aqui”.
João Moreira da Silva – sócio-fundador e presidente do CVG-SP na gestão 1982/1983
“Gobbo
Só em imaginar perder um amigo
já dói, uma dor sem nome, sem local
certo, que queima a alma sem fogo
aparente.
A saudade é a luz viva que
Ilumina a estrada do passado.
Você partiu ontem, mas a
estrada já esta iluminada.
Você deixou um
espaço vazio em nossos corações
difícil de ser preenchido”.
Equipe – Siena Corretora de Seguros
“Pesar imenso pela perda do querido amigo Fernando Gobbo, notadamente porque foi um dos poucos que muito me ajudou e incentivou para dar continuidade à minha tumultuada gestão à frente do CVG-SP. Era um momento de grandes mudanças no país provocada pelo governo Collor, tanto financeiramente, como, principalmente, nas indefinições do comando de IRB e Susep. Meus sentimentos à família Gobbo e à família Cevegeana. Sentirei muitas saudades”.
Nelson Antonio Lenham – presidente do CVG-SP na gestão 1990/1991
“Trabalhei com o Gobbo no final da década de 70, começo da década de 80, ele na Internacional de Seguros eu na Hannover Internacional (hoje HDI). Fiquei amigo dele. O Gobbo foi um homem especial pelas qualidades que tinha, entre elas caráter, integridade, paciência e uma bondade inata que o fazia olhar o mundo e as pessoas com um jeito invariavelmente amigo”.
Antonio Penteado Mendonça – Penteado Mendonça Advocacia
“Tive a honra ser o gerente do Fernando na Internacional de Seguro. Ele deixou sua marca na história do seguro, do CVG e na minha vida pessoal. Forte pela pessoa, pelo ser humano, pelo profissional, sempre muito dedicado, muito honesto, muito trabalhador. Que o exemplo dele sirva a todos esses jovens que estão iniciando no mercado de seguro, porque o mercado precisa de pessoas com história, mas histórias positivas, como a do Fernando. Sentimos muito sua perda”.
Osmar Bertacini – sócio fundador e presidente do CVG-SP nas gestões 2009/2010 e 2011/2012
“Trabalhei com o Fernando, fomos colegas na fundação do CVG-SP e na comissão técnica do sindicato por muitos anos. Ele sempre foi muito participativo. Participamos juntos de diversas diretorias do CVG-SP e, quando eu fui presidente, ele foi meu diretor de relações públicas. O Fernando teve muitos amigos. Ele era muito correto, muito colaborador e tinha um excelente humor, sempre tiradas engraçadas. Lembro-me de uma que era a marca dele. Ele dizia que o método usado para tarifação era a fita métrica ou balança de peso, porque ninguém respeitava as normas técnicas. Como profissional competente que era, deixou sua marca e será lembrado por todos”.
Paulo de Tarso Meinberg – fundador e presidente do CVG-SP nas gestões 1988 a 1990 e de 2002 a 2006.
“Impossível tecer em poucas palavras um comentário sobre nosso querido amigo Fernando Gobbo. Não poderíamos deixar de elogiar esse profissional carismático e amigo, de conduta e caráter impares, há mais de 30 anos. Apesar da tristeza em não tê-lo mais em nosso convívio, temos a certeza que ele deixou seu legado a todos que estiveram ao seu lado. Aprendizado e Conduta Inconfundíveis”.
Pedro Raimundo Rodrigues Bacelar – sócio-fundador do CVG-SP / Lia Bacelar – Pirâmide Corretora de Seguros
“Lamentavelmente, perdemos um amigo que nos foi muito útil, tanto na amizade, como em sua contribuição profissional. Minhas condolências à família”.
Bomfiglio Giovani Filho – sócio-fundador do CVG-SP
“FAG – Fernando Antonio Gobbo, personalidade que tive o privilegio de conhecer e conviver interruptamente por 21 anos (1969 até 1990) na extinta Companhia Internacional de Seguros. Após esse período, seguimos caminhos distintos, porém, com a mesma amizade profissional e familiar até esta data. Nesse período, e com o seu apoio incentivo e ensinamentos, formei a minha personalidade securitária.
Pessoa de caráter ilibado, tanto na sua atividade profissional, bem como na sua vida privada, pois sempre desempenhou os seus cargos e funções com responsabilidade, dedicação e carinho. Contribuiu decisivamente na criação, manutenção e normatização dos seguros de pessoas, ramo que se dedicou em toda a sua vida profissional.
O mercado de seguros de pessoas perdeu um dos seus maiores defensor, divulgador e incentivador. Porém, com o legado deixado por ele, os seus alunos e amigos darão continuidade ao seu trabalho. FAG, descanse em paz, que o nosso criador, na sua infinita bondade, possa confortar os seus familiares”.
Florisvaldo Ferreira dos Santos – FFSantos Consultoria de Seguros
“Desde os meus 15 anos, portanto há 48 anos, conheço o Gobbo. Amigo sempre leal, conciliador, profissional de alto gabarito, participante de muitos almoços e confraternizações do mercado segurador e até nos bares perto da antiga Cia. Internacional de Seguros, onde nos conhecemos.
Fernando, com o seu jeito de ser, sabia falar sério quando necessário e brincar para descontrair os amigos com o seu grande sorriso.
Bom amigo! Deixa marcado em meu coração muitas de suas ações, fora e dentro do trabalho no ramo de pessoas, que sempre adoramos.
Fico triste pela perda. Feliz por saber que sua alma será recebida numa instância superior, com glórias, pois em vida soube conduzir suas atitudes com ética, profissionalismo, amizade e, sobretudo, com humanidade”.
Bemvindo Augusto Dias – Bemvindo Seguros
“O Fernando deixará muitas lembranças. Meu velho conhecido há mais de 40 anos, ele na Internacional e eu na Nacional. Estivemos juntos na fundação do CVG-SP, no qual por muitos anos realizamos os almoços mensais.
O pessoal da “velha-guarda” deve se lembrar do Clube da Feijoada no Restaurante Itamaraty, onde nos reuníamos semanalmente para nos deliciarmos da ótima feijoada. Ele estava presente no jantar de confraternização de uma corretora em que conheci a Helen, minha esposa.Infelizmente, nossos contatos diminuíram nos últimos anos”.
Yasuhiro Shimizu –sócio-fundador do CVG-SP
“Fernando Gobbo foi uma pessoa muito importante para a propagação do seguro de pessoas no Brasil. Cavalheiro agregador e muito dedicado ao que fazia, tinha uma percepção da importância do contrato de boa-fé que é o seguro, preocupando-se com todos os desdobramentos de uma contratação, principalmente naquilo que seria o mais importante: que o seguro cumprisse o seu papel em todos os sentidos. Conheci Gobbo na Vera Cruz, em 1990, e seu jeito sempre cativante conquistou a minha admiração e amizade. Ele estará sempre na memória de todos nós. Registro o pesar de todos da ANSP e do Sindiseg-SP pelo falecimento do querido e saudoso Fernando Gobbo. Em nome de todos e do meu pessoal, nossas condolências”.
Mauro Batista – presidente da ANSP e do Sindseg-SP
“Tive o benefício de conhecer e trabalhar com o Fernando Gobbo, na antiga Vera Cruz, fato esse que me engrandeceram. Pessoa amável, cordial, sempre alegre, comunicativo e pronto a colaborar. Recebo essa notícia com uma tristeza muito grande. Aonde quer que você esteja, Fernando, receba o meu cordial abraço”.
Homero S. Minhoto – Minhoto Advogados
“Querido Gobbo, você brilhou aqui na terra. Que você continue nos inspirando, com sua luz, que agora brilha no céu”.
Christina Roncarati – Editora Roncarati
Foto1: Homenagem do CVG-SP, em 2003. Foto 2 – Homenagem aos Conselheiros e Fundadores, em 2011.
Fonte: CVG-SP – Texto: Márcia Alves – Fotos Antranik Photos
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 09/10/2014
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios
2 Comentários
Em nome da Família GOBBO em parte morando na Mooca ,tambem agradecemos esta homenagem em Memoria do Sr. Fernando Antonio Gobbo.
De: Walter Gobbo , Primo irmão do Fernando Antonio Gobbo
Abs.
Prezado Walter Gobbo, bom dia!
Obrigado por sua participação no artigo em referencia.
Os méritos do Fernando Gobbo junto ao Mercado Segurador justificariam algumas centenas de depoimentos como estes que foram feitos.
Falo isto com autoridade, já que exerci boa parte da minha vida profissional juntamente com ele e foi com ele que dei os meus primeiros passos na área securitária e muito aprendi para me tornar o profissional que hoje sou, além de muito ter contribuído na formação do meu caráter e profissionalismo.
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios