Geralmente, a escolha de uma data específica para homenagear um segmento social, tem correlação direta com as lutas e conquistas históricas, definitivas ou parciais. Assim foi com a Independência do Brasil (7 de setembro), com a Proclamação da República (15 de novembro), Dia do Trabalhador (1º de maio), Confraternização Universal (1º de janeiro), Dia das Mães (data móvel do 2º domingo de maio), etc., dentre centenas de outras.
O último dia 8 de março foi marcado pelo júbilo e o romantismo, por comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, para quem nesta crônica quero deixar o meu registro cheio de amor: Mulher, que história linda você escreveu ao longo do tempo, vencendo obstáculos, derrotando a inflexibilidade dos algozes legisladores que já a discriminavam desde a hora em que faziam as leis!
Com paciência, não precisou formar exércitos e pegar em armas para conquistar o seu direito elementar de VOTAR! Que ainda espera pacientemente que os turrões machistas entendam que a igualdade do direito salarial se mede pela competência e não pelo sexo! Você, que já acumula históricas conquistas sociais não sabe o poder que tem nas mãos, capaz de vencer grandes obstáculos com a chama do seu olhar, com a graça do seu sorriso, às vezes pacífico, outras vezes altivo! A propósito, o Presidente Lula assinou Decreto nesta semana, que determina a igualdade de salário entre homem e mulher no desempenho das mesmas funções. Já foi um progresso!
No importante dia 08 de março, nada mais justo do que comemorar o Dia Internacional da Mulher por tudo que conta a história! E nós, homens, temos o dever de fazer reverência a essa extraordinária figura que Deus nos colocou ao lado, que sabe construir, como ninguém, o edifício chamado família!
Diante de todo esse processo de evolução da mulher, interessante é se observar que, além dessa guerreira ter agregado à sua vida as atividades profissionais externas, ela conseguiu manter o eficiente desempenho nas questões que envolvem o lar, onde evidencia as qualidades da perfeita gestora. Que sabe, como ninguém, distribuir com maestria as muitas tarefas diárias.
Essas extraordinárias conquistas sociais, antes de provocar no homem ira e ciúme em razão do seu tradicional comportamento machista, mostrou-lhe que essa guerreira ao seu lado não é apenas mulher, amante, esposa, companheira e mãe dos seus filhos, mas, também, uma legítima professora ou empresária que pode ensinar-lhe como administrar o seu tempo e conduzir com competência a solução de tantos problemas diários dessa empresa chamada “Família”. Sou um admirador inconteste do perfil dessa nova mulher, que sabe ser feminina e empresária, sabe ser dura na hora que as decisões exigem e meiga nos momentos certos!
Não obstante todo esse universo de empolgação e encantamento, com o qual, certamente, os homens com um mínimo de sensibilidade devem concordar, existe ainda uma grave trincheira a ser superada por esse ser muito especial, que é alcançar o objetivo de vencer a grande batalha da violência contra a mulher, fruto da fraqueza de homens covardes que, diante de suas fragilidades, transformam os seus argumentos em agressividades inconsequentes e irresponsáveis. As leis existentes ainda são insuficientes para proteger essa guerreira, portanto, está na hora de tudo isso mudar a favor da mulher.
Que a mulher continue incansável na luta pela sua afirmação no contexto social, amparada no seu espírito de luta e determinação, e sempre protegida pela convicção verdadeira e inabalável, de que a reconhecemos como POESIA DE NOSSAS VIDAS!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 12/03/2023
8 Comentários
Caro escritor, bom dia!
Pelo que se observa, o Editorial de hoje amolece qualquer coração (Inclusive o seu).
As más línguas disseram que o seu se derreteu.
Outras más línguas (ainda mais afiadas), falaram que a crônica foi corrigida duas vezes pela esposa do escritor.
Eu disse as más línguas.
Confesso que tento ser igual ao jornalista Nelson Rubens quando ele diz: “Eu aumento, mas não invento”.
