Nessa data mais que especial – o 2º. domingo de maio – cada filho ou filha tem o dever e a responsabilidade de homenagear com entusiasmo e todo o carinho, esse encanto de pessoa que é a sua MÃE! Esse ser fantástico não precisa estar presente fisicamente para dizer que está ao lado dos filhos, porque, onde estiverem, espiritualmente, ela irá acompanhá-los e protegê-los. A cada passo o seu pensamento estará sempre junto. São vidas que foram geradas no íntimo do seu corpo e representam sangue do seu sangue. Ou seja, isso tem um significado extraordinário de difícil alcance em todos os sentidos, e a ilustração acima diz tudo!
Incansável, amorosa, paciente, batalhadora, insubstituível no seu amor maternal, vencedora e heroína nas grandes batalhas pela sobrevivência. Sempre presente e enérgica nas lutas pela defesa da sua prole; inigualável na expressão do que seja sensibilidade; exemplo do mais puro amor; rainha e administradora do lar; e o seu nome é trabalho! E aqui podemos acrescentar: dedicação 24 horas todos os dias da sua vida desde a geração do seu filho.
A incomensurável carga de carinho, afeto e doçura que emana do coração dessa guerreira, transformam-na no maior exemplo de superação diante das adversidades. Os seus momentos de dor não conseguem ser duradouros porque o compromisso do seu íntimo é com o otimismo, a força e a energia. Fonte inesgotável de tolerância e compreensão. Nada mais belo que o ato de gerar um filho, instante glorioso em que as lágrimas da dor do parto logo se confundem com a explosão de alegria, e os encantos do seu sorriso expressam a felicidade de ser mãe, ao beijá-lo! Em outras palavras, esse é um sentimento raro e glorioso que a vida só dá às MÃES.
Em paralelo a esse entusiasmo, julgo valioso recordar o detalhe histórico de como essa comemoração anual surgiu, não somente como forma de render a nossa homenagem àqueles que tiveram essa feliz ideia, como informar e conscientizar os jovens e filhos quanto ao significado dessa iniciativa.
Tudo começou no desejo de uma jovem americana em homenagear as mães. O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. “Ele foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905” (Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/). Sua criação oficial aconteceu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson. Esse singelo conto sobre a Anna, não pode faltar, jamais, quando queremos homenagear esse ser especial chamado MÃE.
No Brasil só em 12 de maio de 1918 foi realizada a primeira comemoração e somente mais tarde, em 1932, o Presidente Getúlio Vargas oficializou a incorporação da data do “Dia das Mães” no nosso calendário. Embora a ideia tenha se expandido por todo o mundo, são muitas e diversificadas as datas em variados países do mundo. Comemora-se nos meses de fevereiro e agosto em alguns países, e no segundo domingo de maio acontece nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Turquia, Itália e Brasil, e mais alguns países da Europa. Por exemplo, na Argentina é comemorado no terceiro domingo de outubro.
Embora a tendência natural de todas as comemorações seja colocar o sentido comercial através dos presentes, no caso particular das mães não há presente mais significativo do que os filhos mostrarem a força do seu amor e gratidão por tudo que ela representa para a família.
Através desse estimado Blog, aproveitei o espaço que me é concedido para prestar a minha homenagem pessoal a todas as mães do Brasil e do Mundo, em particular às minhas leitoras. Que não seja de alegria apenas esse 2º. Domingo de maio, mas que sejam especiais todos os dias de suas preciosas vidas!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 14/03/2023
3 Comentários
Um singelo e oportuno Artigo onde a figura da MÃE foi merecidamente enaltecida. Temas como esse mostra a tamanha sensibilidade do Sr. Agenor que sempre nos brinda com seus conhecimentos e conteúdos importantes.
Bom dia caro Agenor!
A Ann Jarvis, foi feliz quando teve a brilhante ideia de homenagear sua mãe.
Em 1932 o ato foi incorporado pelo então Presidente Getúlio Vargas que oficializou a data do “Dia das Mães” no nosso calendário nacional.
Sei que você até esmerou-se na procura de outros adjetivos (e olhe que são muitos) para enaltecer esta figura.
Na minha modesta avaliação e no contexto contemporâneo, nem precisava, pois o título (DOCE GUERREIRA) já traduz a definição de tudo que ela é.
Feliz dias das Mães!
Plagiando às palavras do meu primo amigo, BGG – O Poeta da Mata Virgem que outorgou ao mestre Agenor o honrado título de O MENESTREL DO VAZA BARRIS, este homem forte das abelhas deixa aqui registrado à nota 9,9999999999999999999999999999…. ( não deixei um 10,0 redondo, porque 10,0 redondo é perfeição, e perfeição não exste), à esta bela crônica dedicada ao dia das MÃES.Em tempo, gostaria de deixar para os(as) leitores(as) do Blog do mestre blogueiro Florisvaldo Ferreira dos Santos, um dos editores das crônicas do Agemor, o que penso a respeito dessas DOCES GUERREIRAS, conforme classificou o mestre Agenor. São elas que nos carregam no ventre no aproximado período de 9 meses, 2 a 5 anos no colo( a depender das condições financeiras), e enquanto estão ainda conosco aqui nesta misteriosa passagem terrena temporária nos carregam no coração, e mesmo depois que partem para um outro plano superior determinado pelo Divino, continuams sempre sendo lembrados eternamente por elas. Feliz Dia das Mães!!!COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE: José Deusimar Loiola Gonçalves Técnico em Agropecuária (Funcionário Publico Aposentado- Extensionista do Governo do Estado de nossa linda e extennsa Bahia); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura. Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) . Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar