Policiais desembarcaram no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, nesta sexta-feira – Reforço de 21 policiais federais do DF desembarca em Salvador após ação que deixou 5 mortos – Agentes fazem parte de grupos especiais da PF veio após morte de policial federal em confronto com suspeitos.
O reforço policial do Distrito Federal chegou em Salvador na noite desta sexta-feira (15), por volta das 19h. Os agentes de grupos especiais da Polícia Federal e o diretor geral substituto da corporação, Gustavo Rocha, vieram para a capital baiana devido ao confronto que deixou cinco pessoas mortas no bairro de Valéria, incluindo um agente da PF.
De acordo com a assessoria da Polícia Federal, os agentes desembarcaram no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Quatorze policiais do Comando de Operações Táticas (COT) e sete do Comando de Aviação Operacional (COAP) lotados em Brasília vão integrar a operação na capital baiana.
Além dos agentes, serão implementados um helicóptero e veículos blindados, também trazidos do Distrito Federal.
Antes do reforço, 17 policiais federais e dois veículos blindados do COT já integravam a operação.
Após desembarcarem no aeroporto, os policiais e o diretor geral da corporação seguiram para o Centro de Comando e Operação, onde haverá uma reunião com o superintende da PF na Bahia, o secretário de segurança pública do estado, Marcelo Werner, e outras autoridades.
De acordo com a PF, a reunião tem como objetivo definir os próximos passos da operação. Mais detalhes não foram divulgados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do policial nas redes sociais. Ele disse que Lucas Caribé fazia parte da equipe que cuidava da sua segurança na Bahia.
“Lucas fez parte da equipe designada pela PF para minha segurança na Bahia, durante a campanha eleitoral e também agora, na presidência. Cumpriu sua missão com exemplar profissionalismo”, escreveu.
Confira pronunciamento na íntegra: “Recebi com profunda tristeza e indignação a morte do agente da Polícia Federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, durante operação de combate ao crime organizado, hoje, em Salvador. Ele estava há dez anos na PF, atuando no enfrentamento do narcotráfico e do tráfico de armas, entre outras operações de alta periculosidade. Lucas fez parte da equipe designada pela PF para a minha segurança na Bahia, durante a campanha eleitoral e também agora, na Presidência. Cumpriu sua missão com exemplar profissionalismo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas”.
Operação com cinco mortos
Desde agosto, a Polícia Federal participa de operações na Bahia como parte de um acordo de cooperação entre o governo estadual e federal para reprimir a criminalidade no estado.
Na manhã desta sexta-feira, a operação Fauda foi feita no bairro de Valéria, em Salvador, com o objetivo de cumprir mandados de prisão. Os alvos da operação seriam suspeitos de integrar uma facção criminosa.
Durante a ação, houve troca de tiros e cinco pessoas foram baeladas:
– O policial federal identificado Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos;
– O suspeito Uélisson Neves Brito, conhecido como “Cara Fina”;
– Outros três suspeitos que não tiveram os nomes divulgados pela SSP-BA.
Um policial civil e um policial federal também ficaram feridos. O agente estadual passará por uma cirurgia no olho.
Fonte: https://g1.globo.com
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade – 15/09/2023