No governo Fernando Henrique Cardoso, Dornelles comandou dois ministérios: o de Indústria e Comércio e o do Trabalho. Em 2006, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro.
Morreu nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o ex-senador, governador e ministro Francisco Dornelles.
Mineiro de Belo Horizonte, Francisco Dornelles se formou em Direito no Rio de Janeiro. Se especializou em finanças públicas na França e em tributação internacional na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
A influência de parentes famosos, como os ex-presidentes Getúlio Vargas e Tancredo Neves, acabou determinando o futuro de Francisco Dornelles. Ele foi secretário particular do tio, Tancredo. Era o começo de uma vida pública.
Dornelles se elegeu deputado federal cinco vezes seguidas, entre 1987 e 2003. Foi ainda deputado constituinte e ministro da Fazenda de José Sarney, que tinha assumido a presidência em 1985, por causa da morte de Tancredo Neves.
No governo Fernando Henrique Cardoso, comandou dois ministérios: o de Indústria e Comércio e o do Trabalho. Em 2006, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro.
Como vice-governador do Rio, chefiou o Palácio Guanabara interinamente em momentos críticos. Em uma das vezes, o então governador, Luiz Fernando Pezão, tinha sido preso em uma das fases da Lava Jato. Dornelles foi o primeiro governador a decretar estado de calamidade pública na área financeira do Rio.
Dornelles foi presidente do Partido Progressistas e atualmente era o presidente de honra do partido.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou três dias de luto no estado.
Fonte: https://g1.globo.com
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 23/08/2023