Como não me foi possível enviar mensagens de agradecimentos a tantos e tão carinhosos amigos nossos e, particularmente, da nossa amada Adriana, aproveito o ensejo deste artigo para expressar toda a gratidão da família pelas palavras de sentimento e conforto que nos dirigiram.
Justamente após completar o 30º dia da partida de nossa Adriana para o Oriente Eterno, eis que recebo do Escritor e Poeta José Horácio de Araújo, estimado colega do BB, que foi Engenheiro e Chefe do DEPIM na Bahia, essa belíssima mensagem que é uma verdadeira poesia, e que reporta belas recordações de um tempo da vida jovem de Adriana, quando residimos em Irecê. E esse é o motivo da crônica em sua homenagem, com o título acima, voltar em uma 2ª Edição.
Já com a devida vênia do ilustre colega Horácio, permitam-me os meus leitores, que eu possa compartilhar palavras tão especiais, cheias de tamanha delicadeza, beleza e poesia:
“Amigos Agenor e Adélia,
Estou de férias e andarilhando pelo “Oco do mundo”, conversando um pouco com o Brasil Real, como costumavam dizer – em seus tempos – os mestres Machado de Assis e Ariano Suassuna. Por isso quase não tenho lido nada, mas num desses quaisquer instantes da vida, parei um pouco e li sua bela, doída, sofrida e emocionante crônica, camarada Agenor. Falei com Neta – minha esposa – e lamentamos juntos. Pensamos em vocês, nas demais pessoinhas queridas da família e, como não podia deixar de ser – pensamos muito em vossa estrela. Pedimos à Força Criadora do Universo que acalme vossas almas e corações – enviamos-lhes nossos solidários e fraternos abraços.
Lembro muito bem de Adriana, quando, no início da década de 1980, por mais de uma vez, fui carinhosamente recebido por você e Adélia em vossa casa em Irecê. Ela uma menina sapeca, alegre, divertida, inteligente e muito carinhosa. Eu mexia com ela, ela sorria e continuava com suas peraltices da idade. Era tão bom…
Lendo sua crônica cavouquei um pouquinho na cacimba da memória e me veio à tona uma conversa que tive com Teilhard de Chardin – através dos seus escritos -, sobre uma definição da existência de DEUS que o grande Baruch Spinoza, certa vez fizera: “Deus é a alma do Universo e o Universo é o corpo de Deus”.
Simpatizo muito com o pensamento filosófico do filósofo Spinoza.
Na imaginação dos meus pensares, sobre seu texto, amigo Agenor, pensei em vossa estrela – Adriana. Juro que a vi brilhando e sorrindo para mim; estava fazendo companhia às mais de 100 bilhões de estrelas do nosso Sistema Solar, agasalhadinha nos braços da Via Láctea, nossa galáxia, que por sua vez se entrelaça aos bilhões de galáxias que compõem o Universo, para formar o corpo de DEUS. Como “Deus é a alma do Universo”, no dizer do filósofo Baruch, também é a alma da vossa menina-estrela; e como o “Universo é o corpo de Deus”, no dizer do mesmo pensador, vossa querida Adriana também faz parte do corpo de DEUS.
Ela é alma, ela é corpo, ela é também Deus!
Portanto queridos, Agenor e Adélia, não chorem por vossa estrela ter partido,
apenas peçam proteção a ela.
Procurem se acalmar, pois, a dor de agora se transformará em saudade, depois em lembranças…
Lembranças pernambucanas p’rocês, queridos amigos.
Recife (PE), 28 de janeiro de 2024. – Jose Horácio de Araújo”.
Em meu nome e da família, transmito os agradecimentos ao amigo e poeta pelo texto generoso e confortante que nos enviou. A força do Altíssimo, juntamente com o afeto e a solidariedade de tantos amigos, serão o bálsamo que amenizará a dor intensa da saudade de nossa querida Dri!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle,
Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
26 Comentários
Caro Agenor, bom dia!
Muito justa foi a sua decisão de tornar público a belíssima mensagem, recebida do escritor e poeta José Horácio de Araújo, pois, literalmente, considero uma verdadeira poesia.
Parabéns aos dois (ele por escrever e você por trazer para o Blog do Florisvaldo, onde será publicada com status de editorial neste domingo).
Plagiando o que ele disse “Procurem se acalmar, pois, a dor de agora se transformará em saudade, depois em lembranças…”.
Tenho a percepção que isto já está se tornando uma realidade.
Florisvaldo F dos Santos
Agenor!
Emocionante!
Imagino os sentimentos que pervadem os corações dos pais com um sentimento tão devastador. Só a Fé ajuda a suportar.
Fiquem com Deus e que Ele tenha a Adriana em bom lugar, Amém! (Brasília-DF).
Caro amigo e “Poeta das Crônicas”, bom dia.
Imagino o quão confortante deve ter sido pra você, D. Adélia e todos da família o texto filosófico-poético do nosso querido Poeta Engenheiro.
Quisera eu ter o domínio que você e ele têm dessa arte !
Inveja ? Talvez. No bom sentido, obviamente (rsrs).
Tento imaginar o conforto proporcionado pelo texto, de significado ímpar para o casal e demais, nesse momento tão difícil e ácido a que foram submetidos.
Imagino também o sentimento de carinho e bem-querer que nosso amável “engenheiro para toda obra” nutre pelo amigo, de longa data…
Vocês merecem. No texto, penso, tudo está dito. A querida Adriana integra hoje, nas palavras trazidas pelo ilustre poeta (“Deus é a alma do Universo e o Universo é o corpo de Deus”.) o quê de melhor um pai e uma mãe deseja a seus filhos – sempre numa perspectiva futura.
Peço ao nosso Criador que proteja todos vocês, conforte seus corações e mentes, auxiliando-os a suportar e superar esse momento tão difícil em vossas caminhadas.
Aceite meu fraterno @braço. (Salvador-BA).
Esta crônica, assentada nas belas palavras do colega José Horácio de Araújo, permite-me, tão somente, APLAUDIR… (Maceió-AL).
Bonita mensagem amigo! (Salvador-BA).
Realmente uma linda mensagem, à altura da homenageada. Fiquem com Deus (Salvador-BA)..
Só nos resta bater palmas para escritores que cultivam a fé e agradecer à Deus por existir na vida de pais tão carinhosos! Parabéns! (Salvador-BA).
Que bela homenagem! Amigos…..(Salvador-BA)
Parabéns!
Para você amigo Agenor e, também, para o autor do excelente texto, em homenagem à saudosa Adriana! (Rio de Janeiro-RJ).
Caro Agenor.
Ao ler a crônica “O CÉU GANHOU MAIS UMA BELA ESTRELA” foi que tomei conhecimento da partida de sua filha Adriana. Por quantas saudades e tristezas vocês estão passando. Lamentamos muito e enviamos o nosso abraço de solidariedade e conforto. Que Deus, o nosso Grande Arquiteto Do Universo conforte vocês. Um grande e fraterno abraço. Divino e Olentina.(Goiania-GO).
Gostei muito, amigo, linda e comovente.
UMA pessoa como Adriana, quanto mais falamos dela, mais e mais palavras vão surgindo aos montes e não temos vontade de parar. Grande perda para sua família, grande falta para seus amigos, mas como bem diz o titulo O CÉU GANHOU MAIS UMA BELA ESTRELA!
Bela e merecida homenagem.
Que Deus e Jesus abençoe essa linda família (Rio de Janeiro-RJ).
Belíssima homenagem para nossa eterna alegria Adriana minha sobrinha e afilhada!
Meu abraço pra vc e minha prima Adélia. (Salvador-BA),
Ao amigo e irmão Agenor e família, os mais sinceros votos de alegria e felicidade por tão bela homenagem prestada pelo amigo e colega Sr. Horácio, que tanta consideração tenho desde o tempo do BB. Sempre soube de sua competência profissional, mas não sabia que era tão bom com as letrinhas.
Um abraço fraterno a Agenor e Família e também ao colega Horácio. (Salvador-BA).
Bom dia, Senhor Agenor!