Citações a parte, a minha percepção e que a Mulher é grandeza, é distinção, é ímpar e sedução. Tenho absoluta certeza de que o coração das mulheres é diferente de qualquer outro que habita no interior de todos os seres.
Parabéns, MULHERES!
Disse tudo e mais alguma coisa. As mulheres merecem. Parabéns pela crônica. (Salvador-Ba)
VALTER BERTANI
Muito bom! Belíssima homenagem amigo! Com toda certeza, ainda há muita coisa para se fazer a favor da mulheres.(Rio de Janeiro-RJ).
NEIDIVALDO PINTO
Muito bom!
Agenor, concordo com você, neste momento de tributo incansável à grande guerreira que se chama MULHER. (Salvador-BA).
Muito bom!
Por motivos alheios à minha vontade, já faz um tempinho que vinha deixando o Blog deste homem forte das abelhas faminto, inclusive, sem disponibilizar o prato predileto do blog, que sempre foi às abalizadas crônicas do nosso enciclopédico cronista Agenor Francisco dos Santos, do qual sempre fui, e pretendo ser o orgulhoso editor de suas brilhantes cronicas semanais. Mera coincidênciam ou não, nesta data 12.03.2023, acabei de editar no meu blog esta completa;muito comple, e completíssoma dissertação fazendo uma justa homenagem e alusão as mulheres, que depois de muita luta, conseguiram conquistar o merecido dia Internacional da Mulher(08 de março). Além da impressionante narrativa do mestre Agenor Francisco dos Santos, gostaria de pedir a meus(minhas) leitores (as), para pesquisar através do Dr. Google Virtual assim: UM HOMEM INTELIGENTE FALANDO DAS MULHERES, DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO .Atentem bem no último parágrafo do brilhante artigo deste fera da Literatura Brasileira, que inclusive, ainda está conosco aqui nesta misteriosa passagem terrena temporária, quando ele escreveu: É meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire um boiola. Só tem muher quem pode.No dia da mulher, este homem forte das abehas, Deusimar Loiola através do porreta do meio de comunicacão que atende pelo nome de WAST APP, fez o seguinte complemento ao oportuno último páragafo do artigo do Veríssimo: Tem mulher quem pode, quem não pode se sacode para chacoalhar as pontas. srsrsrsrs… Nas consideraçoes finais peço minhas sinceras desculpas aos(as) leitores (as) amigos(as) por ter me ausentado do blog, e em nome de todos(as) deixo aqui registrado os sinceros parabéms ao nosso brilhante cronsta Agenor Francisco dos Santos. Boa Noite!!Colaboração e Complementos de:
José Deusimar Loiola Gonçalves-
Técnico em Agropecuária Extensionista aposentado do -Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia ; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App).
Mandou bem nas palavras… Realmente Elas merecem apreço e muito respeito por tudo que representam no sentido da vida! Salve todas as Mulheres!!!
Caríssimo Ir.’. AGENOR, gostei muito dessa crônica, inclusive tomei a liberdade de, no momento dos 25 anos da namorada do meu neto DIEGO, fui fazer uma homenagem pelo seu aniversário e após declamar um poema “ENCONTRO DAS ÁGUAS”, autor Quintino Cunha, DISSE-LHE :- Que no dia 11.03.23 (data do seu aniversário) “HOJE você está colhendo mais uma rosa no jardim de sua preciosa existência, e por este momento especial, estamos suplicando a DEUS, QUE ILUMINE O SEU CAMINHO, QUE HAJA MUITA SAÚDE, UMA BOA UNIÃO FAMILIAR COM PAZ E AMOR, PROSPERIDADE E MUITOS ANOS DE VIDA…São os nossos ardentes desejos. Em seguida pedi licença para ler o seu ARTIGO: “MULHER, ESSA POESIA DE NOSSAS VIDAS!”. FUI PLAUDIDO E ELA LEVOU O ARTIGO COM MUITO CARINHO E DEDICAÇÃO. Fiquei muito feliz e obrigado pelo excelente ARTIGO. (Manaus-AM).