Sempre recordo com muito carinho, a grata experiência vivida no exercício da minha primeira Gerência-Geral do BB, na cidade de Uauá, sertão baiano, em 1982, ou 41 anos atrás! Tantas foram as figuras especiais que conheci, cada qual com a sua inteligência sertaneja, sempre habilidosos ao contar as histórias típicas do sertão. Como não recordar do Coronel Jerônimo Ribeiro, meu grande amigo, ilustre autodidata, com pensamentos sábios e oportunos para todas as situações! Quatro mandatos de prefeito da sua terra, num passado difícil! Diferentemente de hoje com tantas verbas vindas do governo federal…
Como esquecer do Edinho da Farmácia, também prefeito no passado, que sempre comentava nas suas visitas à gerência da Agência: “Seu Agenor, o poder é sedutor!” Essa frase se tornou emblemática para justificar durante as demandas pré-eleitorais, o motivo das lutas pelo poder… Além de ser uma frase da mais pura verdade que já ouvi.
Essas preliminares de cunho nostálgico e revestidas de amenidades, contribuem para a reflexão e entendimento das atitudes dos políticos e governantes dos dias atuais, cuja sedução pelo poder não somente alimenta as vaidades e as ambições pessoais, mas, perigosamente, fortalecem certas ideologias indesejáveis para o País.
Assim como a sedução pelo poder já era algo concreto naquele tempo, é visível que ela permanece viva no cenário político nacional. A grave preocupação desse contexto é que a seriedade das medidas de governo se confunde com o populismo inconsequente, com graves riscos para os rumos econômicos do país.
Pugnar por extinguir a fome e a pobreza é um projeto nobre e dignificante, mas nenhuma nação consegue alcançar esse objetivo através de um simples decreto. Eduardo Ribeiro, Presidente do Partido Novo, assim reagiu: “Como todo populista de ego inflado, Lula pensa que está acima da realidade e das leis da economia. Não está. A conta sempre chega”. Faltou dizer, que chega cara e pesada para alguém pagar.
A reação foi decorrente de um momento em que a loquacidade do Presidente superou os limites possíveis e, de repente, se insurgiu na condenação das Teorias Econômicas vigentes, ao afirmar “que os livros de economia estão superados”. Ora, o Presidente defender a Saúde e a Educação nada mais justo como metas de governo, mas defender um total descontrole do Orçamento Público e Fiscal como justificativa, é pregar uma nova Teoria Econômica banal e absurda.
Talvez, se a nova tese presidencial estivesse embasada no propósito de reduzir a máquina administrativa estupidamente aumentada no início do seu Governo, com a criação de 14 Ministérios e milhares de novos empregos para amparar toda a esquerda que o acompanha sedenta de poder, aí sim, haveria margem orçamentária suficiente para atender as demandas sociais do combate à fome e à redução da pobreza, tão pregadas pelo Presidente.
A curiosidade mais em evidência nesses primeiros 100 dias de governo, é que o Presidente não trouxe novas ideias e apenas a preocupação de restabelecer os nomes dos programas que existiram no seu governo anterior, e nada de realmente novo apresentou até agora. Assim, voltaram as siglas: BOLSA FAMÍLIA e MINHA CASA, MINHA VIDA, que tinham sido rebatizadas pelo governo anterior, respectivamente, com os nomes de RENDA BRASIL e CASA VERDE E AMARELA. Isso chega a ser uma tradição indecente, visto que, repetidamente em todos os governos: o importante são os nomes atribuídos por cada novo governante, e não o valor do conteúdo dos programas sociais.
Triste é a constatação de que sai governo entra governo, e os padrões de governança não se modificam. Além do mais, existe uma tradição de que sob os tapetes palacianos sempre há algo oculto, mas que, um certo tempo depois, vem à lume! E as “joias” árabes que o digam!
Uma FELIZ PÁSCOA a todos os meus amigos e colegas!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 09/04/2023
14 Comentários
Caro Agenor, certa vez eu li uma frase de Wal Águia Esteves, que guardo ela até hoje: “Se as pessoas soubessem a força de uma verdade, parariam de tropeçar na própria mentira”.
Refletir sobre o que foi dito pelo mandatário da nação, não difere se amanhã, a sua santidade “O Papa” declarasse que a Bíblia e os livros religiosos estariam superados.
Florisvaldo F Dos Santos – São Paulo
Caro Agenor,
Quero parabenizá-lo por sua reflexão isenta de paixões ideológicas. Em um mundo em que as posições políticas parecem polarizar cada vez mais as pessoas, é admirável ver alguém que consegue analisar as questões de forma realista, sem deixar que suas crenças ideológicas influenciem seus argumentos. Infelizmente, muitos veículos de comunicação parecem ter perdido a imparcialidade, e suas opiniões são moldadas por seus interesses. Por isso, é ainda mais importante valorizar os esforços de pessoas como você, que se esmeram em apresentar uma visão equilibrada e objetiva dos fatos.
