Para ser um beneficiário, o trabalhador precisa apresentar projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares
O governador do Piauí, Wellington Dias, participou na quinta-feira (22/07/2021) do evento virtual de assinatura de uma operação de crédito entre o Banco de Brasília (BRB) e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento também marcou o lançamento da Cartilha Crédito para as Cooperativas da Agricultura Familiar.
O Pronaf foi criado pelo Governo Federal para prestar apoio financeiro ao trabalhador rural e sua família, a fim de aumentar e fortalecer a capacidade produtiva, melhorar a renda, proporcionar bem-estar social e melhoria da qualidade de vida. Por meio do programa os produtores podem ter acesso a créditos para custeio, investimento e industrialização. Para ser um beneficiário o trabalhador precisa apresentar projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares.
Todo o passo a passo sobre como constituir uma cooperativa e se tornar um beneficiário do Pronaf está na Cartilha Crédito. Ela dispõe sobre os princípios, custos e atos do cooperativismo, composição de sócios, uso de novas tecnologias, formas de tributação, obrigações fiscais, contratos, cadastros e certidões exigidas, além das orientações para o acesso ao Pronaf BRB.
Fonte: Brasil 61 – https://brasil61.com/n/pi-apicultores-de-simplicio-mendes-terao-acesso-a-financiamento-por-meio-do-pronaf-bras215837
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 01/08/2021