Fotos parciais: Groenlândia, Canal do Panamá e Toronto, no Canadá
Sem nenhuma dúvida, vivemos num mundo de líderes e governantes com visíveis desequilíbrios quanto à clareza dos seus projetos políticos. Muito se questionou aqui no mundo ocidental, diante da estupidez do Vladimir Putin, Presidente Ditador da Rússia, que controla o país há 25 anos, quando decidiu em 2022 invadir o território da Ucrânia e assim se iniciou uma guerra que em 24 de fevereiro de 2025 completará 3 anos e mais de 100.000 mortos, entre civis e soldados. Complementando, sobre os tais projetos políticos, melhor chamá-los de projetos pessoais sadomasoquistas. Isso, sim, é o que são e ainda continuarão sendo agora e por muitos anos mais…
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas-URSS, foi um bloco de 15 países criado em 1922, após a Revolução Comunista de1917, quando foram incorporados os países vizinhos (Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Cazaquistão, Turcomenistão, Letônia, Lituânia, Tadjiquistão, Rússia, Geórgia, Moldávia, Uzbequistão e Ucrânia). Com o colapso econômico do comunismo, e a renúncia do Presidente Gorbachev, em dezembro de 1991, esses países conquistaram as suas independências por aprovação do Parlamento russo e passaram a existir como Estados independentes.
Apesar de restar do bloco apenas o Estado da Rússia, e que se tornou uma potência mundial, o ranço da perda desses países continuou evidente e a invasão da Ucrânia é o reflexo das questões geopolíticas entre os dois países, associado aos interesses territoriais, culturais e econômicos. Além do mais, a tendência da Ucrânia em se filiar à OTAN-Organização do Tratado do Atlântico Norte, que agrupa países do Ocidente, sob o comando principal dos Estados Unidos da América, sinaliza o risco da aproximação territorial das forças militares da principal potência inimiga da Rússia, justamente os americanos. Vale registrar que a resistência heróica da Ucrânia ao longo desses três anos, está amparada exatamente no amplo apoio financeiro e militar dos EUA e demais países europeus que integram a OTAN.
Mas, estamos diante de um fato surpreendente e que chocou as Nações do mundo, principalmente os países aliados dos Estados Unidos. Trata-se das esdrúxulas e descontroladas declarações do Donald Trump, que tomará posse pela segunda vez na Presidência dos EUA no próximo dia 20 de janeiro, já antecipando um assustador espírito de guerra, ao ameaçar conquistas territoriais de áreas estratégicas aos interesses da Nação americana! Isso é um tanto polêmico e continuará sendo, assim como polêmico é o próprio senhor Presidente Trump.
Prestes a assumir o comando da Nação modelo de Democracia no mundo, adotou uma postura típica dos históricos ditadores, algo nunca visto ou imaginado ao longo da história, especialmente de um Presidente americano eleito e ainda não empossado. Ao longo da semana, em entrevista coletiva fez ameaças perigosas, ao afirmar “que vai usar força econômica para atingir objetivos, inicialmente no campo econômico”, e já prometendo o possível uso da força militar para tomar a Groenlândia e o Canal do Panamá, justificando que ambos são importantes para a economia e a segurança dos Estados Unidos. Será que esse homem gosta de confusão?
E os leitores estão ligados quanto à amplitude do tipo de insanidade do Trump? Além da Groenlândia (atualmente sob o controle da Dinamarca) e do Canal do Panamá, em território Panamenho, para as quais não descarta o uso da força para conquistar essas regiões, o presidente quer mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”! E ainda mais, pasmem, deseja incorporar o País vizinho, o Canadá, como o 51º Estado Americano!
Está bem claro e evidente de que esses governantes estão brincando com fogo ou esqueceram muito cedo da Segunda Guerra Mundial, considerado o conflito militar mais mortal da história, onde se calcula morreram próximo de 85 milhões de vidas!
Se o Mundo esperava que o Trump viesse a oferecer mais equilíbrio e segurança do que o lerdo Joe Biden, e tentar conter os ímpetos de conquista do Ditador russo Vladimir Putin, ledo engano! Como bem dizia o Chacrinha, o “Velho Guerreiro”, será que o Donald Trump “não veio para explicar, e sim para confundir!” Estou delirando, ou o Nicolás Maduro vai tomar posse nos Estados Unidos… e não na Venezuela!!!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade
6 Comentários
O Autor de grandes crônicas, resolveu dar exemplos das políticas e dos políticos internacionais. Soube fazer com muita propriedade, e de forma assertiva nos lembrou bem de como agem os mandatários insanos e tiranos que ainda persistem num mundo considerado moderno. Parabéns, Sr. Agenor!
Gostei caro amigo.
REGISTRE-SE PARA QUE SE LEMBREM NO FUTURO.
Um abraço e um abençoado domingo. (Brasília-DF).
Sua análise é perfeita. É assustador os projetos do Trump, tempos dificeis virão a começar pelos auxiliares escolhidos. Rezemos implorando a misericórdia de Deus. (Salvador-BA).
Muitas loucuras mesmo, professor. Onde já se viu tanta insanidade mental, quando vai se ter paz neste mundo tão conturbado! O homem não é capaz de promover a paz mundial, só o altíssimo tem este poder e pelo que vemos está próximo de termos um governo terrestre no poder de Cristo.
Bom dia, caro Agenor!
É evidente que, em meio à enxurrada de insanidade frequentemente comparada à estupidez de Vladimir Putin, diversos outros líderes também se destacam, cada qual com suas particularidades. Não é preciso ir muito longe para observar e confirmar o que você mencionou; basta olhar para o nosso próprio “quintal”!
Desejo uma excelente semana a todos nós!
Florisvaldo F Dos Santos: E escapamos do que poderia ser nefasto para nos outros que gostamos da paz… Para além da permissão de 1.000 000 de armas, tivemos esse presente de grego:
“A informação de que um clube de tiro foi aberto por dia no país durante a atual gestão, presente nas postagens desinformativas, é verdadeira. De acordo com reportagem do UOL, do total de 2.061 clubes existentes no Brasil, 1.006 foram inaugurados entre janeiro de 2019 e maio de 2022, o que de fato equivale a quase um clube por dia.” (Salvador-BA).