22 de Dezembro, a Polícia Militar da Bahia presta uma justa homenagem aos sete policiais militares mortos há exatos 92 anos no município de Queimadas estado da Bahia pelo bando de Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”.
Exatamente na data de 22 de dezembro de 1929, a tropa que comandava a cidade foi surpreendida pela invasão do bando, sendo todos colocados no xadrez do destacamento e chacinados barbaramente a tiros e punhaladas na porta do quartel. Os cangaceiros praticaram diversas atrocidades no pequeno município de Queimadas, inclusive extorquindo famílias mais abastadas. O único Policial Militar a sobreviver foi o sargento que comandava o destacamento, Evaristo Carlos da Costa, cuja vida só foi poupada em consequência de um pedido feito pela senhora “Dona Santinha – Austrialina Teixeira”, em contrapartida a um presente “um trancelim de ouro maciço” oferecido e aceito pelo chefe do bando.
Aos soldados Olímpio de Oliveira, Aristides Gabriel de Sousa, José Antonio Nascimento, Inácio Oliveira, Antonio José da Silva, Pedro Antonio da Silva e Justino Nascimento da Silva, nosso eterno reconhecimento.
Texto e Fonte: Prof. Sérgio de Mainar
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade – 22/12/2021
1 comentário
22 de dezembro de 1929 é uma data turva e melancólica na história de Queimadas. Naquele domingo, ainda inesquecível na memória de muitos que presenciaram episódios de violência sem par, Lampião, acompanhado de mais 15 cangaceiros, penetrou na pequena vila com uma tranquilidade de quem chega em velho e seguro coito, pegando a população inteiramente desprevenida. Nenhum dos habitantes daquela vila, que umas três dezenas de anos antes, assistira a intenso movimento de tropas oficiais se dirigir a Canudos dali voltando derrotadas, esfarrapadas, mutiladas, famintas e finalmente vitoriosas, acreditava que Virgulino e sua cabroeira tivessem o atrevimento de ali entrar, uma vez que Queimadas se encontrava guarnecida por uma tropa composta de 7 soldados comandado por um sargento.
Credito: http://santoantoniodasqueimadas.blogspot.com – Texto de Texto de Oleone