Ao término de todo processo eleitoral, não importa o resultado decorrente, o que ressalta de importante é a convicção de que a via democrática ainda é o melhor caminho para a aprovação ou reprovação aos senhores políticos ou governantes, embora nem sempre sejam muito claras as ações e intenções por eles praticadas.
Essa preocupação decorre do fato de que o País sempre teve, ao longo da sua história, tradição de fidelidade aos princípios de liberdade e comprometimento democrático, mercê de alguns períodos indesejáveis de ditadura. Em algum momento, e agora é um deles, há governos que passam a estender os braços e demonstrar grande aproximação – não entendemos o porquê -, com nações que repudiam a democracia, e onde o seu povo vive sob o jugo de um poder absolutista de Presidentes que se eternizam no cargo. A exemplo dos “amores” do governo atual com a Rússia, Cuba e Venezuela. E não é só isso! Tomara não queira transformar o Brasil, essa nação grandiosa que é, numa ilha eternamente aos pés do mandatário. E isso preocupa!
Posso estar equivocado, mas, no meu nível de compreensão não existem razões para que a ideologia socialista e de esquerda tenha uma relação de incompatibilidade com a Democracia! Ora, se os seus conceitos, regras e princípios ideológicos são inspirados para o bem da sociedade em geral, não se justifica que a sua aceitação seja imposta pelos poderes absolutistas.
A Coreia do Norte, por exemplo, apesar de autodenominar-se como uma República Popular Socialista é, na verdade, conhecida por ser um “regime ditatorial e totalitarista, com todos os poderes centrados na figura do Líder Supremo, tendo ainda um grande culto à personalidade em volta da Família Kim, que governa o país com poderes absolutos desde o final da década de 1940”. Apenas 73 anos de domínio do poder total, por uma só família! Pensando bem, um exagero! O Poder concentrado há mais de meio século, e milhões de pessoas de cabeça baixa.
Se a tendência do governo atual é de intensificar as relações com países de esquerda, sob a alegação de que se trata de interesses comerciais, qual a razão de banir ou dar as costas aos países democráticos que, historicamente, estiveram juntos em um bloco de nações amigas, tanto no campo político como econômico? É bom lembrar que a Cuba de Fidel Castro se jogou de corpo e alma nos braços da Rússia e hoje é um parceiro que não passa de um mero comprador do açúcar cubano em troca do fornecimento do gás russo! E nada mais…! Portanto, é importante e urgente alertar para não permitir que nosso País venha a ficar de joelhos perante nenhum vermelho.
Talvez, por sorte, Cuba não está só, visto poder contar, na América do Sul, com o sentimento de solidariedade de um país capitalista rico e sólido de nome Brasil, que investe por lá bilhões de dólares na construção e recuperação de estradas, na reforma de aeroportos e implantação de modernos portos no país, como o Porto de Mariel. Em consequência, há uma dívida vencida de 3 bilhões de dólares com o BNDES que, certamente, será assumida pelo Tesouro Nacional! Em outras palavras, será debitada em nossa conta.
Mas, sem problemas… Essa Nação chamada Brasil tem uma população ativa que trabalha e contribui com 36% de impostos para a arrecadação federal num ano – acredito seja a maior carga tributária do mundo! -, o que é suficiente para os seus investimentos internos, alimentar Mensalões, sustentar partidos que assaltam verbas dos Ministérios, enriquecer familiares de lideranças políticas, e ainda socorrer os patrícios da esquerda latina! Como diria alguém: ISSO É INCRIVEL!!!
Que o fortalecimento dessa briosa Nação brasileira seja preservado dentro dos princípios de liberdade e respeito aos direitos do cidadão, jamais violentados pelo radicalismo ideológico e antipatriótico! Ou ainda pior, práticas enganosas e mentirosas por tudo que estamos assistindo. Cuidado Brasil!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 24/09/2023
9 Comentários
Caro Agenor, mais uma vez você abrilhanta este Editorial, trazendo assuntos que, se não são da concordância de todos os leitores, servem para reflexão da maioria.
Posso lhe afirmar que a sua dúvida “Posso estar equivocado” é a mesma minha, pois sempre me questiono, até onde o homem é capaz de ir por uma ideia? Será que o ser humano esqueceu que possui uma faculdade maravilhosa chamada raciocínio?
Cuidado Brasil!”
Como se diz por aí: todo cuidado ainda é pouco. O Artigo analisa uma realidade que é visivel, e concluiu de uma forma que é um chamamento à reflexão. Alguma coisa de mais ou de menos foi dita? Não. Tudo foi bem dito!!!
Muito bem, Agenor. (Salvador-BA).
Muito bem colocada amigo! (Rio de Janeiro-RJ).
Parabéns! Bom final de semana.
Bom dia, colega. Uma abordagem pertinente e oportuna sobre os absurdos das PAIXÕES IDEOLÓGICAS, responsáveis por desentendimentos e altercações entre as pessoas,,,
Caro Agenor,
Pura verdade. Achei tão bom que encaminhei pra mais de 40 contatos do meu WhatsApp, a exemplo da semana passado. (Salvador-BA).
Olá, Agenor. Gostei muito deste seu trabalho, achando-o a cara do momento que atravessamos. (Salvador-BA).
Meu caro Agenor, já há algum tempo, vivemos uma pseudo democracia. Assisti, quando se realizava um encontro do ‘Foro de São Paulo’, o atual presidente, ‘democrática e transparentemente eleito, declarar-se orgulhoso por ser chamado de comunista. Não consigo entender uma democracia governada por um comunista. Por outro lado, estamos vivendo a maior e mais cruel ditadura. Mandatos são cassados, cidadãos que não cometeram crimes são presos. Pessoas que clamavam por socorro, são condenadas à prisao, num julgamento sem direito à defesa. QUE PAÍS É ESSE? (Salvador-BA).