Avião presidencial do Brasil, um A319 fabricado para transporte executivo
Diante de tantos problemas naturais que tiram a tranquilidade do mundo, como enchentes, extensas queimadas e terremotos, além das guerras inúteis, a destruir cidades e ceifar milhares de vidas, nada mais natural que o sentimento da população, em geral, esteja atormentado pelo peso de tantas preocupações. E o Brasil atualmente está dentro desse contexto de sofrimento, visto o atípico e elevado número de episódios de queimadas e enchentes com características de tragédia, que vem atingindo inúmeros Estados brasileiros.
O que dá uma dimensão de maior peso nessa carga de ansiedade que abala o sentimento do povo brasileiro, é o testemunho quanto à falta de sensibilidade do governante desta República. É visível a sua concentrada atenção voltada para os assuntos internacionais, principalmente por se julgar no direito de fazer declarações nem sempre oportunas, mas, geralmente valorizando os amigos da esquerda como Maduro e Putin, e com isso se indispondo, sem se dar conta, com as Nações historicamente amigas do Brasil.
Se o Presidente nesses primeiros oito meses de governo esteve mais presente no exterior do que no País, o próximo período de dezembro/2023 a novembro/2024, quando o Brasil estará no comando rotativo da Cúpula do G20, ou seja, presidido pelo Lula, aí, então, as suas atenções estarão integralmente voltadas para o comando do Grupo e muito mais viagens virão pela frente! Nada mais claro de que nesse terceiro mandato a prioridade está na sedução pelo poder ao lado da vaidade pessoal, e menos o envolvimento com as dificuldades internas da Nação que, diga-se de passagem, não são poucas, como o caos da saúde, por exemplo.
Seria ingenuidade da minha parte não compreender que é importante o nome do Brasil estar em evidência no contexto internacional. Mas, tem de haver preparo e postura coerentes com o cargo, ou os resultados esperados serão estupidamente contrários.
O fato de nessas viagens o Presidente estar com mais frequência em contato com os demais Presidentes, parece que foi seduzido pelos encantos dos aviões presidenciais das grandes potências, que influenciaram o emocional do Lula nessa última volta ao mundo e, de pronto, logo solicitou ao Ministério da Defesa que providencie a troca do avião da Presidência por outro com mais conforto geral: “100 poltronas semileito, melhor suíte para o casal, sala de reuniões e um escritório privativo”, cujo custo já foi estimado em 400 milhões de reais. Para quem está passando mais tempo dentro do avião, até acho o pedido mais que razoável! Mas, SERÁ QUE PRECISA TANTO?
A propósito, vale registrar que quando se fala em aviões Presidenciais pelo mundo afora, estamos diante do “sinônimo de poder e luxo. Os aviões dos líderes mundiais costumam ser máquinas milionárias, que garantem um transporte seguro e rápido para os mandatários dos mais diversos países. Eles levam presidentes, reis, primeiros-ministros, entre outras das mais altas autoridades das Nações pelo mundo”.
A verdade é que esse não é o Lula empolgado do primeiro mandato presidencial e que ainda ostentava a imagem honrada do trabalhador que chegou ao poder maior da Nação, além de ter massageado o ego da classe sindical brasileira. Recentemente, mesmo preso por dois anos, com provas contundentes de corrupção apresentadas por ex-assessores diretos e de confiança absoluta – tipo Palocci -, encontrou a graça do perdão, dentre outras benesses que o permitiu conquistar um 3º Mandato.
Esperamos que algum Assessor e Conselheiro direto informe ao Presidente que o País está, também, passando por algumas catástrofes marcadas por destruição e mortes, e que se torna necessário e urgente que coloque os pés no chão, diante de uma nova realidade nacional.
Sugere-se, ao menos, que pare um pouco, dedicando um olhar de cuidado e ações dignas de alguém que pregava dia e noite que faria dessa Nação um lugar melhor, para deleite de um povo que lhe confiou mais um mandato presidencial! Imagine o leitor que mal chegou da Índia, o Presidente já viajou para Cuba e EUA, acompanhado de 24 Deputados, além de quatro ministros! Como Cuba deve ao BNDES 3 bilhões de reais atrasados, referente ao financiamento do Porto de Mariel, certamente vai sair aí um perdão da dívida como prova humanitária da esquerda brasileira! Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 17/09/2023
6 Comentários
Vamos acreditar que o Presidente está buscando negócios para o nosso País, que por quatro anos nada se fez de acordo comercial internacional. (Maracás-BA).
É muito difícil para mim entender como muitos brasileiros acreditaram e até hoje ainda tem esperança em um governo PTista desonesto, capitaneado por um elemento comprovadamente condenado pela justiça, atual chefe de Estado eleito pelo STF, mediante as evidências de fraude nas urnas que muitos ignoraram e hoje estamos pagamedo um preço alto por essa violação. Na ninha opinião, só não enxerga quem é cego ou tem desvio de caráter. Estava mais do que claro. O STF agiu desonestamente. Se negaram a implantar a impressão das cédulas de votação e quando solicitado, se recusaram a entregar o código fonte, provas essas que seguramente comprovariam as fraudes da última eleição presidencial.
É bom lembrar que este senhor, PTista, é e ficará para sempre na história como um dos maiores corruptos do mundo.
O cara é tão malandro, que até caneta o filho da mãe não deixa escapar. Imagine portanto, do que esse ser repugnável é capaz.
Uma vergonha a cena que vimos na reunião do G20 na Índia, onde claramente ele é sua cúmplice furtaram canetas utilizadas durante a reunião dos chefes de Estado do G20. Como seria bom se alguém, naquele momento, os flagrassem e impedisse o furto. Lavaria a alma de todos os brasileiros HONESTOS.
É muito bizarro ver Lula e Janja discaradamente embolsando as esferográficas. Se não fosse mostrado até eu não acteditaria na malandragem da dupla picareta desviando a atenção das pessoas que os rodeavam, e com a rapidez de um felino embolsar as “CANETAS”. Que vergonha!!
“Fala sério!” – (Salvador-BA)
Maravilhoso. Espetacular!
Achei tão bom que distribuir para mais de 50 contatos do meu WhatsApp. (Salvador-BA).
Realmente é um exagero amigo!
A nação está precisando muito de cuidados e 400 milhões, já ajuda bastante.
Ótima crônica! Parabéns! (Rio de Janeiro-RJ).
Sempre digo que Artigos como esse, deveriam chegar ao Poder, para que refletissem melhor nos absurdos praticados. O problema não é ser honesto ou não, até porque ser honesto é uma obrigação. É acima de tudo, ter noção dos gastos públicos que, não podem nem devem, atender as vaidades dos senhores governantes, até porque, o dinheiro não é deles…!!!
Caro Agenor, boa noite!
Por tudo que voce escreveu, é inevitável não lembrar daquilo que foi dito por Rui Barbosa em seu discurso proferido no Senado Federal, em 1914.
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”