O Açude de Jacuricí, em Itiúba/BA, no Distrito de Rômulo Campos, e que se encontra com mais de 80% de sua capacidade de armazenamento, vai passar a abastecer emergencialmente os municípios de Queimadas e Santaluz a partir da próxima quarta-feira (18/01/2017). A cessão do uso das águas do Açude de Jacuricí para a dessedentação humana e animal, será assinada em ato que contará com a presença do coordenador regional do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – na Bahia, Heraldo Rocha e representantes da Embasa.
“Este é um momento importante e mostra a importância do Dnocs para o nordeste brasileiro. As cidades de Queimadas e Santa Luz eram abastecidas pela Barragem da Leste, no leito do Rio Itapicuru, que serve para atender mais de 70 mil pessoas que moram nas duas cidades e que, devido a estiagem, encontra-se no seu ponto mais crítico para captação de água. O Dnocs vai ceder as águas do Açude de Jacuricí, emergencialmente, para atender a estas cidades que estão passando por dificuldades”, explicou Rocha.
Com o prolongamento da estiagem, que castiga a região, o Itapicuru vem sendo responsável, também, pelo abastecimento de dezenas de carros-pipa/dia para atender as áreas flageladas pela seca, deixado a barragem a cada dia mais seca.
A represa de pedra e cimento, feita no leito do rio Itapicuru na década de 1940 pela extinta Leste Brasileira e explorada pela Embasa, está praticamente seca e tomada por dunas de areia e lama, o que vem preocupando os moradores das duas comunidades. Recentemente um vídeo com situação da Barragem da Leste em Queimadas vem circulando nas redes sociais alertando a população das cidades abastecidas a cerca do descaso e do baixo nível de água na barragem que é utilizada pela embasa.
A média deve suprir temporariamente a necessidades do abastecimento, no entanto serve apenas como medida paliativa para o problema que vem sendo apontado há quase uma década, a falta de limpeza e conservação da Barragem da Leste, para que ela possa acumular mais água e suportar os períodos de estiagem da região.
Fonte: http://vemvercidade.com.br/2480/
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 16/01/2017
2 Comentários
Bom dia!
Esta é uma medida assistencialista, porem, por uma causa justa, já que os moradores de Queimadas e Santaluz sofrem com a falta deste bem precioso que é a agua.
Não obstante, o discurso feito pelo Sr. Heraldo Rocha, coordenador regional do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – na Bahia, quando ele disse: “Este é um momento importante e mostra a importância do Dnocs para o nordeste brasileiro” fosse levado a serio, em relação a revitalização dos Açudes e Barragens existentes na região, inclusive este que esta cedendo a agua, já que todos se encontram abandonados pelos governos Municipais, Estadual e Federal.
Parte dos leitores são testemunhas oculares (Gabriel Araújo, Osmilton Ribeiro, Izidorio Pereira de Menezes, Junior Farmacia, Jose Deusimar Loiola Gonçalves, Paulo Passos, Augusto Passos Bahiana, Gisa Lima, Ranulfo Gomes , Edna Andrade Almeida, Samuel Hedene Moraes, Fagner Duarte, Edmo Ribeiro Dos Santos, Graçinha Carvalho), sobre uma demanda que travamos no município de Cansanção, visando a revitalização do Açude do Caldeirão, construído no final da década de 50, e se encontrava em pleno abandono.
Neste período, contatei o governo estadual e Federal através do próprio DNOCS, cuja resposta era sempre a mesma: Não há recursos disponíveis para obras desta natureza.
Em 2014, na gestão do Prefeito Ranulfo Gomes, com recurso da Prefeitura Municipal, foi realizada uma limpeza da bacia principal, que, mesmo não atendendo o nosso pedido em 100%, revitalizou pelo menos 50% da área que se encontrava totalmente assoreada.
Aqui vai um pedido aos leitores, eleitores, munícipes e, principalmente as autoridades constituídas dos municípios de Queimadas, Cansanção, Monte Santo e Santaluz para que se mobilizem e exijam a limpeza dos já existentes e a construção de novos reservatórios de aguas na nossa região.
Florisvaldo F Dos Santos
Deusimar – O Homem Forte das Abelhas considera louvável a atitude do DNOCS, que foi o nosso maior departamento nacional de obras contra a seca, porém, com fazendo a seguinte ressalva.
Que seja feito o socorro emergencial, mas que nossos governantes municipais e estaduais não deixem a Barragem do Leste que muitíssimo atendeu o município de Queimadas e região totalmente assoreada.
Ainda pensando mais alto, não sei por quê??? Por que não??? os homens e mulheres que estão no topo dos poderes, ainda não enxergaram que a solução redenção para nosso povo do sertão é a perenização de nossos rios e riachos temporários.
A gastança da operação PIPA, só aqui em Monte Santo nesses 10 últimos anos, daria para deixar prontinho o processo de perenização de nosso fantástico Rio Cariacá.
Fica a Dica.
Deusimar das Abelhas