Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o projeto contribuirá para a geração de empregos e renda à região.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou, em 19/10/2021, um edital de licitação para viabilizar estudos ambientais e um projeto de obras para criação do Canal do Sertão Baiano, que levará água para 44 cidades do interior da Bahia e deverá beneficiar 1,2 milhão de pessoas.
O Rio São Francisco foi foco do segundo dia da Jornada das Águas, que teve início na segunda-feira 18/10/2021, na nascente do rio, em Minas Gerais.
A Jornada vai percorrer nove estados do Nordeste em dez dias, com anúncios do governo para melhorar o acesso da população à água.
A transposição do Rio São Francisco tem dois eixos principais, o Norte e o Leste. Para a água do rio chegar à população do Nordeste, é preciso da construção dos chamados “canais-acessórios”.
Juazeiro, no norte da Bahia, foi escolhida para o lançamento da licitação divulgada na terça-feira. O projeto irá retirar água do São Francisco, no reservatório de Sobradinho, e cruzar o estado passando por 44 cidades do interior da Bahia, um percurso de 300 km, que beneficiará 1,2 milhão de pessoas.
As terras de Juazeiro e Petrolina são exemplos de que, com irrigação, a terra seca se torna fértil. Com água, o que é plantado, cresce, gerando alimentos, empregos e desenvolvimento para os nordestinos.
Para o ministro Rogério Marinho, o projeto contribuirá para a geração de empregos e renda à região.
“O futuro Canal do Sertão Baiano será indutor de desenvolvimento por onde ele passar. Teremos mais geração de renda e de empregos em uma região que necessita de apoio para crescer. O governo não tem medido esforços para garantir a segurança hídrica, especialmente do povo do Nordeste”, afirmou o ministro.
No link abaixo, você vai ver o detalhamento de como o projeto será executado: https://www.cnnbrasil.com.br/business/canal-do-sertao-baiano-levara-agua-a-44-cidades-e-beneficiara-12-mi-de-pessoas/
Na próxima terça feira (22/02/2022, será assinada a ordem de serviço para inicio do projeto, conforme convite pelo Ministério do Desenvolvimento.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 20/02/2022