Parabéns novamente pelo seu trabalho, e que continue a inspirar outros a seguirem esse caminho de imparcialidade e reflexão crítica.
Uma Feliz Páscoa.
Parabéns, feliz páscoa (Uauá-BA).
Parabéns pelo texto. A dura realidade que o país está e continuará enfrentando não é nenhuma surpresa. O que esperar de um dos maiores bandidos do planeta?
Oxalá que o pequeno grupo de parlamentares honestos, não corrompidos, façam a diferença e ajude o país a voltar aos trilhos de onde não deveria ter sido desviado. (Salvador-BA).
Caro Agenor, se você estampa um logotipo da Jovem Pan já está mostrando qual a tendência da reportagem. Sabemos todos que a opinião, nesse veículo, é de extrema direita e certamente o que Lula disse foi colocado fora de contexto. Não acho que Lula seja uma sumidade econômica, mas ele é um administrador experiente e certamente não decretaria a falência das teorias econômicas, embora, como foi dito, sejam teorias…Acredito que, no mínimo, devemos dar um tempo para o novo governo trabalhar. Só tenho uma certeza: o governo Lula será infinitamente melhor do que o descalabro apresentado pelo Inominável! (RS).
Bom dia caro Ir:. Agenor.
Mais uma vez feliz em ler seu artigo da semana. Essa é a verdade nua e crua do sistema politico brasileiro. (Goiânia-GO).
Passaram 4 anos tolerando os crimes de Bolsonaro. Com 3 meses de governo querem que Lula coloque o País entre os mais desenvolvidos do mundo. Tolerância “zero” com a esquerda!! (Salvador-BA).
Meu, digo, nosso brilhante cronista Agenor!!!
Depois de ler atentamente, e em seguida cumprir o ritual de editar esta mais uma crônica semanal, permita-me a plagiar às abalizadas palavras do Jornalista Arnaldo Jabor quando disse: ” A POBREZA NO BRASIL NUNCA VAI ACABAR PORQQUE SEMPRE DAR LUCRO”. Em tempo, este seu módesto editor de longas datas, para evidenciar melhor o que quis dizer o renomado jornalista , e para ficar claro o que o nobre amigo quis transmiitir a nossos(as) leitores(as) assíduos de suas crônicas, deixo aqui registrado meu modesto complemento: Julgo que os lucros citados pelo renomado jornalista, referem-se aos dividendos políticos que à velha tropa dos ladrões do colarinho branco, em quase sua totalidade são corruPToa Genialidade à toda prova para a brilhante frase do jornalista,, e por ter forte semelhança com o conteúdo de sua crônica, resolví a deixar regstrado aqui no Blog do Florisvaldo, seu fiel editor de todas as semanas de cada mês operativo. Deixo aqui registrado a todos e todas que apreciam os Blogs dos editores do Menenstrel do Vaza Barris(Título outorgado pelo meu inteçectual primo amigo-BGG- O Poeta da Mata Virgem), uma abençoada noite deste domingão de Páscoa, seguindo de um pro ativo e bom comecinho de semana. COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária- Funcionário Publico Aposentado do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia ; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar
Muito bom!
Com certeza amigo. Muitas coisas precisam ser feitas na saúde, educação, segurança e nos programas sociais. Só devem ser feitos com a máxima responsabilidade, para que no futuro a conta não fique mais cara. Mas economizar de cima para baixo, sempre foi difícil para os nossos governantes.
Um ótimo final de semana e Feliz Páscoa para toda família! (Rio de Janeiro-RJ).
Inspirado nas suas andanças como administrador do nosso BB, o colega Agenor nos brinda com um texto irretocável. Uma faceta que eu ainda não conhecia. Ficarei na expectativa de outros artigos. Parabéns.!!!
Aguarde mais um pouco para também escrever sobre as joias. Só espero que, com sua inteligência e eloquência, seja justo. (Irecê-BA).
Boas lembranças meu amigo Agenor, não é a toa que você escolheu Uauá como sua segunda cidade Natal. Parabéns… (Maracás-BA).
Lula é um analfabeto funcional.
Só sei o seguinte: os grandes e renomados sábios da economia desde seus primórdios, ao ler algo dito pelo excelentíssimo senhor, devem se sentir muito mal ou talvez desconsiderem e relevem dizendo: perdoa Senhor pois ele não sabe nem saberá jamais o que diz.