Uma emoção invade a alma “tão de supetão”, depois vai abrandando as batidas do coração, vai fazendo um mix de sentimentos …Uníssono❗
Senhorrr te agradeço…
Como é incrível, inexplicável, que algumas pessoas tem o dom da arte transformar vidas pela escrita. Trazendo uma magia, um encantamento – é contagiante…e por fim nesse caso reconfortante❗
É pra chorar, se emocionar, sorrir, acalmar, inspirar…não é?!
E a Adriana é parte do corpo de Deus❗
Sandrinha – São Paulo
Belíssimo texto escrito pelo Horácio!!⭐️⚘️
Horácio sempre bem humorado e gentil; nos encontramos várias vezes pelo Ed BB, bairro Comércio, em Salvador, onde foi, também, administrador do CESEC (gerente geral)⭐️⚘️⚘️
Incrivelmente lindo. Emocionante. (Salvador-BA).
Linda homenagem.. saudades da Dri Dri. (Salvador-BA).
Texto maravilhoso. (Salvador-BA).
Lindíssima homenagem!!
Amigos, boa noite!
Ontem (02/11/2024) foi um dia de fortes emoções!
Era o desejo da família lançar ao mar as cinzas da nossa amada filha Adriana, no local que ela curtia com muita alegria e vibração, a Praia de Itacimirim, ao lado da sua casa de praia. Como ela todas as tardes ia ver o pôr do sol e esperar a chegada da lua, foi adiado o lançamento várias vezes por falta do momento adequado.
Finalmente, no Dia de Finados, foi decidido realizar o ato como estivesse o tempo…
E foram muito fortes as emoções para todos os familiares, mas foi cumprida a saudosa e difícil missão. Finalmente, sob lágrimas intensas demos o nosso adeus à nossa querida filha, mãe, esposa, sogra e tia!
Hoje (03/11/2024), voltamos à praia e contemplava a água e as ondas como se a estivesse vendo, alegre como sempre era!
Agenor Santos
Boa noite, Mestre Agenor!
Há momentos, palavras, expressões e até atitudes suas que me tocam de forma profunda, a ponto de eu me sentir sem palavras, fragilizado ao tentar me expressar. Não é fraqueza, medo ou vergonha de comentar, mas um sentimento de incapacidade de dialogar com a profundidade que gostaria.
O fato que você compartilhou comigo é um desses momentos. Muitas vezes, eu dou tempo ao tempo e, quando consigo encontrar coragem, tento falar com você – ainda que seja de forma hesitante, com “palavras soltas”, pois temo que, ao tocá-las, possam mexer em uma ferida que permanece viva em seu coração, uma dor para a qual a medicina não encontrou cura.
Fiquei lendo e relendo sua mensagem, observando palavras como “finalmente”, “adeus” e “despedidas”. Na verdade, essas palavras que você colocou no papel não podem representar a essência do que sentimos, pois a Dri continuará viva em nossa memória, inclusive na de amigos anônimos como eu.
Tenho plena convicção de que, longe de uma despedida, você criou um elo eterno entre a Dri, a natureza e vocês. A partir de ontem, ela passou a fazer parte da imensidão do oceano – que não morre, não seca e está sempre em movimento. Agora, cada onda ou maré traz sua presença, e em qualquer praia onde você estiver, lá estará ela, viva.
Hoje, algumas taças de vinho e as artes da minha netinha Helena, de três anos, me deram a coragem de escrever tudo isso, que é o que penso sobre você e a Dri.
Um abraço,
Florisvaldo
Boa tarde meu amigo Agenor
Que bênção do universo proporcionar àAdriana estar no local de pertencimento (de memórias e histórias), lugar que tem o cheiro, as marcas dela; um lugar de muitas pegadas em vários pedacinhos dessa praia; que tantas vezes a maré levou mas no fundo nada se apagou”! E sem falar da casinha dela: tão bem cuidada, tanto zelo, carinho – que tornou-se um lar!
Não há como duvidar que de onde ela esteja …está feliz!
Sua energia sempre preencherá todos esses lugares por onde seus pés alcançaram!